Sonho de viagem: Milão - Itália


Uma das capitais mundiais da moda, Milão oferece infinitas oportunidades de compras sofisticadas. No bairro artístico de Brera, você encontra produtos finos de couro e, na Via Monte Napoleone, lojas sofisticadas e exclusivas. Os encantadores mosaicos e cúpulas de vidro da Galleria Vittorio Emanuele II proporcionam aos visitantes a sensação de estar dentro de uma pintura. Faça uma pausa na correria para admirar o emblemático Duomo, e compre entradas para uma apresentação no La Scala. Após a ópera, o bairro de Navigli fervilha com a vida noturna movimentada. E como Milão é uma cidade grande, a lista de lugares turísticos e passeios para fazer por lá é enorme. Por isso, vale a pena conhecer as principais e mais imperdíveis opções de atrativos desta cidade.

Piazza Duomo e Catedral Duomo
A Piazza Duomo é considerada uma das principais praças da Itália e o ponto central de Milão. É nela que acontecem as principais manifestações e eventos da cidade, sendo a sua principal atração a Catedral de Milão. Esta última é considerada a terceira maior igreja do mundo, ficando apenas atrás da Basílica de São Pedro no Vaticano e da Catedral de Sevilha na Espanha, o que faz com que a sua visita até lá seja ainda mais imperdível.
O tamanho desta igreja é realmente impressionante, o que faz com que ela reúna milhões de turistas todos os anos. No meio dela tem o Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II e ao seu redor diversas lojas, bares, restaurantes e pessoas vendendo lembrancinhas do lugar e da Itália. Uma coisa importante a se saber sobre esta área é que muitos vendedores ilegais vão tentar falar com você, portanto tome bastante cuidado, e não alimente os pombos, pois isso é considerado crime por lá.

Galeria Vittorio Emanuele II
A Galeria Vittorio Emanuele II, que une a praça Duomo à Praça Scala é formada pelo cruzamento de duas vias em ângulo reto, que formam um octógono na parte central coberto por uma cúpula de ferro. Isso faz com que a rua tenha se transformado em uma galeria fechada. Parece inacreditável, mas a luxuosa galeria foi construída em apenas 2 anos. Só para a clarabóia foram utilizadas 543 toneladas de ferro e 7,8 milhões de metros quadrados de placas de vidro. Este é um lugar lindo e cheio de lojas e restaurantes para passear. A entrada fica bem em frente à Praça Duomo, então você pode visitar o local quando for lá sem maiores problemas. Esta galeria, com certeza, é um lindo atrativo para você conhecer em Milão.

Igreja Santa Maria delle Grazie
A Igreja Santa Maria Delle Grazie se tornou um passeio obrigatório na lista de o que fazer em Milão, pois é lá que está a obra da Última Ceia, obra-prima de Leonardo da Vinci e patrimônio mundial da UNESCO. Faça a sua reserva ao local com antecedência pela internet, pois os bilhetes são bastante concorridos. Além desta obra, que é super procurada, a Igreja Santa Maria delle Grazie é linda, grandiosa e cheia de pinturas e detalhes por todos os lados.

Castelo Sforzesco e pelo Parque Sempione
Outro passeio legal pode ser feito pelo Castelo Sforzesco. Este é um dos monumentos mais importantes de Milão, sendo que ao longo do tempo ele foi construído, demolido, reconstruído, restaurado, funcionou como casa, fortaleza e, por fim, se tornou um símbolo dos momentos históricos, tristes e felizes da cidade. Este castelo é enorme e possui um visual muito bonito, com construções antigas e muito verde.
Logo atrás do Castelo Sforzesco tem o Parque Sempione, que antes era o jardim do castelo e usado apenas pela família real. Com o tempo o Parco Sempione foi reformado e, hoje, é um dos lugares preferidos dos milaneses para caminhar e descansar. Um diferencial deste parque é que ele possui wifi gratuito. Não deixe, portanto, de passar algumas horas do dia explorando o parque e vá ao Prédio Triennale e na Torre Branca, nos quais é possível subir e ter uma vista incrível de todo o parque.

Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia
O Giardini Pubblici di Porta Venezia é o parque mais visitados pelos moradores de Milão e pouco conhecido pelos turistas. O parque fica na avenida Corso Venezia e foi usado como entrada da família real da Áustria. O parque na verdade, agora, se chama Giardini Pubblici Indro Montanelli, mas os milaneses continuam chamando-o de Giardini Pubblici di Porta Venezia. Foi o primeiro parque público de Milão, com áreas bem legais para as crianças brincarem, um parque de diversões, um museu, que é o Museu da História Natural, e até um Planetário.

Estádio San Siro
Para quem gosta de futebol, a visita ao Estádio San Siro é uma ótima escolha. O que muitos já sabem é que Milão é também a capital do futebol italiano, sendo que as duas mais importantes equipes dividem este estádio, Inter de Milão e o Milan. Dentro do estádio tem o Museu Inter e Milão, que é dedicado à história dos dois times e é oferecido também uma visita guiada pelo estádio. Se você der sorte e tiver algum jogo enquanto estiver lá, será uma experiência incrível e que realmente valerá a pena.

Panzerotti no Luini
Um passeio turístico que muitas pessoas fazem em Milão é comer o Panzerotti do Luini. Esta é a comida de rua mais famosa da cidade. Ela surgiu quando a família Luini abriu sua padaria, no final do século 19, e um dia a proprietária teve a idéia de fritar esses salgados, típicos da sua região. É como se fosse um salgado recheado. A fila por lá é sempre grande, mas costuma ir rápido. É ótimo para uma pausa dos passeios turísticos e para repor as energias.

Quadrilátero da moda
Milão é conhecida por ser a capital da moda italiana, sendo que as principais lojas e grifes do mundo estão concentradas em uma região no centro da cidade. O quadrilátero da moda é formado pelas ruas Via Monte Napoleone, Via Alessandro Manzoni, Via della Spiga e Via Corso Venezia. Lá você vai encontrar as maiores lojas de grife da Itália e do mundo, como Valentino, Gucci, Prada, Fendi, Salvatore Ferragamo, Emilio Pucci, Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, Armani, Chanel, Versace, Moschino, Kenzo, Yves Saint Laurent, Roberto Cavalli, Hermès, Christian Dior, Bottega Veneta, Burberry, Ralph Lauren, Lanvin e Michael Kors. Mesmo se você não estiver com o objetivo de fazer compras por lá, vale a pena passear por essas ruas e conhecer o lugar.

Loja de departamentos La Rinascente
Um lugar que não pode ficar fora da sua lista de o que fazer em Milão é a gigante loja de departamentos La Rinascente. É uma loja com mais de sete andares e fica localizada bem no centro da cidade, bem ao lado da Piazza Duomo. São vários andares que vendem roupas, maquiagem, relógios, óculos, perfumes, sapatos, ternos, camisas, acessórios e até móveis, de todas as marcas. Você vai perder horas lá dentro e se quiser pode aproveitar para comer no Restaurant&Food Market, que fica dentro da loja e é uma boa opção de restaurante.

Ingressos de atrações e passeios
Para evitar as enormes filas, sempre que for fazer um passeio, compre os ingressos com antecedência pela internet, pois também vai pagar um pouco mais caro se comprar na hora e no local. Em Milão, os passeios mais indicados e imperdíveis são o Museu La Scala e Teatro, Catedral Duomo de Milão, o ônibus turístico Hop On Hop Off que é ótimo para ficar se locomovendo de um ponto turístico ao outro e conhecendo toda a cidade, a Galeria de Imagens Brera e o Codex Atlanticus, que são os principais pontos turísticos da cidade. Mas tem vários outros passeios, excursões e atrações legais para cada tipo de gosto, como o "Maison Milano - Espetáculo ao jantar" que é uma experiência bacana e o lugar é lindo.

Informações adicionais
Acesso o site https://www.dicasdaitalia.com.br/ e veja novas dicas e os links necessários para a sua viagem pela Itália.
Texto: sites "Dicas da Itália" (adaptado) e "TripAdvisor" / Imagem: Google

Nenhum comentário