Um pequeno grande escritor


Projeto Escritores Mirins

O Projeto Escritores Mirins nasceu da seguinte pergunta: como as crianças sentem o mundo ao seu redor, o que elas têm a dizer? Nosso sonho é dar voz às crianças e incentivar cada vez mais crianças a lerem e escreverem, pois creditamos que a leitura e a expressão através da poesia e da ficção possam fazer a diferença na vida das crianças! Acreditamos também que crianças que leem e escrevem possam inspirar outras crianças a lerem e escreverem. Por isso, o objetivo do projeto é lançar uma série de livros ilustrados para crianças escritos por crianças, como uma maneira de inspirar e incentivar outras crianças a lerem e escreverem.
O projeto conta com a participação e a contribuição da sociedade e de empresas, oferecendo recompensas que incentivam a produção de livros escritos por crianças, porém, a meta não seja atingida, as pessoas e empresas que contribuíram recebem de volta a sua colaboração!
Sendo assim, a primeira meta foi produzir o primeiro livro da série Escritores Mirins, “Mente Aberta” de Akanni Lemos. Para que o objetivo do projeto fosse completamente atingido foi preciso promover o acesso ao livro e despertar o encantamento, o gosto das crianças pela leitura e escrita. Assim, realizamos palestras inspiradoras do Akanni, primeiro escritor mirim do projeto, em escolas públicas onde ele compartilhou com as outras crianças a história do livro, do processo criativo e sua própria história de vida. Exemplares do livro foram doados para a biblioteca das escolas, garantindo o acesso à leitura e foram promovidas oficinas de motivação para a leitura e escrita, saraus e um concurso literário que resultou na descoberta de novos escritores mirins que poderão dar continuidade à série e ao projeto.

A equipe do projeto

Akanni – autor
Akanni é um menino que tem uma alegria e energia contagiante! Esperto, comunicativo e expressivo, com apenas 11 anos já passou por momentos difíceis como a perda de sua mãe, aos 7 anos. Encontrou na poesia uma forma de expressar seus pensamentos, reflexões, sentimentos e opiniões sobre sua vivência ou o que observa do mundo, fazendo da leitura e escrita uma forma de lidar com o que acontece ao seu redor. Ele participa ativamente de saraus e faz parte do coletivo “Poetas do Tietê” que leva a poesia a espaços urbanos, divulgando e “distribuindo” poesia pelas ruas de São Paulo. Em suas poesias, esse pequeno poeta mostra que já é grande por dentro!

Renata Prado – ilustradora
Fiquei encantada com a idéia e aceitei o convite da Grace para ilustrar os livros do projeto! Esse é meu primeiro trabalho com ilustração de livro infantil, embora o desenho esteja presente em minha vida desde criança. Sou arquiteta por formação, atualmente tenho uma marca de roupas e produtos infantisComentei com a Grace que ilustrar livro infantil era um desejo que eu tinha. Pouco tempo depois, ela entrou em contato comigo, dizendo que tinha conhecido o Akanni e suas poesias, me contou sobre o “Projeto Escritores Mirins” e me convidou para fazer parte do projeto. E, acreditando na beleza e no propósito de levar a leitura e produção literária às crianças, aceitei de coração! Estou animada, trabalhando nas ilustrações com muito carinho. Esperamos que o livro do Akanni fique alegre e expressivo, com o jeitinho dele!

Grace Kelli Pereira – idealizadora e mediadora do projeto
Sou escritora de literatura infantil, contadora de histórias e mediadora de leitura para crianças desde 2008 e essa é a minha verdadeira vocação, minha grande alegria e paixão. Desde que me tornei editora da Guismofews, em 2013, tenho esperado o momento certo para dar vida ao Projeto Escritores Mirins. E tudo aconteceu de forma muito natural, na mesma semana que conheci o Akanni em um sarau, recebi uma mensagem da Renata me contando do seu desejo de ilustrar livros infantis. E foi assim, em março de 2017, que o projeto começou a se concretizar. As ilustrações estão ficando lindas e as poesias do Akanni são surpreendentes. Espero que vocês gostem do livro e do propósito maior do projeto de incentivar mais crianças a lerem e escreverem.
Texto: site "Benfeitoria" (adaptado) / Imagem: Google 

Nenhum comentário