Os romances de banca: Sabrina, Júlia e Bianca!



Nos anos 70, além da Coleção Vagalume, também surgiram os romances de banca de jornal, uma série de livros que mudaram o hábito de milhares de leitores, principalmente o público feminino, influenciando gerações e gerações, sendo passado de mãe para filhas... Trata-se das séries de romance "Sabrina", "Júlia" e "Bianca", lançadas respectivamente em 1977, 1978 e 1979 pela Editora Nova Cultural de São Paulo. Com tiragens de até 600 mil exemplares por mês, as revistas / livros faziam a alegria não só das leitoras, como também dos jornaleiros. O enredo era praticamente o mesmo nos três selos: os casais eram sempre bonitos, formado por mulheres deslumbrantes e verdadeiros príncipes; os autores eram desconhecidos, pois deviam seguir uma estrutura narrativa única, com o objetivo de atrair uma massa de leitores; as histórias eram simples, mas sempre, sempre, com finais felizes; o público era exclusivamente feminino e, curiosamente, muitas mães colocavam até os nomes nas filhas, em homenagem aos romances que elas liam e amavam. Eram romances que abordavam os relacionamentos amorosos dos casais de protagonistas de uma forma mais clássica, mais poética, com moças impetuosas que gostavam de encarar desafios ou histórias repletas de conflitos familiares e amorosos, recheados de lágrimas de sangue e final feliz. Enfim, as séries fizeram muito sucesso e eram colecionadas por muitas leitoras, inclusive por terem um preço acessível; a procura era tanta que a maioria das bancas de revistas adotaram o sistema da troca de exemplares usados, mas os livros novos eram aguardados com ansiedade. A distribuição e venda através das bancas durou até 2011, mas depois disso a editora Nova Cultural passou a vender os livros da série apenas no site da editora. É possível encontrar ainda exemplares antigos nas bancas e em sebos ou mesmo pela internet. Eu, particularmente, adorava os romances e li tantos que perdi a conta, pena não ter anotado... Foi certamente a época que mais li na minha vida, porque os livros eram fáceis de ler, as histórias simples mas que traziam aquele amor sereno, doce, romântico mesmo, de tempos que não voltam mais e sentimentos que parecem esquecidos e perdidos em algum lugar do passado...

Para quem quiser experimentar essa tipo de leitura, encontrei um blog com alguns exemplares: http://romancesdebanca1.blogspot.com.br/.

Vale a pena voltar ao passado e sonhar um pouco com uma história simples e que aquece o coração, muito diferente dos romances de hoje.
Texto: Léia Silva / Imagem: Google

2 comentários

  1. Como facf para comprar esses romances. Mas só os bem antigos. Aqueles com fotos na capa.os números do comeco. Ate o número 400 mais ou menos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Eu não sei dizer onde você poderá comprar os romances, pois eu apenas sigo o blog e o indiquei no texto. Mas de repente entrando em contato com o próprio blog você consiga essa informação, apesar de que os romances saíram de produção e só se acha espalhados por alguns sebos.

    ResponderExcluir