Flor-de-lis: símbolo do curso de Letras





Vocês sabiam que a flor-de lis é considerada o principal símbolo do curso de Letras?
Pois é, e olha que bacana isso!
Segundo essa simbologia, as três pétalas representam a tríade que compõe o curso: Linguística, Literatura e Gramática. 
A pétala do meio representa a Literatura, ou seja, a pétala central que aponta para o alto, para o elevado, para o ideal, é aquela que nos contempla com a melhor parte do curso, na minha opinião, é claro. 
A pétala da direita representa a Gramática, ou a tradição conservada. Tudo haver, pois a gramática tradicional é mesmo essa parte do curso onde nada parece mudar, apesar dos muitos avanços da língua.
A pétala da esquerda representa a Linguística, ou seja, a ciência, a revolução racional e crítica. Exatamente onde entram os estudos da análise do discurso, das variações da língua, dos dialetos e de muitas outras temáticas interessantes.
No símbolo propriamente dito, o traço horizontal no centro representa a união entre as três pétalas, como um feixe, sendo que cada pétala tem sua continuidade abaixo do traço horizontal, ou seja, um lado idêntico, porém, oposto. É a representação da Dialética, a antítese de cada pétala, logo, a figura como um todo é uma síntese, representando o equilíbrio. A dialética foi uma das disciplinas curriculares básicas da Antiguidade e Idade Média. Por fim, numa análise complementar, a metade abaixo do traço horizontal também pode representar o caule e a raiz das pétalas, ou seja, a busca pelas fontes do conhecimento, a procura pelas raízes da sabedoria, a investigação do que está oculto (a raiz se esconde embaixo da terra). As três pétalas também podem significar os gêneros lírico, narrativo e dramático. Ou ainda: descrição, dissertação e narração.
Já a coruja, também descrita como símbolo de Letras e de outros cursos, como Filosofia e Pedagogia, representa a docência, a sabedoria, a curiosidade e o mistério.

• Texto adaptado de um artigo do blog "Interlúdico" •  
Texto: Léia Silva (adaptado) / Imagem: Google

Nenhum comentário