A travessia


Título original: Cross roads
Autor(a): Willian P. Young
Ano da edição: 2012
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção
Catalogação: Ficção Americana
Sinopse: Um derrame cerebral deixa Anthony Spencer, um multimilionário egocêntrico, em coma. Quando acorda, ele se vê em um mundo surreal habitado por um estranho, que descobre ser Jesus, e por uma idosa que é o Espírito Santo. À sua frente se descortina uma paisagem que lhe revela toda a mágoa e a tristeza de sua vida terrena. Jamais poderia ter imaginado tamanho horror. Debatendo-se contra um sofrimento emocional insuportável, ele implora por uma segunda chance. Sua prece é ouvida e ele é enviado de volta à Terra, onde viverá uma experiência de profunda comunhão com uma série de pessoas e terá a oportunidade de reexaminar a própria vida. Nessa jornada, precisará “enxergar” através dos olhos dos outros e conhecer suas visões de mundo, suas esperanças, seus medos e seus desafios. Na busca por redenção, Tony deverá usar um poder que lhe foi concedido: o de curar uma pessoa. Será que ele terá coragem de fazer a escolha certa?
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO 
“O homem mais digno de pena é aquele que transforma seus sonhos em prata e ouro”. - Khalil Gibran 
“Se a liberdade é um processo gradativo, o mesmo vale para o mal. Com o tempo, pequenas deturpações da verdade e justificativas aparentemente sem importância erguem um edifício inesperado. Isso se aplica a um Hitler, a um Stalin ou a pessoas comuns. A casa da alma é magnífica, porém frágil. Qualquer traição ou mentira que se agarre a suas paredes ou seus alicerces pode fazê-la crescer em direções inimagináveis”. 
“A dor, a frustração e, por fim, o abandono são feitores cruéis, mas juntos eles se tornam uma desolação quase insuportável”. 
“Sempre existem aqueles que aproveitam a onda de um suposto sucesso por necessidade de garantir sua própria importância, identidade e intenções. A percepção faz a realidade, mesmo que essa percepção seja uma mentira”. 
“Quando a incerteza se sobrepõe à rotina, você começa a pensar no que realmente importa e por quê”. 
“A morte era um simples fim, o término de qualquer tipo de consciência, o pó voltando implacavelmente ao pó”. 
“Uma coisa pode ser real sem nem ao menos existir de fato, ao passo que a verdade existe independentemente do que é real ou percebido como tal”. 
“A realidade é aquilo em que você acredita, mesmo que aquilo em que acredita não exista”. 
“O inferno é acreditar e viver na realidade quando ela não é a verdade. (...) Independentemente do que você acredite sobre a morte e o inferno, eles não são uma verdadeira separação”. 
“O lar é onde está o coração”. 
“Só podemos nos mover na velocidade e na direção que a própria terra permite. É preciso nos relacionarmos com ela de forma honrosa e reverente, e deixar que a terra nos fale a partir de seu coração. Então, por uma questão de respeito, devemos escolher nos submeter à sua ideia de “real” e, ainda assim, continuar a amá-la em busca da verdade, sem qualquer hesitação, custe o que custar. Não viver para a terra dessa forma é o mesmo que nos unirmos aos seus agressores, destruidores e usurpadores, e então qualquer esperança de que ela possa ser curada estaria perdida”. 
“A dor pode nos fazer lembrar que estamos vivos, mas o amor nos faz lembrar por quê”. - Trystan Owain Hughes 
“Todo ser humano é um universo em si mesmo”. 
“Para que você possa dizer “não sou”, antes precisa haver um 'eu sou'. Imagens e aparências dizem pouco. O lado de dentro é maior do que o lado de fora quando seus olhos estão prontos para ver”. 
“A dor é real e verdadeira. Acredite em mim. Uma transformação sem esforço nem dor, sem sofrimento, sem uma sensação de perda, é apenas uma ilusão de verdadeira mudança”. 
“Entenda que um dos maiores motivos para você temer a morte é a sua percepção atrofiada e reduzida da vida. A imensidão e a grandiosidade da vida absorvem e erradicam a todo instante o poder e a presença da morte. Você acredita que a morte é o fim, um evento que aniquila todas as coisas que realmente importam. Portanto, ela se torna uma grande muralha, a barreira que impede, de forma inevitável, a alegria, o amor e o relacionamento. Você vê a morte como a palavra final, a separação definitiva. Mas a verdade é que a morte não passa de uma sombra dessas coisas”. 
“Existe somente um Deus. A escuridão da escolha pela independência deixou a humanidade cega em relação a essa verdade tão simples. Então, antes de qualquer coisa, um só Deus. Por mais que discordem quanto aos detalhes - e os detalhes e desentendimentos são substanciais e importantes -, os judeus com suas facções, a variedade de cristãos, os muçulmanos com suas divisões internas, todos concordam com o seguinte: existe apenas um Deus, não dois, três, ou mais, apenas um”. 
“No coração de toda a existência há uma dança de amor altruísta e fraterno, uma comunhão. Nada é mais profundo, mais simples ou mais puro”. 
“Grande parte do que você precisa perdoar nas outras pessoas, e especialmente em si mesmo, é a ignorância que machuca. Não é só de propósito que as pessoas magoam umas às outras. Na maioria das vezes, elas simplesmente não sabem agir de outra forma. Não sabem ser algo diferente, algo melhor”. 
“Tudo o que emite luz deve suportar o calor do fogo”. - Viktor Frankl 
“O amor jamais o condenará por estar perdido, mas tampouco deixará você ficar sozinho nas profundezas, embora também nunca vá forçá-lo a sair dos seus esconderijos”. 
“Você sabe que quanto mais próximo estiver do seu destino, mais se deixará levar para longe dele”. - Paul Simon 
“Alguns homens, quando confrontados com sua própria mortalidade ou com a vergonha e o estorvo que uma criança com necessidades especiais traz para a vida deles, justificam sua covardia com palavras bonitas e fogem pela porta dos fundos”. 
“A chegada do inesperado revela o que mora no fundo do coração de um homem. Uma pequena ambiguidade, a exposição de uma mentira insignificante, um par a mais no cromossomo 21, a imposição da realidade sobre o imaginado ou idealizado, quase qualquer fato inesperado pode fazer com que as engrenagens da vida travem e a fachada de controle desmorone para revelar a arrogância e a covardia”. 
“Tentar explicar um ser humano, um ser que é uma unidade, uma coisa só, mas que ao mesmo tempo comporta espírito, alma e corpo, é como tentar explicar Deus: Espírito, Pai e Filho. A compreensão está na experiência e no relacionamento”. 
“A vida nunca deveria ser uma questão de comparações ou de competições”. 
“Não existe nada de justo em um mundo imperfeito, cheio de pessoas imperfeitas. A justiça tenta ser justa, mas falha em cada uma de suas tentativas. Nunca há nada de justo na graça ou no perdão. Punições jamais trazem justiça. Confissões não tornam as coisas justas. A vida não é uma questão de oferecer a recompensa justa pelo desempenho correto. Contratos, advogados, doenças, poder, nada disso está interessado em justiça. Talvez seja melhor retirar essas palavras mortas de suas línguas e se concentrar em palavras vivas, como misericórdia, bondade, perdão e graça. Quem sabe assim você não para de se preocupar tanto com os seus direitos e com o que considera justo”. 
“De todas as coisas que me dão medo, a única que sei que não vai me machucar são as mulheres”. - Abraham Lincoln 
“A tragédia é uma ferramenta para conquistarmos sabedoria, não um exemplo de como devemos conduzir nossa vida”. - Robert Kennedy 
“Às vezes o silêncio é mais eloquente, e o simples fato de estar ao lado da outra pessoa traz o conforto necessário”. 
“Nossa vida é feita justamente daquilo que consideramos interrupções”. - C. S. Lewis 
“Você é uma raiz, e só Deus sabe o que será a flor. Não se perca castigando a si mesmo por ser uma raiz. Sem a raiz, a flor não pode nascer. A flor é uma expressão do que agora parece tão medíocre e desimportante, um verdadeiro traste”. 
“Cada pessoa “concebida” no planeta, cada um que vive na antevida é uma raiz dentro da qual há uma flor esperando para desabrochar”. 
“Deus é capaz de transformar toda a dor, todo o desamparo, toda a mágoa e todas as coisas ruins em algo que jamais poderiam ter sido, ícones e monumentos de graça e amor. É profundamente misterioso como as feridas e cicatrizes podem se tornar preciosidades, ou como uma cruz implacável e aterrorizante pode se tornar o maior símbolo de um amor inabalável”. 
“O que é velho precisa ser derrubado para que o novo possa ser erguido. Para haver uma ressurreição, é preciso haver uma crucificação, mas Deus não desperdiça nada, nem mesmo as coisas más que nossa imaginação foi capaz de criar durante a existência. Em cada edifício demolido ainda resta muito do que um dia foi verdadeiro, correto e bom, e isso faz parte da criação do novo. Na verdade, o novo jamais poderia ser o que é sem o velho. Isso é a restauração da alma”. 
“É preciso haver destruição para que o que é real, correto, bom e verdadeiro seja construído. É preciso haver um julgamento e um desmantelamento. Não é apenas importante, é essencial. No entanto, a bondade de Deus não permitirá que a demolição seja feita sem a nossa participação. Na maioria das vezes, Deus precisa fazer muito pouco. Somos mestres em erguer fachadas, apenas para botá-las abaixo logo em seguida. Em nossa independência, somos criaturas muito destrutivas que erguemos castelos de cartas para depois derrubá-los com nossas próprias mãos. Vícios de todo o tipo, o desejo de poder, a segurança das mentiras, a necessidade de reconhecimento, a busca pela fama, o comércio de almas humanas... tudo não passa de castelos de cartas que tentamos manter de pé prendendo a respiração. Mas, graças a Deus, um dia precisamos respirar e, quando o fazemos, a respiração do Senhor se junta à nossa e tudo cai por terra”. 
“Os amigos de verdade o apunhalam pela frente”. - Oscar Wilde 
“Quando estiver na escuridão, não acenda suas próprias tochas, não se rodeie das chamas que você mesmo produziu. A escuridão não pode mudar o caráter de Deus”. 
“Na pressa de derrubar os muros, talvez você os faça cair sobre aqueles que ama. A liberdade pode se tornar uma nova justificativa para o descaso e a falta de consideração pelas dificuldades do próximo”. 
“Quando acredita que está sozinho e que só pode confiar em si mesmo, sim, você precisa dessa muralha. Medidas de autoproteção destinadas a manter o mal do lado de fora geralmente o prendem do lado de dentro. O que a princípio o mantinha seguro pode com o tempo destruí-lo”. 
“Até mesmo em nossa criação material, limites e fronteiras demarcam os lugares mais belos, separando o oceano do litoral, as montanhas das planícies, um cânion de um rio”. 
“À medida que a alma de uma pessoa começa a se curar, a voz muda claramente para quem tem ouvidos treinados”. 
“O que deixamos para trás e o que nos espera adiante pouco importam se comparados com o que existe dentro de nós”. - Ralph Waldo Emerson 
“As pessoas só podem dar aquilo que têm, e fazem as coisas por determinados motivos, mesmo que não tenham consciência de quais são. Às vezes é difícil descobrir, mas sempre existe um motivo”. 
“Quando você culpa Deus pelo mal que lhe acontece, não resta ninguém em quem possa confiar”. 
“Nossos corações de pedra se tornam corações de carne quando descobrimos onde choram os renegados”. - Brennan Manning 
“Deus entra por uma porta exclusiva em cada indivíduo”. - Ralph Waldo Emerson 
“A fé pressupõe risco, e sempre existem riscos em um relacionamento. Mas quer saber? O mundo não faz o menor sentido sem relacionamentos. Alguns são mais complicados que outros, alguns são passageiros, outros são difíceis, mas todos são importantes”. 
“Uma pessoa não é quem foi em sua última conversa com ela; ela é quem foi durante todo o seu relacionamento”. - Rainer Maria Rilke 
“O perdão é o perfume que a violeta espalha sobre o pé que a esmagou”. - Mark Twain 
“Nunca se sabe se uma coisa vai ser uma boa ideia. Você simplesmente faz uma escolha, se deixa levar pela correnteza e espera para ver o que acontece”. 
“Tudo o que vemos é uma sombra projetada por aquilo que nos é invisível”. - Martin Luther King 
“Imagens nunca foram capazes de definir Deus, mas como desejamos ser conhecidos, cada vislumbre, por menor que seja, é uma pequena janela para uma das facetas de nossa natureza”. 
“Se você buscar a verdade poderá encontrar conforto no fim. Se buscar conforto não o alcançará, e tampouco a verdade, mas apenas bajulação e ilusões no começo e desespero no fim”. - C. S. Lewis
Texto e Imagem: Google 
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário