Contos do sol renascente


Título original: Contos do sol renascente
Autor(a): André Kondo
Ano da edição: 2015
Editora: Telucazu Edições
Gênero: Contos
Catalogação: Contos Brasileiros
Sinopse: Uma viagem por ancestrais valores: a pétala da cumplicidade, a carpa da verdade, a pérola da salvação, o hashi precioso, a espada da perfeição, a montanha humana, a máscara da sinceridade, a ikebana da conquista, a casa de banho da saudade, o jardim do ego, a dança da aceitação, o haicai da eternidade, o templo do recomeço, a caligrafia do amor... O Japão que renasce a cada conto.
O maior mérito de "Contos do Sol Renascente" não reside apenas em sua qualidade literária, mas na sutileza com que as suas palavras chegam a nós, como flores de cerejeira ao vento... Assim como comentou Oscar Nakasato sobre os contos de Kondo: "belos, singelos, essenciais...".
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO 
“O mundo tem mais aspirantes a artistas do que pessoas interessadas em ser plateia”. 
“O homem é tolo. Ansioso por descobrir a verdade, concentra-se apenas naquela que lhe parece a mais atraente, ignorando todas as outras verdades, que também carregam a essência da vida”. 
“Somos como grãos de areia... que envolvidos pelo amor, tornam-se pérolas”. 
“Não era o guerreiro que encomendava a espada. Pelo contrário, era a espada que encomendava o guerreiro. Para entregar tanto poder a um homem, era preciso primeiro afiar o senso de justiça em seu coração...” 
“Assim como a vida afia o homem mais forte e quebra o mais fraco, é nessa fase que o mestre descobre do que realmente é feita a sua espada”. 
“A perfeição reside em tornar a espada suficientemente afiada para nos defender de quem nos quer mal, mas sempre mantendo a capacidade de receber uma lágrima...de quem nos quer bem”. 
“Esquecer é um consolo. Na vida, todo o sofrimento vem do ato de lembrar. Lembra-se de um trauma, de palavras duras vindas de pessoas amadas ou para elas proferidas, de fracassos, de dores. E a maior dor causada pelo ato de lembrar se chama saudade”. 
“Creio que a vida seja como subir montanhas. Alguns o fazem apenas pela vista lá do alto, outros tentam alcançar algo além do que a vida pode proporcionar, como se o cume de uma montanha pudesse revelar o que a planície do cotidiano, vista de tão perto, esconde. O que parece grande - e importante - do chão, no alto torna-se apenas pequenina parte de algo muito maior. A vista do topo revela o todo”. 
“O destino de um homem não se prende aos seus passos. O destino de um homem é escalar a própria alma: é ser a própria montanha”. 
“Para ser feliz, basta ser sincero naquilo que faz”. 
“Por mais terríveis que sejam as lembranças, o que seria mais terrível do que não se lembrar?”. 
“O ser humano é estranho. Pergunta a mesma coisa várias vezes, como se isso fosse capaz de, por si só, gerar uma resposta”. 
“A verdade existe mesmo que as perguntas não sejam feitas”. 
“Apenas quem teve a vida desfigurada compreende que um simples olhar interno de compreensão exerce mais emoção do que qualquer efusiva manifestação externa”. 
“O mais sagrado dos templos é o nosso próprio corpo. Dentro dele brilha a chama da vida”. 
“Não podemos nos tornar prisioneiros de nosso próprio castelo. Somos homens livres! Não devemos deixar que o medo nos aprisione. Não podemos nos permitir sobreviver se o preço do resgate é deixar de viver, pois uma vida aprisionada é um suicídio sem morte! Lutemos para conquistar as nossas asas!”. 
“Um homem não merece o poder apenas por ser forte como um castelo, mas também por ter a coragem de abandonar a segurança de seu ninho, erguendo as suas asas em audaciosos voos”. 
“Quando duas paixões tão intensas se encontram, mundos colidem e sociedades desmoronam em chamas”. 
“O que está escrito no coração é a peça de caligrafia mais sublime, a verdadeira alma da escrita da vida, pois é traçada pelo equilíbrio entre a fugacidade de um único momento...e toda a eternidade de um sentimento”.
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal 

Nenhum comentário