A Copa do Mundo não é nossa


Façam-me o favor!
Respeitem meu direito de não torcer pela Seleção Brasileira de Futebol!
Afinal, a muito que o futebol deixou de ser arte, e o brasileiro então, é mais um teatro muito mal encenado! Isso não significa que não goste de futebol! Gosto sim! Mas tenho saudade é das seleções de Taffarel, Dida, Bebeto, Romário, Dunga, Cafu, Rivaldo, Branco e tantos que foram as últimas gerações que davam gosto assistir, torcer, vibrar! Nas últimas copas viramos a Seleção de um jogador só, antes Ronaldo, hoje Neymar! Não há o coletivo e é muita babação pra pouco futebol!  Sem contar a catimba e a malandragem, que dão vergonha ao invés de vontade de torcer!
Por isso, não torço!
Como também não compartilho da opinião de que o que importa é ganhar, seja a qualquer preço! Até porque, se o futebol é a única alegria do povo brasileiro, deveriam impregná-lo de atitudes honestas, de exemplos de bondade, de respeito ao seu semelhante, exatamente pra mostrar que há esperança pra esse jeitinho brasileiro, tão conhecido mundo afora como sinônimo de mal-caratismo! Mas muito pelo contrário o futebol brasileiro tem ajudado a perpetuar essa imagem através de alguns de seus jogadores e torcedores.
Por isso não torço!
Porque os gritos de "essa é rosinha" não só deixaram vermelha a cara de muitos de nós, como também prenderam na garganta a vontade de gritar pelo gol! Inaceitável e lamentável o desrespeito brasileiro ao país que lhes abriu as portas, à uma cultura, à língua que é a maior marca de nacionalidade de um povo; e às mulheres do mundo inteiro, porque #somostodasrussas"! Vergonha nacional, ou melhor, vergonha mundial...
Por isso não torço!
E não me orgulho desse título de "herói" dado a um jogador por ele receber mais de trezentos mil reais por dia trabalhado, enquanto milhares de cidadãos brasileiros vivem na linha da pobreza! Herói é viver com um salário mínimo, pagar aluguel, água, luz, comida, sustentar filhos, ser um profissional sem valor... Herói é lutar pra ter escola, pra não morrer na fila de um hospital, ou ser vítima de uma bala perdida (ou não).
Por isso não torço!
Porque o hexa só me interessa se for pra baixar nossos rankings negativos, aos quais somos campeões por excelência! Aliás, em muitos quesitos estamos a anos luz de qualquer outro país do mundial, e isso, caro compatriota, não é orgulho algum!
Por isso, não torço!
Pois o futebol não me define. A Seleção não me representa. Afinal, quem mata um leão por dia, não se curva à Canarinho!
Portanto, respeitem o meu direito, aliás, todos eles, por favor! 
Principalmente o de querer ser simplesmente cidadão!
Brasileiro sim, mas digno dessa e nessa nação!
Texto: Léia Silva / Imagem: Google

Nenhum comentário