Anne de Green Gables


Título original: Anne of Green Gables
Autor(a): Lucy Maud Montgomery
Ano da edição: 2019
Editora: Ciranda Cultural
Gênero: Romance
Catalogação: Literatura Canadense
Sinopse: Anne é uma pobre órfã que foi enviada por engano para a fazenda de Green Gables, pois os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino para auxiliar nos trabalhos domésticos. Com pena da pobre garota, os dois resolveram mantê-la na fazenda ao descobrirem que, definitivamente, era uma menininha diferente de todas as outras. Com seus longos cabelos ruivos, seus olhos verde-acinzentados e uma imaginação que lhe permitia viver fantasias, mas que a metia em muitas confusões também, Anne traz reflexões e pensamentos pertinentes sobre os obstáculos e as escolhas da vida de qualquer pré-adolescente.

• Livro 1 da série "Anne" - 1/8 •
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO 
“Quando você está imaginando, é melhor imaginar algo que valha a pena”. 
“Não é esplêndido pensar em todas as coisas que há por descobrir? Isso simplesmente me deixa feliz por estar viva... o mundo é interessante demais. E ele não seria tão interessante assim se já soubéssemos tudo, não é mesmo?”.
“A pior parte da imaginação das coisas é que chega um momento em que você tem que parar de imaginar, e isso magoa”. 
“É mais fácil ficar alegre e manter-se forte perante as aflições em um dia ensolarado”. 
“É muito bom ler sobre tristezas e imaginar a si mesmo suportando-as heroicamente, mas não é tão bom assim quando de fato se passa por elas”. 
“De nada serve amar as coisas se você vai ter que se separar delas”. 
“Não há nada mais irritante do que um homem que não dialoga... exceto se for uma mulher que não dialoga”. 
“Quando as pessoas têm a intenção de lhe tratar bem, você não se importa tanto quando não te tratam tão bem assim... sempre”. 
“Quando Deus nos coloca em determinadas circunstâncias, Ele não quer que imaginemos que elas são diferentes”. 
“De algum modo, as coisas nunca são tão boas quando são pensadas por uma segunda vez”. 
“Uma criança de temperamento esquentado explode e logo fica fria, e não há a possibilidade de que seja maliciosa ou desonesta”. 
“Beleza sem virtude é rosa sem cheiro”. 
“Pedir desculpas e ser perdoado dá uma sensação agradável e cômoda”. 
“Eu preferiria parecer ridícula quando todos parecem ridículos do que simples e comum sozinha”. 
“Ansiar pelas coisas é metade do prazer proporcionado por elas. Você pode até não conseguir essas coisas, mas nada pode lhe impedir de ter a diversão de ansiar por elas”. 
“Abençoados são aqueles que nada esperam, pois jamais se decepcionarão. Mas eu acho que seria pior não esperar por nada do que se decepcionar”. 
“Quando o ocaso abrir seu manto / E o pregar com uma estrela, / Lembre que você tem uma amiga / Apesar de estar longe dela”. 
“Todas as coisas grandes estão conectadas às coisas pequenas”. 
“Quando um homem está cortejando uma garota, ele precisa concordar com a religião da mãe dela e com a opinião política do pai”. 
“É muito fácil dizer que se vai resistir a uma tentação, mas é muito mais fácil resistir se você não tem a chave”. 
“Se retribuíres o meu amor, só a morte entre nós poderá se interpor”. 
“Não é bom pensar que amanhã é um novo dia, em que erros ainda não foram cometidos?”. 
“As pessoas que educam crianças sabem que não há um método rápido e estrito que seja adequado a todas as crianças. Mas os que nunca tiveram que educar crianças acham que a coisa é simples e fácil como a Regra de Três: basta colocar no papel os três números que você tem e a conta sairá correta. Mas a carne e osso não seguem as regras da aritmética”. 
“Não há música mais doce na Terra do que aquela que o vento faz quando passa entre os abetos no fim da tarde”. 
“Esta é a pior parte de crescer, e estou começando a me dar conta disso. As coisas que você queria muito quando criança não parecem tão maravilhosas assim quando você as conquista”. 
“Se a fundação não for sólida, não conseguiremos construir nada de realmente valioso sobre ela”. 
“Todos devemos ter um propósito na vida, e devemos buscá-lo fielmente. Somente temos de nos certificar antes de que se trata de um propósito nobre”. 
“Não podemos querer que as coisas sejam perfeitas neste mundo imperfeito”. 
“Bons conselhos são mais fáceis de dar do que de seguir”. 
“Não quero ser ninguém além de mim mesma, mesmo que eu tenha de viver sem o consolo dos diamantes”. 
“Passou o dia todo assim, sentindo o tipo mais amargo de tristeza: a dor que queima e rói, e que não se lava com lágrimas rápidas”. 
“É delicioso ter ambições. (...) E elas parecem não ter fim: esta é a melhor parte. Assim que você conquista uma ambição, chega outra brilhando ainda mais. Isso torna a vida interessante demais”. 
“A amizade masculina talvez pudesse ser também uma coisa boa para expandir seus conceitos de companheirismo e dar a ela pontos de vistas mais amplos para que pudesse fazer julgamentos e comparações”. 
“Queria vencer para ter a consciência orgulhosa de ter conquistado uma vitória bem vencida contra um inimigo meritório”. 
“Gosto de pessoas que fazem com que eu as ame. Isso me poupa o enorme trabalho de fazer a mim mesma amá-las”. 
“Tentar conseguir é tão bom quanto tentar e fracassar”. 
“Pagamos um preço por tudo aquilo que conseguimos ou tomamos neste mundo; e embora valha muito a pena ter ambições, elas não são conquistadas a pouco custo: demandam seu quinhão de trabalho e abnegação, ansiedade e desânimo”. 
“Não devemos fechar nossos corações para as influências curativas que a natureza tem a nos oferecer”. 
“Ressentimo-nos do pensamento de que qualquer coisa possa nos agradar quando alguém que amamos já não está entre nós para partilhar conosco deste prazer, e praticamente sentimos que estamos traindo a nossa tristeza quando descobrimos que nosso interesse pela vida está voltando”.
Texto e Imagem: Google 
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário