Veneza é diferente de todas as outras cidades que você já conheceu. Por ser totalmente cortada por rios, ela criou uma identidade própria e virou um dos destinos mais visitados do mundo. O bacana é que esta localidade não é uma cidade grande, então passando dois dias por lá, você já consegue fazer os principais passeios e ver os pontos turísticos mais importantes. Veja o que não pode ficar fora da sua lista do que fazer em Veneza e garanta muita diversão nesta magnífica cidade italiana. Os passeios de Veneza mais indicados e imperdíveis são os Museus de São Marcos, o Palácio do Doge e o Passeio de Gôndola, que são os principais pontos turísticos da cidade, mas têm vários outros passeios e atrações legais para cada tipo de gosto, como o passeio às Cidades Medievais e Degustação de Vinhos, o Tour do Vinho pela Estrada do Doge que são passeios específicos para quem gosta de um bom vinho.
Passeio de Gôndola
O passeio de gôndola é, sem dúvida, o passeio mais cobiçado de Veneza, pois além de ser o passeio mais tradicional da cidade e ser super romântico você acaba conhecendo os principais pontos de Veneza em um barco super confortável. O passeio dura de 30 a 45 minutos, dependendo do tour que você escolher. O mais comum é o de 30 minutos, que passa pelos principais pontos turísticos e custa em média 80 dólares para 4 pessoas. Existem pontos espalhados de embarque por toda a cidade e é só chegar em um deles, entrar na fila e fechar negócio com um gondoleiro. Se estiver em apenas uma ou duas pessoas provavelmente terão outras pessoas esperando para formar o grupo e dividir o valor. Mas, se quiser um passeio mais romântico e particular podem ir em apenas 2 pessoas também.
Ponte di Rialto
A Ponte di Rialto de Veneza é um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Essa ponte serviu para cruzar o Grande Canal e acabou virando um pequeno centro de compras, pois tem diversas lojas e barracas ao seu redor. Por ser a mais velha ponte construída para cruzar o Grande Canal e por manter uma arquitetura histórica , ela é um símbolo da cidade e um dos lugares mais visitados pelos viajantes que vão para a Itália. No seu início a ponte foi construída toda em madeira e com o tempo foi reconstruída em pedra, mas mantendo o seu estilo e arquitetura inicial.
Ponte dos Suspiros
Outra ponte famosa da cidade é a dos Suspiros, que liga o Palazzo Ducale ao prédio onde funcionava a antiga prisão de Veneza. Por mais que seja uma ponte linda e que conquista turistas no primeiro olhar, a Ponte dos Suspiros tem esse nome por causa de prisioneiros. Segundo a lenda eles suspiravam ao passarem por ali, vendo o mundo pela última vez.
Praça e Basílica de São Marcos
A Praça de São Marcos, conhecida como Piazza San Marco, é uma das praças mais bonitas de Veneza e da Itália. Este é um lugar incrível que enche os olhos de todos os turistas que passam por lá. A Praça é formada por construções históricas como a Basílica de São Marco, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio e a Campinale, que é a torre que tem os sinos da basílica.
Por ser o centro turístico de Veneza e o lugar com os principais pontos turísticos da cidade, ela está sempre cheia de turistas com suas máquinas fotográficas para registrar o momento e as lindas construções. Uma dica é chegar o mais cedo possível para pegar o lugar um pouco mais vazio. Reserve uma tarde inteira para passear por lá e ver todos os lugares. Tem ótimos restaurantes e um lugar muito bom para tomar café que é conhecido em toda a cidade de Veneza, o Café Florian.
Torre Veneziana ou Campanário de São Marcos
A Campanille di San Marco (Campanário de São Marcos), mais conhecida como Torre Veneziana, é uma torre enorme que fica na Piazza San Marco. A Torre de Veneza atrai milhares de turistas que vão para a Itália por causa da sua incrível vista. O lugar é realmente alto e é possível ver toda a cidade de Veneza, com uma vista incrível que rende fotos maravilhosas. O legal é que a visão é 360º, o que permite ver todos os ângulos de Veneza. Para subir no Campanário de São Marcos é cobrado uma taxa de 8 euros. O terraço é pequeno e não comporta tanta gente, então pode ser que tenha um pouco de fila de espera.
San Giorgio Maggiore
A Igreja San Giorgio Maggiore é um projeto do famoso arquiteto italiano Andrea Palladio. Concluída em 1610, seu design é um exemplo clássico da arquitetura renascentista, com fachada de mármore e colunas simétricas altas. Dentro, a luz penetra pelas janelas, iluminando os altos arcos e o arranjo simples de lajotas de tons branco e terracota. Este é um lugar bem bonito de se conhecer e fica em uma ilha bem em frente à Praça de São Marcos. Para chegar até lá é só pegar um Vaporetto (táxi barco). Na igreja tem uma torre bem alta que é legal de subir para ter uma vista de toda a cidade de Veneza.
Ilha Murano em Veneza
A Ilha Murano é composta, na verdade, por sete ilhas menores, unidas por pontes entre si. Ela possui aproximadamente 5.500 habitantes e está distante 1 km de Veneza. A Ilha de Murano é um local famoso pelas obras em vidros de murano, sendo que não há quem não passe por lá e não se encante pelo local e também quem não leve para casa uma lembrança em vidro.
O que fazer na noite em Veneza
Para quem gosta de baladas e festas, Veneza não tem muito a fazer à noite, mas tem um clima noturno bem agradável para passear, comer em algum restaurante e tomar um bom vinho. As ruas perto da zona turística ficam bem movimentadas e a dica é ir à Praça de São Marcos, que fica cheia durante a noite, com artistas tocando música, restaurantes ao ar livre e é uma ótima opção para terminar o dia. E tanto de dia quanto de noite, a dica mais importante do que fazer em Veneza é andar. Andando pela cidade é possível descobrir lugares lindos e conhecer vários pontos e construções históricas, por isso, explore a cidade o máximo que puder.
Aproveite melhor sua viagem
Agora que você já sabe o que fazer em Veneza, uma dica que faz a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar em um lugar legal. Outra dica é que em Veneza mesmo, você não vai usar carro, até porque não tem ruas no centro turístico, são só canais e rios. Mas muita gente aluga o carro no último dia em Veneza para ir descendo para as outras cidades da Itália, pois alguns pontos turísticos e vinícolas são um pouco afastados, mas as estradas são lindas, e essa é uma boa opção de pode conhecer várias cidades do interior e vilarejos, e fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa e explorar bem a Toscana. Sem falar que com um carro você consegue fazer compras com mais facilidades e conhecer os pontos turísticos mais afastados.
Informações adicionais
Acesso o site https://www.dicasdaitalia.com.br/ e veja novas dicas e os links necessários para a sua viagem pela Itália.
Texto: site "Dicas da Itália" (adaptado) / Imagem: Google

Nenhum comentário