Escrever um bom texto nem sempre é uma tarefa muito simples, principalmente, quando esse texto é uma redação com regras específicas e exigências que, muitas vezes, pouca gente tem habilidade e conhecimento, e ainda tem um tempo determinado. Por isso, a redação para exames como o Enem, vestibulares, concursos e até mesmo entrevistas de trabalho, se tornou um tema muito divulgado e, hoje, recebe grande atenção, com uma infinidade de profissionais especializados, tutoriais, vídeo-aulas somente para esse tipo de ensino e aprendizado.
Também não é para menos, pois, até aqueles que têm maior conhecimento, hábito de leitura que ajuda a aprimorar o léxico, que entende as competências exigidas, que gosta de escrever, que está sempre atualizado com os assuntos, na hora H se deparam com a dificuldade de expressar suas idéias, principalmente quando o tema é um assunto menos comum, o qual se não domina ou porque dá aquele branco pelo nervosismo ou pelo excesso de cobrança pessoal, tão comum em situações desse tipo.
Diante de tudo isso, uma dica legal é manter o hábito de treinar a escrita de uma redação, buscando através de conteúdos na internet – preferencialmente de professores formados – as informações necessárias e as estratégias básicas para compor um bom texto. Isso ajuda muito, se, claro, procurar os sites certos, como núcleos de ensino, escolas ou mesmo as instituições de educação, que sempre disponibilizam material de consulta e orientação de acordo com as normas exigidas em exames oficiais.
No entanto, é preciso compreender que, infelizmente, por mais que você seja disciplinado e adquira conteúdo, sozinho, você não será capaz de escrever uma redação e saber se ela está bem escrita, atendendo todas as exigências. E por isso será necessário que você busque alguém competente que possa corrigir a sua redação e apontar os erros, os pontos que precisam maior atenção, as habilidades que ficaram faltando, etc.
É nessa hora que um professor de redação vai lhe ajudar, além, é claro, de orientá-lo e ensiná-lo a desenvolver aquelas técnicas quase mágicas para fazer a redação nota mil! Porque não é só escrever, é saber como escrever e o que escrever! Se atentar para detalhes, fazer um passo-a-passo e treinar muito antes da prova, porque, sério, é muito difícil conseguir colocar em prática todo o conhecimento diante de um tema inesperado, que é, sem dúvida, uma das coisas que mais desarmam os candidatos.
Portanto, mesmo aquelas coisas que você já está cansado de saber, como ler a proposta com atenção, estar ciente das competências, devem ser consideradas e nunca desprezadas, porque começar um texto de forma e na ordem incorreta, já é meio caminho andado para que ele não fique bom. Então, atentar para as coisas básicas é muito importante sim! Até porque você tem um tempo cronometrado, e não dá para ficar rascunhando inúmeros textos até conseguir o ajuste perfeito. E tem a pressão psicológica que é capaz de travar tudo e você não conseguir escrever nada coerente.
Então, o jeito é apelar para os ensinamentos daquele seu professor, que muitas vezes, parecem entediantes, mas que podem ser sua salvação: conhecer os principais conectores que vão dar coerência e coesão ao seu texto; ler atentamente a proposta de redação, inclusive o tipo de texto, se é dissertativo, argumentativo; elencar suas idéias principais, anotando-as; pensar no que vai escrever de forma mais fluida sem se cobrar muito; escrever o texto tentando manter a concentração nas idéias principais; reler o texto e fazer as correções necessárias, de ortografia, concordância, sentido; colocar o título e, por fim, passar o texto a limpo tendo o cuidado de fazer uma letra legível e de fácil entendimento.
Parece muita coisa? Sim, parece...e é! Mas, se você fizer disso um hábito durante as suas aulas, ou seus exercícios em casa, estará preparado e familiarizado com cada etapa no momento de fazer o exame, e isso certamente vai fluir tranquila e naturalmente. E mais que isso, vai te ajudar muito, porque a organização é imprescindível para a concentração e a aplicação dos seus conhecimentos, e te deixará menos apreensivo e mais seguro. Até porque, vale repetir, que por mais que o seu professor lhe sugira diversos temas, é possível que seja proposto algo que nenhum dos dois estava esperando; e daí, saber organizar tanto as suas idéias quanto o seu tempo, vai te preparar para escrever de forma concisa, independente de qualquer que seja o assunto.
E lembre-se que, hoje em dia, escrever uma redação não é uma prática somente para aprovação em concursos e exames de ensino, mas também já faz parte do processo seletivo de várias empresas. Nesse caso, podem não testar o conteúdo em si, mas a capacidade do candidato em escrever corretamente, de formar frases e textos com sentido, de expressar opinião sobre as funções do cargo pretendido, de falar sobre o segmento da empresa, etc; e isso é como propor um tema que muitas vezes a pessoa foge completamente, porque não sabe sequer que tipo de produto ou serviço aquela empresa trabalha, não se atenta aos detalhes, inclusive em etapas do processo seletivo anteriores à redação.
Por tudo isso, estar concentrado e atento, e principalmente, bem orientado por um profissional que te ensina a ter, além de conteúdo, disciplina, organização, foco, determinação, etc, pode fazer toda a diferença para os seus objetivos acadêmicos, de ingresso em um cargo público, mas também para conseguir um bom emprego numa empresa privada. E além de tudo isso, te possibilitará ser uma pessoa melhor em todos os sentidos, com capacidade de se comunicar e de relacionar em qualquer meio, seja através da linguagem falada ou escrita, porque, tenha certeza, de que uma coisa sempre aprimora a outra! E melhorar continuamente é um patrimônio individual que toda pessoa que busca o sucesso e a realização deve ter como principal meta, sabendo sempre, que ninguém faz nada sozinho e que aprender nunca é demais.
Texto: Léia Silva / Imagem: Google

Nenhum comentário