Profissional de Letras sim, com orgulho


Em algum momento, ou em muitos talvez, você vai se deparar com perguntas do tipo:
- Que curso você faz?
- Vai se formar em quê?
Você, humilde, alegre e orgulhosamente (sim, temos orgulho sim), responderá:
- LETRAS!
Haverá um silêncio ensurdecedor, ou talvez um "ah", e na maioria das vezes uma mudança repentina de assunto. Mas ainda terão aqueles que dirão: "ah sim, você vai ser professora"! E outros, muiiiito corajosos, se arriscarão a perguntar:
- O que faz alguém que forma em Letras?
Sem deixar de perceber que todas as situações e reações vieram carregadas de um certo desdém, você vai subir no seu praticável de letrado e dizer, com todas as letras, literalmente, rsrsrs...
- Faz o que quiser fazer!
Acionando o seu senso discursivo, fará uma análise em potencial do seu interlocutor, buscará o mais rico do seu léxico e dará um show de retórica, para simplesmente responder:
- Alguém que forma em Letras é chamado de letrólogo, ou numa linguagem mais comum, é um profissional de Letras. Posso ser professora, sim! Mas posso ser o que eu quiser! Pois tenho uma gama de possibilidades: posso ser redatora, revisora, editora, linguista, literata, escritora, consultora, tradutora (caso tenha conhecimento em alguma língua estrangeira) intérprete de libras (aqueles sinais que você faz com as mãos para conversar com deficientes auditivos) e ledora (o mesmo que leitora, mas seja chique)!
No fim da sua narrativa, ou da sua explanação, você diz: "só isso"! Dá o seu melhor sorriso! E se necessário for, vira as costas e faz aquele famoso sinal com o dedo médio...
Afinal, o profissional de letras também passa a ser conhecedor e consciente de que toda e qualquer forma de comunicação, verbal ou não verbal, é válida!
Inclusive essa!
Texto: Léia Silva / Imagem: Google

Nenhum comentário