A paz que vos dou - Santuário do Caraça!


No início de 2016 fui num dos lugares mais lindos que já conheci: o Santuário do Caraça! Gente, não tenho palavras para descrever aquele lugar que é simplesmente lindo e que traz uma serenidade sem tamanho! O que mais me impressionou, sem dúvida, foi a arquitetura do antigo seminário, vítima de um incêndio em 1968 e que transformou as ruínas do prédio numa das mais belas estruturas histórias que já vi, mesclando tijolo velho e queimado com um vidro que reflete tudo ao redor... É de tirar o fôlego, como também é a paisagem e a vista de todos os lugares, seja da Igreja, dos jardins, das cachoeiras, dos interiores dos prédios... É simplesmente um espetáculo, uma obra de Deus que não tive a oportunidade de conhecer tudo em um único dia, mas que vou voltar, com certeza! E a paz, a alegria de brincar no balanço, a serenidade?! Um lugar único e inesquecível!

O Santuário

O Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens da Serra do Caraça, situado a 120Km de Belo Horizonte -MG, no coração das cidades históricas e da Estrada Real, foi construído a partir de 1770, pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, a fim de conclamar o povo à conversão e favorecer seu encontro com Deus. Mesmo no tempo do célebre colégio do Caraça, fundado em 1820 pelos Padres Lazaristas, o santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens nunca deixou de ser um lugar de espiritualidade e oração. Milhares de pessoas, de alunos e professores até romeiros e pesquisadores, experimentaram e experimentam, neste local, a presença de Deus e a força transformadora da oração e da fé. Como Centro de Turismo, o Santuário do Caraça recebe, em média, 70.000 visitantes por ano, dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua Pousada. Isso faz com que seja, por sua relevância e implicação social, uma das mais importantes e mais visitadas Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais, além de ser uma das maiores: a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça responde praticamente por 51% das Reservas Particulares do Estado. E como Centro de Peregrinação e Cultura, o turismo no Caraça não pode fugir a essas realidades. O Caraça oferece um turismo alternativo, em que a formação de valores que permanecem e humanizam verdadeiramente o ser humano é realçada em todos os momentos. Com trilhas para vários locais, desde cachoeiras, tanques e piscinas naturais e antigas construções até grutas e picos que só podem ser visitados com guias, o Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra. E, acima de tudo, em cada uma de suas caminhadas e das trilhas que podem ser percorridas, um espetáculo de natureza se descortina às vistas de todos os caminhantes, impelindo cada um a retomar sua própria vida e se harmonizar com a maravilha da Criação. De fato, todos se engrandecem com a visita ao Santuário do Caraça! Desde a corresponsabilidade ambiental, na preservação da RPPN, até à proximidade de uns com outros, à espiritualidade e à história do Caraça, a interação humano-afetiva entre os que visitam e, principalmente, entre aqueles que ficam hospedados no Santuário, tudo isso vai, aos poucos, formando uma nova consciência humana e social, impulsionando os turistas a fazerem do lugar em que vivem e trabalham um espaço mais terno e afetivo, mais cultural e relacional, mais humano e, principalmente, humanizador.

• Resenha extraída do site "Santuário do Caraça" • 
Texto inicial: Léia Silva / Imagens: Arquivo pessoal 

Um comentário

  1. "Volveremos um dia", ou seja, retornaremos a este lugar de muita paz, cercado pela natureza, onde tivemos um dia abençoado por Deus! Obrigada, meu amigo, pela poesia, pelo carinho e pela amizade!

    ResponderExcluir