Tenha um pouco de fé


Título original: Have a little faith
Autor(a): Mitch Albom
Ano da edição: 2010
Editora: Sextante
Gênero: Religião
Catalogação: Fé
Sinopse: Depois de receber do rabino Albert Lewis o pedido para fazer seu discurso fúnebre, Mitch passa a visitá-lo nos fins de semana. Ao mesmo tempo que mergulha de volta no mundo de fé que havia deixado para trás, conhece Henry Covington, um ex-traficante e ex-dependente químico que se tornou pastor e agora tenta manter em Detroit uma igreja em ruínas e um projeto de assistência a moradores de rua. Movendo-se entre esses dois mundos - cristão e judeu, branco e negro, de fartura e escassez -, Mitch observa como homens tão diferentes usam a fé de forma muito semelhante - o rabino de um bairro nobre, para receber a morte que se aproxima, e o pastor de uma periferia carente, para manter de pé a si mesmo e sua igreja. Nas realidades desiguais, questões em comum se revelam - como enfrentar as dificuldades; o que é o céu; Deus e a importância da fé. Por trás de textos, preces e narrativas de cada grupo, a unidade entre os dois mundos transparece. "Tenha um pouco de fé" é a trajetória de um homem em busca da crença superior que nos une, uma história sobre o sentido da vida, sobre a perda da fé e sobre ser resgatado por ela. É também um convite à reflexão: e se a religião, em vez de construir barreiras, forjasse elos entre nós?
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO 
“A fé tem a ver com ações. Você é o modo como age, não apenas o modo como acredita”. 
“Quando você chega ao fim, é lá que Deus começa”. 
“O único tirano que aceito neste mundo é a calma voz interior”. - Mohandas Ghandi 
“A guerra nunca para, só faz pausas”. 
“Você tem que argumentar contra a guerra, contra a violência e a destruição, porque esses não são modos normais de viver”. 
“Se cuidarmos das coisas importantes da vida, se formos corretos com aqueles que amamos e nos comportarmos bem com nossas famílias, nossa vida não será amaldiçoada com a dor lancinante das questões não resolvidas. Nossas palavras sempre serão sinceras, nossos abraços serão apertados. Nunca chafurdaremos na agonia do ‘se eu tivesse agido assim...’. Poderemos dormir durante a tempestade. E quando for a hora, nosso adeus será completo”. 
“Boa parte do que chamamos de ‘depressão’ é, na verdade, insatisfação, consequência das altas expectativas não alcançadas ou dos tesouros que a pessoa não se dispõe a conquistar”. 
“Obrigado, Senhor, por me devolver minha alma. Quando se começa assim, o resto do dia é bônus”. 
“Portanto não se preocupeis com o amanhã, porque o amanhã se preocupará com ele próprio”. 
“As colheitas sucessivas tornam um agricultor mais sábio”. 
“O amor do tipo fascínio, ‘ele é tão bonito, ela é tão linda’, talvez diminua e feneça. Assim que alguma coisa dá errado, esse tipo de amor é capaz de sair voando pela janela. Por outro lado, um amor verdadeiro, pode se enriquecer. Ele é testado e fica mais forte”. 
“É possível abraçar a autenticidade de sua fé e ainda assim aceitar que outros acreditem em coisas diferentes”. 
“Andei um quilômetro com o Prazer; Ele conversou o tempo todo; Mas não me deixou nem um pouco mais sábio Apesar de tudo o que disse. Andei um quilômetro com a Tristeza; E ela não me disse uma palavra; Mas, ah! As coisas que aprendi Quando a Tristeza andou comigo!” - Robert Browning Hamilton 
“É incrível como as pessoas não conseguem enxergar sua mudança, porque querem manter você naquele passado”. 
“Quando ainda estamos olhando para nós mesmos através do nosso passado, não vemos o que Deus fez. O que Ele pode fazer! Não estamos vendo as pequenas coisas que acontecem na nossa vida...”. 
. “As mesmas coisas na vida podem ser boas ou más, dependendo do que, com o livre-arbítrio, fizermos com elas. A fala pode abençoar ou amaldiçoar. O dinheiro pode salvar ou destruir. A ciência pode curar ou matar. Até a natureza pode atuar contra ou a favor de nós; o fogo pode aquecer ou queimar; a água pode manter a vida ou destruí-la numa inundação. Mas em nenhum lugar da história da Criação nós lemos a palavra ‘ruim’. Deus não criou coisas ruins. Ele deixa isso por nossa conta”. 
“Nada nos assombra tanto quanto as coisas não ditas”. 
“Ninguém pode construir o próprio caminho para o céu. Sempre que você tenta e se justifica com obras, também se desqualifica com obras”. 
“Tantas pessoas vivem na dor – por mais inteligentes ou realizadas que sejam - choram, anseiam, sofrem. Mas em vez de olharem as coisas de cima para baixo, olham para cima. Porque, quando o mundo se aquieta e resta apenas o som de nossa respiração, todos queremos as mesmas coisas: conforto, amor e um coração em paz”. 
“Crenças diferentes podem caminhar lado a lado, em harmonia”. 
“O único coração inteiro é um coração partido”. 
“O espírito humano é algo digno de contemplar”. 
“Há uma fagulha divina dentro de cada um de nós e esta fagulha um dia é capaz de salvar o mundo”.
Texto e Imagem: Google 
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário