Tempo de refletir



Vivemos um momento difícil no nosso planeta, e muito tem se falado, velada ou explicitamente, que a pandemia tem um propósito de "acordar" a humanidade não só para o quão vulneráveis nós somos, mas para a necessidade de olharmos para dentro de nós mesmos e refletir sobre nossas atitudes tanto individuais, quanto no coletivo. O momento nos prova que todas as diferenças hoje não fazem diferença alguma, pois o mundo gira em torno de um mesmo problema e nos torna iguais, independente das tantas fronteiras que nos separam. E é exatamente sobre as diferenças que a espiritualidade nos diz que sairemos mais fortes quando tudo passar, porque é um tempo de transição universal, onde se fazem necessárias a mudança de mentalidade, de atitudes, de pensamento, de relacionamentos. É um tempo para refletirmos sobre o nosso lugar no mundo e na vida das pessoas, não somente as que nos cercam, mas todos os nossos semelhantes.
Afinal, a internet hoje nos liga ao mundo todo, mas nos afastamos de nós mesmos e das pessoas que mais amamos. É o tempo de resgatarmos o que é importante para nossa sobrevivência nesse mundo que hoje nos cobra uma postura mais humana, de igualdade e de irmandade diante de todos! Finalmente percebemos que vivemos no mesmo planeta e que somos parte de um mesmo universo! Iguais na nossa essência e na nossa pequenez diante do desconhecido. Então, diante disso, aproveitemos o tempo que hoje nos foi imposto como uma parada obrigatória, para refletirmos sobre o que somos e oferecemos ao mundo. E se revermos o conceito dos sete pecados capitais, com a consciência aberta, talvez nos faça compreender a premissa de que recebemos de volta aquilo que oferecemos... Pois cada um deles nos mostra o caminho que estamos percorrendo, contrário a tudo que nos leva à leveza, à bondade, à empatia e ao respeito a nós mesmos e com nossos semelhantes. Vale refletir sobre cada um deles, porque certamente, eles explicam muito do nosso comportamento atual, e da energia que propagamos no mundo, tornando-o denso e doente, e que inevitavelmente, voltou pra nós mesmos!
O que fica como reflexão, para o mundo inteiro é que: Não existem fronteiras, barreiras ou muros que nos separam nesse momento; somos todos iguais, filhos da mesma terra, seres pequenos nesse vasto e desconhecido universo. Não adianta querermos brincar de Deus, nos achando com poder soberano de estarmos acima de tudo e de todos para, inclusive, alterar a Sua criação e todas as Suas leis, implantar o ódio e o desrespeito no lugar da empatia e do amor ao próximo! Nesse momento, descobrimos o quão somos pequenos e frágeis diante do universo! Percebemos que não somos senhores de nada nessa vida, que tudo nos é dado emprestado: o tempo antes tão corrido, hoje nos impõe a sua velocidade e não há nada que possamos fazer para apressá-lo; a saúde, que sempre deixamos de lado, hoje é nosso maior patrimônio; os bens e conquistas que julgamos tão insuficientes, hoje se tornaram importantes e necessários pra nossa sobrevivência; a família e nossa casa, antes indiferentes pra nós, hoje são nosso aconchego e porto seguro; a prece, antes desprezada, é o que nos dá força e esperança. Descobrimos o vírus da gratidão, talvez ainda não pelo o que a gente já tem, mas pelo o que temos medo de perder! E isso, talvez, seja o começo da mudança em cada um de nós...
Uma mudança que começa dentro de cada um, individualmente, mas que pode propagar, coletivamente, e alcançar todos os povos, nos unindo não pela dor, mas pelo amor universal, nos tornando seres humanos mundialmente iguais!

Os sete pecados capitais
De acordo com a tradição católica, os sete pecados capitais são: orgulho, inveja, avareza, ira, luxúria, gula e preguiça. Esses pecados não são listados como pecados capitais na Bíblia.
A lista dos sete pecados capitais foi formada por volta do século IV d.C. A tradição católica considera que os setes pecados capitais dão origem a todos os outros pecados. A Bíblia não diz isso mas concorda que são pecados e devem ser evitados.

Orgulho
Está ligada à vaidade e à soberba. Orgulho é quando alguém se acha superior, desprezando outras pessoas. Também é a falta de reconhecimento de nossa dependência de Deus. Orgulho é o oposto da humildade. A Bíblia diz que os orgulhosos serão humilhados, mas os humildes serão exaltados (2 Samuel 22:28).

Inveja
Inveja é uma forma de cobiça. Quem tem inveja não se alegra quando outra pessoa recebe uma bênção, porque quer essa bênção só para si. A inveja é egoísta. A Bíblia nos avisa a não ter inveja, mas ficar contentes com o que temos e a nos alegrar com a alegria dos outros (Gálatas 5:26).

Avareza
Avareza é um apego doentio às riquezas. A pessoa avarenta acumula riquezas, não gosta de gastar e não quer partilhar com ninguém. A avareza é o amor ao dinheiro. A Bíblia nos ensina a ser generosos, não muito apegados ao dinheiro (1 Timóteo 6:8-10).

Ira
Ira é ficar muito zangado, agindo de forma cruel ou violenta. Há coisas que nos deixam zangados e com razão, mas a ira cria uma reação errada. Quem é dominado pela ira odeia seu irmão e quer vingança, não conseguindo perdoar. A Bíblia nos ensina a dominar nossa raiva, vencendo o mal com o bem (Romanos 12:19).

Luxúria
Luxúria é o desejo por prazeres carnais errados. A pessoa dominada pela luxúria vive para os prazeres, sem exercer domínio próprio. A luxúria leva à imoralidade sexual, porque a pessoa não controla seus desejos. A Bíblia nos exorta a fugir da imoralidade sexual e a controlar nossos corpos (1 Coríntios 6:18).

Gula
Gula é comer muito mais do que é preciso, só pela vontade de comer. Também está ligada à bebedeira e à falta de domínio próprio. O guloso só pensa no prazer de comer e maltrata seu próprio corpo. A Bíblia nos ensina a evitar bebedeiras e glutonaria e a respeitar nossos corpos.

Preguiça
Preguiça é não querer trabalhar. Todos temos o direito de descansar mas também temos de trabalhar para sustentar nossas famílias. O preguiçoso foge às suas responsabilidades e só causa problemas. A Bíblia avisa que o preguiçoso acaba ficando pobre, mas o diligente será recompensado.

Sete pecados na Bíblia
A Bíblia não tem uma lista de pecados capitais mas em Provérbios 6:16-19 tem uma lista de sete pecados que o Senhor detesta:
  • Olhos altivos
  • Língua mentirosa
  • Mãos que derramam sangue inocente
  • Coração que traça planos perversos
  • Pés que se apressam para fazer o mal
  • A testemunha falsa, que espalha mentiras
  • Aquele que provoca discórdia entre irmãos

• Fonte: https://www.respostas.com.br/quais-sao-os-sete-pecados-capitais/ •

Texto inicial: Léia Silva / Imagem: Google

Nenhum comentário