Título original: Te merecer é para quem sabe lutar por você
Autor(a): Fernando Suhet
Ano da edição: 2020
Editora: Crivo
Gênero: Romance
Catalogação: Literatura Brasileira
Sinopse: Após Duda terminar com Pedro de forma inesperada, ele vai ter que redescobrir a sua imensa capacidade de seguir sozinho e de se agarrar a novas formas de felicidade. "Te merecer é para quem sabe lutar por você" é o novo livro (romance) de Fernando Suhet que vai ressignificar a forma como você lida com o amor e, principalmente, te fazer crer que nunca é tempo para desistir dele.
Autor(a): Fernando Suhet
Ano da edição: 2020
Editora: Crivo
Gênero: Romance
Catalogação: Literatura Brasileira
Sinopse: Após Duda terminar com Pedro de forma inesperada, ele vai ter que redescobrir a sua imensa capacidade de seguir sozinho e de se agarrar a novas formas de felicidade. "Te merecer é para quem sabe lutar por você" é o novo livro (romance) de Fernando Suhet que vai ressignificar a forma como você lida com o amor e, principalmente, te fazer crer que nunca é tempo para desistir dele.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Eu não vou mudar não / Eu vou ficar são mesmo se for só / Não vou ceder / Deus vai me dar aval sim / O mal vai ter fim / E no final assim calado / Eu sei que vou ser coroado rei de mim” - Los Hermanos
“Algo bom sempre pode acontecer, apesar de todo o mal que te causaram. Coisas boas acontecem todos os dias. Que sejamos motivos para que acreditem que essas coisas existem! Quando forem escuridão, seja luz. Quando forem tristeza, seja sorriso. Quando atirarem pedras, ofereça flores. Quando todo mundo estiver perdido, seja tudo aquilo o que não foram para você”.
“Tenha sempre por perto alguém que não desiste de você quando você estiver prestes a desistir de tudo”.
“Se eu pudesse te dar um conselho agora, seria este: cultive amigos. Você vai precisar ter para quem ligar quando você estiver se sentindo um merda”.
“Existem pessoas que fazem nosso caminho mais leve, nos colocam para cima, nos mostram o quanto somos incríveis e nos tornam melhores. Existem pessoas que nos fazem um bem enorme”.
“Por mais que a gente queira muito, às vezes nossas vidas tomam caminhos diferentes. Nem tudo é como a gente quer. Despedidas são ruins, mas é preciso passar por elas e aceita-las. E, mesmo com o coração marcado com a partida de pessoas que escolheram outro caminho, a gente amadurece, se fortalece, aprende a seguir a vida e a sorrir com ela. É muito maduro aprender a sorrir mesmo quando a saudade no coração pesa toneladas.
“O futuro não é feito de lembranças, não é feito de apegos e muito menos da falta de quem decidiu seguir outro caminho, uma outra vida longe da gente. A única comparação existente é: viver de lembranças ou dar a oportunidade para alguém fazer seu futuro valer a pena”.
“Quando a gente não cura nossas feridas a gente sangra em cima de quem não tem nada a ver com isso, e essa culpa você não vai querer levar para resolver com seu travesseiro”.
“Levanta a cabeça, ama essa pessoa incrível que você enxerga no espelho e entende que nós somos muito mais que uma história”.
“Procure ficar ao lado de quem te elogia, de quem te faz bem, de quem te faz forte e de quem faz de tudo para te ver sorrir. Quem te faz chorar não te merece”.
“Somos nossos caminhos e escolhas. Somos aquilo que aceitamos calados. A doma dos nossos acertos equilibrados por nossos erros. Somos os amores que escorreram pelos nossos dedos sem nos darmos conta. Somos a saudade do que foi bom, o arrependimento do que faz falta e a vontade de ser feliz. Somos nossos sonhos e a imensa vontade de ir além. Somos todo ponto de chegada e partida, o que foi e o que ainda está por vir. Somos os tombos que levamos e a coragem para levantar e tentar de novo. Todo mundo erra e erra muito! Mas ainda bem que existe o amanhã para gente reescrever nossa história”.
“A energia de quem corre do nosso lado não mente. Eles sempre sabem quando você está pronto para sorrir e quando você está pronto para chorar”.
“Não perca pessoas boas por besteira. Converse. Se não gostou de alguma coisa, chame a pessoa e fale o que você está sentindo. Fale, mas escute a pessoa também. Ninguém merece ter noites de insônia alimentando porquês e criando fins imaginários”.
“Todo mundo é alguém na vida. Todo mundo importa. Seja o que você quiser para mudar o mundo para melhor, e não para se achar melhor que todo mundo”.
“Você não deve se sentir triste por ser intenso, muito menos achar que vai ficar sozinho por isso. A intensidade não é um erro. Errado é iludir, enganar e ferir o sentimento do outro. Ninguém é bobo por ser intenso. Bobo é quem perde a pessoa incrível que você é”.
“Você não precisa se culpar por ter sido muito para alguém que foi tão pouco para você”.
“Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos”.
“É gratificante quando você olha para trás e enxerga, no seu presente, todas as suas conquistas. É emocionante saber que, apesar de todos os perrengues, a gente pode, sim, dar conta de tudo. Acho que o que faz toda a diferença é encarar o caminho que você escolheu sem reclamar da rotina exaustiva. Não romantizo o meu cansaço. A vida é sobre quem você se torna na sua caminhada”.
“Especial é só uma palavra bonita dita por quem não sente o que diz”.
“Não importa o quanto você seja carinhoso, leal e recíproco. Algumas pessoas simplesmente não vão se importar com isso”.
“O amor é bonito e não faz - ou, pelo menos, não deveria fazer - ninguém sofrer. O que faz a gente sofrer é o que algumas pessoas andam fazendo com o amor”.
“Coração é casa da gente. Ou você pede a pessoa para limpar os pés da covardia e deixar toda a sujeita lá fora antes de entrar ou sempre vai ter que arrumar a bagunça depois que ela sair”.
“Nos olhos de quem cruza o meu caminho enxergo os meus próprios olhos com lembranças mal resolvidas. Não importa o quanto essas lembranças me quebram, é a vontade da alma que me mantém vivo. E é bom estar vivo”.
“Toda distância é curta perto da vontade de estar perto do que nos faz bem”.
“Saudades de tempos bons são coisas para serem guardadas dentro do travesseiro para ver se vez ou outra a gente sonha com elas”.
“Quando o coração começa a ficar tranquilo, parece que tudo ao redor muda”.
“Percorri muitos caminhos, entre certos e errados, mas foi te encontrar em meio ao caos de amores que são descartados como papel amassado que me fez acreditar que existem pessoas dispostas a amar verdadeiramente e que o amor sempre vale a pena. O amor é gentil, cuidadoso, companheiro e aceita as diferenças. Amor é oração, é dizer que vai ficar tudo bem, é fazer de tudo para ficar tudo bem”.
“Você vai se apegar a coisas que não são reais. Vai idealizar e acreditar em palavras vazias Algumas pessoas vão dizer que te amam, mas não vão fazer você conhecer o amor”.
“Deus, eu te peço: o que for para ser, que seja bonito e intenso. Mas o que não for para ser, por favor, tire do meu coração”.
“Peço para ser forte o suficiente para remexer na caixa de memórias sem dor alguma. Sempre fica uma lembrança. E para que eu possa seguir, eu só quero que fiquem as boas, que não causam dor. Só quero ter uma saudade bonita que não traga mágoas nem tristezas. Talvez tenha um amor sentado ali na esquina me esperando passar. Sem dor, sem mágoas e sem lembranças mal-resolvidas. Cheio de sonhos, de recomeços; sorrindo, sentindo”.
“Coração não entende de ser relógio quando só quer bater em saudades”.
“Ninguém tem o direito de julgar o que o outro é ou deixa de ser. As pessoas querem acreditar na mudança das coisas, mas não mudam a própria cabeça. Elas dificultam tudo. Eles saem em busca de pessoas diferentes, de quem desperte aquilo que lhes causa arrepio, mas se esquecem de dar oportunidade. Eles querem dias diferentes, mas agem igualmente todos os dias. (...) Eles querem pessoas diferentes, mas se esquecem de fazer a diferença. Eles querem amar alguém diferente, mas se esquecem que o amor é grande demais pra caber em uma diferença”.
“O mundo ainda tem jeito quando você não tem a necessidade de revidar o que outro te faz. O mundo ainda tem jeito quando você entende o impacto que você tem na vida do seu próximo. O mundo ainda tem jeito quando você deixa pra lá as brigas bobas. O mundo ainda tem jeito quando você oferece uma mão sem esperar nada em troca. O mundo ainda tem jeito quando você deixa de jogar numa relação. O mundo ainda tem jeito quando a felicidade do outro também te faz feliz. O mundo ainda tem jeito quando você entende que cada ser é um universo diferente e que respeitar isso não te arranca pedaços. O mundo ainda tem jeito quando um diploma, um emprego, a conta no banco ou um corpo bonito não define ninguém. O mundo ainda tem jeito quando você prefere ser luz em vez de caos na vida de alguém. O mundo ainda tem jeito quando você prefere ser gentil em vez de perder a paciência. O mundo ainda tem jeito quando você aprende que empatia vai além da teoria. O mundo ainda tem jeito quando você entende que não está sempre certo. O mundo ainda tem jeito quando você aceita que as pessoas podem ter uma opinião diferente da sua e está tudo bem. O mundo ainda tem jeito quando você deixa pra lá o orgulho e diz para aquela pessoa que ela é importante para você. O mundo ainda tem jeito quando você não precisa fazer questão, mas faz. O mundo ainda tem jeito quando você entende que aqui tem lugar para todo mundo. O mundo ainda tem jeito porque ele depende da gente”.
“É tão bonito quando a ficha cai e você percebe que o que importa aqui é você. Dia após dia, o passado vai ficando cada vez mais para trás e você vai ficando cada vez mais forte. A cada dia você se esquece mais do que te machucou e se lembra mais de você”.
“Às vezes é preciso ir embora. Desacelerar. Deixar livre o coração e sossegar alma. Deixar a possiblidade ir ao seu encontro na certeza de que algo muito melhor te espera”.
“Não desista! Você é muito importante para alguém. Principalmente para você”.
“Todo começo é dia de festa. Dia de feriado decretado por nós mesmos”.
“Não vou esperar pela mensagem que não vai chegar. Não vou esperar por quem nunca vai aparecer. Eu sou incrível demais para sofrer por aquilo que me tira a paz. Hoje é meu encontro comigo mesmo. Só vou esperar por mim. Um dia a gente esquece. E quando a gente esquece, já era”.
“Quero me apaixonar sempre por mim e por quem eu acredito valer a pena. Vou fugir das pessoas e dos amores mal-resolvidos. Não é vergonha fugir e desistir. Vergonha é fugir e desistir da gente”.
“Amor a gente não pede. Ele vem sem a gente pedir”.
“Tem dias que somos visitados por coisas boas. Elas vêm para aproveitarmos e entendermos que elas também passam. E tem dias que somos visitados por coisas ruins, que é para a gente poder aprender com elas. O importante é não desistir um do outro. Um relacionamento é abdicar de algumas coisas em favor de outras”.
“Por mais que a gente queira muito, às vezes nossas vidas tomam caminhos diferentes. Nem tudo é como a gente quer. Despedidas são ruins, mas é preciso passar por elas e aceitá-las. Mesmo com o coração marcado pela partida de pessoas que escolheram outro caminho, a gente amadurece. Se fortalece. Aprende a seguir a vida e a sorrir com ela. É muito maduro aprender a sorrir mesmo quando a saudade no coração pesa toneladas”.
“Admiro quem recomeça, quem deixa o passo onde ele tem que ficar e quem aproveita as oportunidades que a vida dá sem perder essa maneira bonita de sorrir. Sorrindo somos muito mais fortes”.
“Quem estará nas trincheiras ao teu lado? - E isso importa? - Mais do que a própria guerra”. - Ernest Hemingway
“Amor bom não é aquele que completa. É aquele que acrescenta. E veja só o infinito que isso guarda: a diferença não separa. (...) Vocês podem ser tão opostos quanto essa vida permite. E, ainda assim, terem uma infinidade de semelhanças que só o amor torna possível. Essa é uma das coisas mais fascinantes que o mundo já inventou. (...) Amor deixa o outro ser o que ele quiser. E, sem que você perceba, faz com que você se encante com o absurdo do que nunca lhe foi comum. (...) Os corações batem em um compasso de afinidade. Mas depois que eles se afinam no tom da dança, a maior riqueza com a qual um coração aprender a lidar são nossas lindas e tortas diferenças”.
“Nossas diferenças são o que nos une em um sentimento igual. Um amor igual vira rotina. Um amor diferente surpreende. É viver, discutir, brigar, amar, aceitar e entender que, em tempos de amor, um coração disposto não liga muito se o outro é oposto”.
“Vou continuar acreditando no amor, apesar de todas as pessoas que fizeram mau uso dele na minha vida. Se algo der errado amanhã, eu recomeço. De novo e de novo. Por mais difícil que isso pareça, é necessário. O erro já começa na descrença de achar que vou sair de casa e não vou mais encontrar alguém legal”.
“A vida cobra. Todos os dias temos que fazer escolhas, e fazer escolhas implica em mudar algo no nosso futuro. A vida passa rápido. Quando a gente menos espera, ouve um estalo e a vida acaba. Tem momentos na vida em que só você pode cuidar de você e fazer as coisas por você. E todo mundo merece viver os próprios sonhos. Se você não está feliz, mude. Seja de campo profissional, de curso na faculdade ou de lugares onde você não cabe”.
“Abrir um sorriso para a sociedade, todos os dias, não significa que você é feliz. Felicidade é não precisar fingir um sorriso – é deixar que ele nasça sozinho e sincero”.
“Pergunto-me quando é que as pessoas vão começar a entender que riqueza e pobreza nunca foram sobre dinheiro. Se alguém se sente pobre com o que faz, é essa pessoa que precisa mudar, e não a gente”.
“Todo erro é uma oportunidade. Só não deixe de viver seu sonho porque alguém disse que é um sonho pobre. Às vezes acho que as pessoas andam tão frustradas com o que fazem e tão sem coragem de mudar que precisam dividir isso com quem tem nos olhos o brilho da esperança de um recomeço”.
“Está tudo bem chorar quando dói dentro da gente. Está tudo bem. Perdoe-se. Não carregue os problemas dos outros. Ligue para quem te faz bem. Não fique parado no tempo tentando entender o porquê do fim das coisas. Existem outras formas de amor, e nem sempre o amor tem a ver com pessoas. Abrace-se. Pegue-se no colo. Entenda com carinho seus valores e suas lutas. Seja gentil com você”.
“Não importa o quanto você seja carinho, leal e recíproco. Algumas pessoas simplesmente não vão se importar com isso. A gente precisa ter coragem para ir embora dos lugares onde não cabemos”.
“É preciso ter cuidado. No meio em que vivemos não dá pra consertar tudo. Há muita injustiça lá fora. Não adianta tentar abraçar o mundo de uma vez só. Ele pode te engolir”.
“A vida cobra algumas prioridades, e as pessoas que a gente ama são essenciais”.
“Dizem que, quando as coisas são de verdade, de certe maneira, a gente sabe”.
“A felicidade está em enxergar o coração das pequenas coisas”.
“Agora há pouco eu reclamei da vida. Talvez amanhã eu reclame de novo, mas no segundo seguinte eu vou parar, olhar o céu, reparar no mundo à minha volta e soltar um riso bobo. Em menos de um segundo posso não estar mais aqui para consertar as coisas”.
“A gente precisa seguir em frente. Tem muita vida para ser aproveitada. Não podemos ficar parados lamentando as coisas”.
“Olho-me no espelho. Vejo uma pessoa que eu não posso deixar de amar e por quem não posso deixar de lutar. ‘Todos os dias, não importa o que aconteça, é preciso se amar’, digo para mim”.
“Vou deixando tudo para trás. Tudo que corrói, tudo o que não constrói pontes, passagens, verdades e sonhos. Tudo aquilo do que eu preciso me despir. Meias verdades, meias palavras e meias pessoas. Venho aprendendo que devo deixar as metades irem embora e que uma vida inteira é tudo o que a gente luta para ter. Deixo para trás todas as culpas e abraço todas as possibilidades. Assim me encontro, me invento, me encanto, me começo, me amo, desde agora, até sempre”.
“É muito bonito e maduro sair de uma relação com integridade, sendo sincero e transparente. E o nome disso é caráter. Pessoas que fazem você se sentir mal por erros que elas mesmas cometeram não valem a pena”.
“Quando você é sacana com uma pessoa, o universo coloca outra pessoa no seu caminho para te mostrar como isso dói”.
“O amor às vezes nos deixa tão eufóricos que achamos que só a pessoa que amamos é importante. Quando essa pessoa vai embora, o nosso mundo desaba. Por isso temos que valorizar sempre nossos amigos. São eles que ajudam a arrumar a bagunça quando a pessoa que a gente diz que ama resolve dar umas voltas pelo mundo”.
“Mesmo com o perdão de quem a gente machucou, a dor da culpa ainda corrói por um bom tempo”.
“A gente só precisa focar no que a gente quer e ter consciência de que esse caminho vai ter muitas pedras, mas desistir não é a melhor forma de chegar aonde nossos sonhos moram”.
“Ter um amigo é ter um irmão que não tem o mesmo sangue, mas, lá no fundo, sabemos que um pedaço da alma foi feito igual”.
“Espero que com o tempo as pessoas possam descobrir que a melhor riqueza, a riqueza mais legal é aquela que o dinheiro não pode comprar: o nosso bem-estar, a alma leve e amigos verdadeiros com quem contar”.
“Nosso maior erro na gramática da vida é não colocar ponto final em certas histórias. Para seguirmos de verdade, com o coração livre, não podemos deixar pontas soltas”.
“O problema da decepção é que ela só mata as coisas boas e só ensina a viver as coisas ruins”.
“O problema das pessoas é que elas preferem se calar a seguirem em paz e tentarem ser felizes”.
“Sem essa de dizer que a gente só dá valor quando perde. Se não deu valor durante, não vai dar valor depois, o que vem depois é apenas arrependimento ou solidão disfarçada de arrependimento. A questão é que a gente nunca acha que vai perder de fato. A gente nunca acha que a pessoa vai cansar, virar as costas e sair pela porta. A gente nunca acha que a pessoa vai apagar as fotos com você, nem que não vai mais te atender. Então, quando você perde alguém que não soube cultivar, você não passa a dar valor, você só sente tristeza e abandono”.
“Valor a gente dá em vida: café na cama, presentes sem data, abraço sem motivo e elogios sem porquê. Deixar de dar valor a alguém é pessoal. É uma falha do seu caráter, nada além disso”.
“Seja grato. A gratidão te torna atraente e raro. A vida se torna rara para quem sabe viver na gratidão e na reciprocidade. Para quem sabe seguir em frente sem ferir ninguém, para quem sabe perdoar - não por ter aceitado a perda, mas por ter encontrado o caminho do amor-próprio”.
“Um dia todo mundo se vai. Não deixe as pessoas irem sem levarem algo bom de você. Procure ser grato, recíproco, se doe, abra as portas e janelas, se deixe ir, abrace, recomece e, acima de tudo, dê valor a quem anda do seu lado”.
“Esperar por alguém que foi dar uma volta pelo mundo sem hora para voltar é injusto com a gente mesmo. A vida não espera. Quando a gente menos espera, ela já foi. Escorreu pelos dedos. Ninguém deve adiar seus momentos de felicidade por causa de outra pessoa. Tem muito amor à espera”.
“Amor é o que te abraça sem aperto nem braços. É o que te arrepia sem a presença dos corpos. É o que está a quilômetros, mas vibra na mesma frequência. Amor é o detalhe que as câmeras fotográficas não captam. É a verdade escrita em outros olhos. Amor não é só dizer eu te amo. Amor não são só três palavras na ponta da língua”.
“Aprendemos da pior forma que não adianta ficar procurando pela pessoa, ir aonde está indo, fazer birra, deixar de ser você para que ela te perceba. Quando uma pessoa te quer na vida dela ela te coloca lá sem ter que esperar por nada”.
“Se não está confortável, mude. Se não está dando certo, mude. Se não está feliz, mude. Só não mude a pessoa incrível que você é porque alguém te feriu”.
“Lá no fundo a gente sabe quando não está certo, quando aperta o coração e tira o nosso bem-estar emocional. Você precisa ter coragem para mexer nessa ferida para que ela possa cicatrizar de vez”.
“Quando a gente entra numa relação com caráter é preciso sair dela com caráter também”.
“O dia amanhece bonito. Pela janela do quarto vejo pássaros em voo pelo céu azul. Não há sequer uma nuvem no bendito céu. Tem dias em que parece que Deus sopra aos nossos ouvidos: ‘Deixe isso aqui bem bonito para você perceber que a vida continua e que ela pode ser bem bonita”.
“Ausência demais não gera saudade. Gera esquecimento”.
“Se tivesse sentido teria ligado. É isso que a saudade faz. Ela faz a gente passar por cima de todo orgulho. Pobre do coração que deixa o orgulho ser maior que a saudade”.
“Pessoas que não sabem o que fazer e que não sabem o que não querem machucam pessoas incríveis”.
“Quando você deixa de dizer a verdade para uma pessoa para não a machucar, você já a machucou”.
“Todo mundo vai falhar com alguém um dia. Isso não te torna perfeito, muito menos imperfeito. Isso te torna humano”.
“Quando a gente diz a verdade, quando somos transparentes, provavelmente não vamos precisar pedir desculpas no futuro”.
“Depois que inventaram a palavra ‘desculpa’, ficou muito fácil errar com as pessoas”.
“Gosto de quem sabe que a beleza da vida não é ter. É ser”.
“Cante sua música preferida, esteja com quem faz questão da sua presença, seja luz na escuridão, não deixe que ninguém diga que você não é capaz. A vida é um perde e ganha, mas, pelo amor de Deus, não perca a fé em você”.
“Quando as pessoas olham para as coisas que conquistamos, elas enxergam só o que elas querem. (...) Então, não se diminuam pelos julgadores de plantão. Eles não sabem nada sobre você. A vida é sua. Não se desculpe por ela”.
“Desde que nascemos, somos moldados para seguirmos padrões. O sistema não brinca. Somos pressionados para sermos alguém na vida. E, convenhamos, essa ideia é muito chata. Todo mundo é alguém na vida. Se informem para mudar as coisas para melhor e não para se acharem melhores que todo mundo. Se eu sou melhor que vocês em alguma coisa, vocês são melhores que eu em outra. Existem atitudes melhores que outras atitudes, mas, não pessoas melhores do que outras pessoas. Ser bom não significa ser o melhor. Ser bom significa cuidar do outro. O mundo tem muito julgamento e pouco acolhimento”.
“Aprendi que, por mais valor que você tenha dado a uma pessoa, na hora de ir embora alguns não vão se lembrar disso. Aprendi que amar é bom para quem sabe o valor de um coração. Que cantar alto traz uma certa felicidade. Que ter amigos é saber que uma mão vai te segurar. Que reclamar não adianta muita coisa. Que sorrir é espantar os males. Que alguém sempre vai sumir. Que abraçar cura a saudade. Que a gente sempre tem algo a aprender. Que lados bons existem. Só que nem sempre a gente sabe enxergar. E nem sempre a gente precisa ver: ‘o essencial é invisível aos olhos’”.
“A gente busca, sem noção do que é infinito, ver o que só se pode sentir. Por mais valor que você tenha dado a uma pessoa, na hora de ir embora, alguns não vão se lembrar disso. E que bom que se esquecem. Para que a gente possa aprender a seguir. Sem olhar para trás. E sem chorar de arrependimento. Se foi feito com o coração, a razão vai saber entender. E vai conseguir tirar uma lição. Porque lados bons existem, mas ruins também. E é aí que a gente cresce e nunca se esquece de que a felicidade é a gente que faz. O outro só a desfaz se a gente permitir”.
“Nem sempre vão gostar de mim. Porque amadurecer é uma escolha. E o medo pode ser vencido. Afinal, meus passos, se não forem dados por mim, não vão me servir de muita coisa”.
“Aprendi que um beijo pode trazer alegrias, com o encontro de dois lábios apaixonados, e tristezas, se dado sem o coração. Que um simples bom-dia pode colorir o dia de alguém. Que a palavra verdade só tem um lado, e que é a ele que devemos nos agarrar. Que sempre vou me lembrar dos conselhos dos meus pais. Que cada pessoa tem uma opinião, e você não será maior do que ninguém por isso. Que o amanhã é incerto, mas o fim é certo. Que os sonhos me fazem abrir os olhos todos os dias, mas é a realidade que não permite que eles se fechem, porque voar é bom, mas ter os pés no chão é preciso. Assim como ser feliz, ainda que a tristeza exista. E as decepções também”.
“O muito que a gente aprende ensina a respirar - sem sufocar. Mas perdendo o fôlego - de emoção, de verdade, de coisas boas, com momentos felizes. É o que a gente leva. E nada mais. Para quê perder tempo - e vida - com coisa pouca? Alegria é ira além apesar de tudo o que é ruim, e graças a tudo o que é bom. Alegria faz a gente se eternizar, ainda que com a certeza do fim. Porque o imortal vive dentro de cada um. Como o essencial, que os olhos não conseguem enxergar”.
“Aprendi que a felicidade mora bem perto e, por mais que algo aconteça, eu não devo desistir nunca. Porque vida e coragem, apesar de terem sentidos diferentes, têm forças iguais”.
“Podemos trilhar, a partir de agora, caminhos completamente diferentes, mas há de permanecer em algum lugar bem bonito dentro de nós os amigos que fizemos”.
“Às vezes, quando o coração fala, algumas pessoas usam isso contra a gente. Isso machuca. E é difícil ter certeza de quem é a pessoa que vai cuidar com carinho do que você sente quando você falar com o coração. Mas a culpa disso não é de quem fala o que sente. As pessoas oferecem aquilo que elas têm. Quando uma pessoa diz que gosta da gente, a gente precisa cuidar disso com muito carinho, porque o que ela sente pode ser tudo o que ela tem”.
“Seguimos o nosso caminho na certeza de que fomos o melhor que pudemos ser e de que a vida se encarrega das pessoas que ficaram para trás ferindo os outros. O mundo devolve para gente aquilo que a gente emana”.
“Nada é fácil. Acho até bom que não seja. A sensação da vitória é agradável, mas não é menos difícil. Assim chegamos no final mais fortes do que nunca”.
“O passo é um grande professor que tem que ficar no seu lugar por excelência: lá atrás. O presente é o agora e é tudo o que temos para ser e estar. Se algo tão grandioso nasce todos os dias, apesar de tudo o que acontece, também podemos renascer todos os dias com a mesma intensidade e grandeza. Este é o futuro: renascer”.
“Esteja com quem repara nos seus detalhes. Aceita sua bagunça e te ajuda com ela. Esteja com quem olha nos seus olhos e diz a verdade. Com quem te acha incrível e te apoia em tudo o que você faz. Porque se uma pessoa te faz achar que você não é boa o bastante para ela, é ela que não é boa o bastante para você”.
“Ninguém é obrigado a tolerar o que machuca em nome do amor”.
“A gente não precisa ser perfeito para fazer as coisas certas. Esse mundo anda meio assim, sabe? Cheio de culpa por erros que nunca foram seus e de gente com medo de dar mais um passo. É tão bonito quando alguém chega e, mesmo com seus defeitos, nos ajuda a consertar as coisas”.
“Você é linda, você é forte, você é extraordinária, você é corajosa, você é incrível, você é especial, você vai conseguir, você vai vencer. Salve essas palavras. Um dia elas podem salvar você”.
“Hoje a saudade veio bater na minha porta. Não precisei perguntar quem era. Já sabia o seu nome”.
“Quando alguém some, insistimos em acreditar que é por falta de tempo. O tempo passa e a gente percebe que ninguém é tão ocupado assim que não possa retribuir o mínimo de carinho e gentileza”.
“Ir embora é muito maduro. Ir embora é saber da própria importância para si mesmo. Ir embora é um ato de amor. Se ame a ponto de saber desistir daquilo que machuca”.
“A gente sempre sonha em alcançar voos cada vez mais altos, e é impossível voar com os pés no chão”.
“Os girassóis estão sempre acompanhando o sol. Eles sempre estão de frente para a luz. É o que nós, humanos, deveríamos fazer. Deveríamos deixar nossa escuridão para trás e ficar sempre de frente para a luz”.
“Quem te quer atende às suas ligações. Quem te quer responde às suas mensagens. Quem te quer não te evita”.
“Sei que a gente não escolhe gostar de alguém, mas algumas pessoas nos mostram que não vale a pena gostar delas. A gente não escolhe gostar de alguém, mas pode escolher esquecer”.
“Chega um momento em que você se cansa e não quer mais se doer. Você só quer se livrar daquilo que fincaram no seu peito”.
“Nunca faça com alguém aquilo que você não gostaria que fizessem com você. O mesmo mundo que gira para mim vai girar para você também”.
“A gente precisa saber ir embora de histórias nas quais a gente já não cabe mais. Eu sei que vai doer. Sair de uma história sempre dói. Se foi hoje, não vai ser amanhã que vai passar. É um processo de um dia após o outro. Vai doer muito esse processo de sobreviver aos dias. (...) Vai doer muito para um dia não doer mais”.
“Não posso escolher por você. Eu vou continuar sendo a mesma pessoa para quem vai entrar na minha vida hoje ou para quem vai entrar amanhã. O amor e a gentileza que moram aqui nunca estarão fora de moda. Mas eu não posso escolher por você. Só posso (e sempre vou) escolher cuidar do meu coração para que ele viva em paz. Você escolheu não me ter por perto. E eu escolhi não insistir nisso”.
“As pessoas sempre dão sinais. Uma mensagem não respondida, uma ligação não atendida e não retornada, uma resposta curta que beira o silêncio. É a gente que finge não ver”.
“É difícil aceitar quando uma pessoa te ajuda, te diz palavras de conforto e depois age com zero responsabilidade afetiva”.
“Não faça isso com você. Olha o tanto de vida você tem pela frente. Não destrua tudo o que você conquistou com muito esforço por causa de uma pessoa. As pessoas passam pelas nossas vidas e deixam sempre uma lição, algo para aprendermos. Mas o importante não são as pessoas que vêm e vão. O importante são as pessoas que ficam, e você é uma delas”.
“Solidão é uma coisa estranha. Aqui fora está tudo cheio - as vozes, as flores, as risadas, as amizades -, mas aqui dentro o vazio é ensurdecedor. Só que, para preencher o vazio de dentro, o que procuro não está do lado de fora”.
“A solidão assusta, mas ela também ensina. É uma chance de se encontrar consigo mesmo, de se conectar com o interior, de se conhecer melhor, de saber o que vale a pena e de ser a melhor companhia para si mesmo. A solidão é uma oportunidade de conhecer esse vazio interno e de arrumar a casa. A paz interior é a melhor aliada para enfrentar qualquer guerra”.
“Alguém sempre me diz coisas boas sobre a vida e me dá forças para poder seguir. Me ensinou que o que vem de fora vem para somar, e não para preencher o vazio de dentro. Me ensinou também que a solidão é um processo de autoconhecimento e crescimento. Às vezes você tem que se levantar sozinho e seguir em frente”.
“Reciprocidade não é algo que a gente cobra e responsabilidade afetiva não deveria ser uma qualidade, deveria ser uma obrigação”.
“Se eu não der o primeiro passo; se eu não pegar o primeiro impulso para sair desse buraco, ninguém vai fazer isso por mim. A vida não termina quando alguém me vira as costas. A vida termina quando eu começo a dar valor demais para isso”.
“Quando você olha para uma marca que alguém deixou na sua vida e sorri porque não dói mais, parabéns. Você conseguiu seguir em frente”.
“Há coisas que machucam. Toda vez que coloco a cabeça no travesseiro e durmo, essas coisas também adormecem. Toda vez que acordo, essas coisas passam a machucar um pouco menos. Venço essa batalha todos os dias porque agora durmo e acordo na certeza de que nada se compara ao que está por vir. E é isso que a gente precisa fazer: acreditar que algo bom nos espera. Nós merecemos”.
“O meu maior pedido de desculpas é para mim mesmo, por achar que era errado me importar demais, ser intenso demais, me preocupar demais e me doar demais. O meu maior pedido de desculpas é para mim mesmo, para quando me senti um lixo por ter ligado ou mandado mensagem, por ter confessado saudade, por ter deixado o coração falar quando o mundo inteiro diz que a gente não deve fazer isso. Não me culpo mais por ter sido apenas eu mesmo”.
“A vida é assim mesmo, chega e arranca seus pedaços sem sequer pedir licença. Mas o que me faz cair só me deixa mais forte para lutar. Vou continuar levantando-me e tentando até a vida entender que eu não vou desistir. Estou disposto a aceitar o fracasso das minhas tentativas, mas não a ideia de não ter tentado alcançar os meus sonhos. Os meus sonhos não são negociáveis”.
“Quando a gente começa a pensar demais, uma hora a gente necessariamente pensa alguma merda”.
“Sempre tem aquele minuto, ou até mesmo aquele milésimo de segundo, em que acontece alguma coisa que te lembra algo ou alguém que você não quer lembrar. É muito difícil essa coisa de esquecer alguém quando o universo decide querer te testar. Mas saiba, universo, que eu não vou desistir. Agora eu só quero ao meu lado alguém que esteja disposto a limpar as lágrimas dos momentos ruins ao invés de simplesmente sumir e fingir que não tem nada acontecendo. Quero alguém que leve nossas vidas aos trancos e barrancos, mas que não fique parado esperando nossa história passar em branco. Alguém que não me tire o que tenho de mais importante: o meu coração carregado de sonhos”.
“Nada como uma conquista para a gente se sentir vivo. (...) Mas eu não estou sozinho. Nunca estive. Eu só estava olhando para o lado errado, mirando nas pessoas erradas”.
“Não tenha orgulho de pedir nada para sua família. Eles são os primeiros amigos que a vida te deu”.
“A gente amadurece, a alma fica leve e a gente para de aceitar menos do que merece. O passado já não incomoda e esse sorriso estampado na cara é a certeza de um bonito agora. O que te feriu já não tem mais o mesmo peso que tinha antes na sua vida. O coração acorda, respira, tira férias e vai fazer aquela viagem que vocês tanto planejaram. Ser feliz é o que importa”.
“Coloca o coração na mochila. Veste o melhor sorriso, vai conhecer nossos lugares, novas pessoas e abraçar novas oportunidades. Vai lá fazer o que você sempre quis. Vai ser feliz. E não volta”.
“Quando você fica feliz pelo sucesso dos seus amigos, você aprendeu grande parte do que precisa saber da vida”.
“É tudo uma fase. Uma transição. Curte o seu casulo. Curte a sua metamorfose. Amadurecer é um caminho solitário e bonito. Se cuida. (...) Seja sempre o melhor que puder. Principalmente com você. Quando for tempo de esticar as asas, não vai ter voo mais bonito que o seu”.
“O que eu errei ontem, não quero errar hoje”.
“É tão bom quando o universo te manda um sinal de que você esqueceu alguém”.
“Aprendi a sobreviver na saudade. Estou abraçando as oportunidades que a vida me dá e já não tenho muito tempo para lembranças. (...) Eu estou por aí, muito ocupado, vivendo. E não foram as coisas que mudaram. Sou eu que agora só enxergo amor onde vale a pena”.
“Respeite os seus pais, eles só querem o melhor para você. Diga aos seus irmãos que você os ama, eles são os primeiros amigos que a vida te deu. Valorize e cultive outros amigos, você vai precisar ter para quem ligar quando seu dia estiver uma porcaria. Não vire as costas para ninguém. Não queira para o outro aquilo que você não quer para si. Se uma pessoa é importante para você, conte isso para ela e não a perca por uma briga boba: onde existe orgulho não cabe amor. Não desperdice tempo com o que te faz mal. Em todas as despedidas de alguém que não quer ficar, escolha sempre ficar do seu próprio lado. Não tenha medo de falar o que você sente, não caia nessa regra de que só é forte quem esconde o sentimento: forte é quem grita seu amor para o mundo. Amar é para quem tem coragem. Não carregue sentimentos pesados. Perdoe. Todo mundo erra, o mundo já é muito cruel, não faça parte disso. Não brinque com os sentimentos de ninguém: o que uma pessoa sente pode ser tudo o que ela tem e o mundo vai girar para você também. Não deixe para reconhecer o valor de uma pessoa só quando ela for embora. Não julgue as pessoas. Faça um trabalho social. Peça desculpas sempre que necessário. Depressão é coisa séria. Não durma brigado com uma pessoa ansiosa. Não deixe de sorrir. O mundo muda, mas a vida não para e alguém sempre fica um pouco mais feliz quando você sorri. Seja luz na escuridão de alguém. Não sinta raiva do mundo porque as coisas não saíram como você planejou. Dê sempre o seu melhor, mesmo que isso te parta ao meio. Mais conversas e menos caras fechadas. Se você tem algo para dizer ou demonstrar para alguém, faça-o agora, daqui a pouco pode ser tarde demais”.
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário