As 999 primeiras mulheres de Auschwitz


Título original: 999 - The extraordinary young women of the first official transport to Auschwitz
Autor(a): Heather Dune Macadam
Ano da edição: 2020
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Guerra Mundial
Catalogação: Judias no Holocausto
Sinopse: Em 25 de março de 1942, quase mil mulheres jovens, solteiras e de origem judaica embarcaram em um trem para Poprad, na Eslováquia. Repletas de um sentimento de aventura e orgulho nacional, elas deixaram as casas de seus pais trajando suas melhores roupas e disseram "adeus", repletas de confiança. Ao acreditarem que iriam trabalhar em uma fábrica por alguns meses, elas estavam ávidas por comparecer a serviço do governo. Em vez disso, essas jovens mulheres - muitas delas, adolescentes - foram enviadas a Auschwitz. A aclamada autora Heather Dune Macadam revela suas histórias comoventes, recorrendo a extensas entrevistas com sobreviventes e consultando historiadores, testemunhas e parentes dessas primeiras deportadas, para ampliar a literatura do Holocausto e a história das mulheres de forma marcante.

TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO 
“Uma sociedade é medida pela força como trata suas mulheres e garotas”. - Michelle Obama 
“A mulher deve se escrever: deve escrever sobre mulheres e impulsionar mulheres à escrita... A mulher deve se inscrever dentro do texto: dentro do mundo e dentro da história”. - Hélène Cixous 
“Viver é simplesmente lindo. O mundo é tão perfeito. Quieto em sua própria felicidade, na qual se deleita e que o enriquece tanto”. 
“Existe um olhar que os homens dão quando não querem ser incomodados por uma mulher, um olhar tão desdenhoso que ela se sente ao mesmo tempo desconsiderada e invisível”. 
“As mulheres são portadoras da vida e da luz para o mundo” - A Cabala 
“Sexismo é como racismo. É muito desumanizador”. - Wilma Mankiller 
“A história tem falhado com quase todos aqueles que são banais”. - Min Jin Lee 
“Quando o perigo é grandioso, Deus é mais misericordioso” - Eta Zimmerspitz (Pai da nº 1756) 
“Nunca devemos dizer que todos são iguais. Não, eu acho que sempre há uma exceção. Em toda miséria há alguma bondade. Tem que haver. De todo inferno, alguém tem que voltar”. - Martha Mangel (nº 1741) 
“Embora ser tatuado fosse uma experiência verdadeiramente desumana, havia um significado mais amplo do que qualquer prisioneiro podia conceber - a tatuagem significava prisão perpétua. A vida pode ser passageira, mas ainda era vida”. 
“Não podemos desfrutar dos frutos da riqueza enquanto outros comem o pão da opressão” - Jonathan Sacks 
“Para merecer a liberdade, é preciso participar da comunidade e ajudar os outros”. 
“O bambu floresce raramente, talvez a cada sessenta ou cem anos, mas quando as plantas genitoras florescem, sua prole - não importa em que lugar do mundo esteja - também floresce. Talvez a intuição de uma mãe seja como o bambu. Não importa onde você esteja, ela ainda está conectada a você”. 
“A escravidão prolongada das mulheres é a página mais sombria da história da humanidade”. - Elizabeth Cady Stanton 
“A moral é algo que, se está embutida em você, não pode ser eliminada, por mais depravada que seja a vida que você é forçado a viver”. 
“Você não tem ideia do que fará para sobreviver até ser forçado a escolher entre morrer de fome ou comer, congelar ou se aquecer, rezar ou roubar”. 
“Até que você realmente tenha passado fome, não sabe o que é capaz de fazer com outro ser humano”. 
“A morte não tinha lógica ou motivo - vem em um instante, muitas vezes sem aviso”. 
“Tal qual o quartzo polonês escondido na terra sob seus pés, ajudar umas às outras endurecia sua determinação de sobreviver e comprimia as meninas em pedras semipreciosas de apoio mútuo”. 
“A história, apesar de sua dor pungente, não pode deixar de ser vivida; mas, se confrontada com coragem, não precisa ser vivida novamente”. - Maya Angelou 
“Quando as mulheres chegam ao fundo do poço, elas se deixam levar completamente”. 
“A capacidade que as pessoas têm de acreditar que as políticas governamentais direcionadas às minorias não são racistas ou injustas não é exclusiva da década de 1940. Regimes modernos são igualmente culpados de praticar genocídio disfarçando-o de políticas de imigração, convicções religiosas, diferenças étnicas ou razões econômicas. O fator comum é que as primeiras vítimas são sempre as mais vulneráveis e as menos ‘valorizadas’ na cultura-alvo”. 
“O fato é que, quando o coração está sangrando, em algum lugar ele não percebe que está sangrando”. - Siporah Tehori, nascida Helena Citron (nº 1971) 
“Algumas pessoas terminam suas vidas muito antes de morrerem, e a vida que resta é apenas uma sombra...”. - Dra. Manci Schwalbova 
“Ser honesta sobre minha dor é o que me torna invencível”. - Nayyirah Waheed 
“Se há algo que essas mulheres podem nos dizer, é: olhem para o futuro, não para as soluções de curto prazo; olhem para nossos filhos e netos”. - Kara Cooney 
“Força e determinação para sobreviver também podem ser compartilhadas por gerações”. 
“O genocídio não desaparece simplesmente. Assim como pode continuar a assombrar os sobreviventes, ele molda a vida daqueles que convivem com esses sobreviventes e os amam”. 
“Não há vencedores em uma guerra. Até os vencedores perdem filhos, perdem casas, perdem suas economias e perdem tudo. Isso não é uma vitória” A guerra é a pior coisa que pode acontecer à humanidade!”. - Edith Friedman Grosman (nº 1970)
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário