O zahir


Título original: O zahir
Autor(a): Paulo Coelho
Ano da edição: 2006
Editora: Gold
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Brasileiro
Sinopse: Este livro narra uma história de coragem e descoberta. Um autor famoso vive vem com sua mulher, Esther, uma correspondente de guerra, até que ela aparece sem deixar vestígios. A polícia cogita várias hipóteses, mas ele crê ter sido abandonado por ela. Esther se torna um zahir - segundo a tradição islâmica, alguém que domina completamente o pensamento - e permanece na mente do marido dia e noite, levando-o a uma viagem à procura da amada e de si mesmo.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Não me arrependo dos momentos que sofri, carrego minhas cicatrizes como se fossem medalhas”.
“A liberdade tem um preço alto, tão alto quanto o preço da escravidão; a única diferença é que você paga com prazer, e com um sorriso, mesmo quando é um sorriso manchado de lágrimas”.
“O coração está machucado, mas se recupera, e consegue de novo enxergar a beleza da vida. Isso já aconteceu antes, isso tornará a acontecer. (...) Alguém quando parte é porque outro alguém vai chegar”.
“Liberdade não é ausência de compromisso, mas a capacidade de escolher - e me comprometer - com o que é melhor para mim”.
“O meu sonho passou a ser possível. Se eu tentar e falhar, não sei como será o resto de minha vida: por isso, melhor viver pensando em um sonho, do que enfrentar a possibilidade de vê-lo dar errado”.
“O fanatismo é a única saída para as dúvidas que não cessam de provocar a alma do ser humano”.
“As lições sempre chegam quando você está pronto, e se estiver atento aos sinais, aprenderá sempre tudo o que é necessário para o próximo passo”.
“O ser humano tem dois grandes problemas: o primeiro é saber quando começar, o segundo é saber quando parar”.
“Não acredito no poder curativo do sofrimento e das tragédias; estas acontecem porque são parte da vida, e não devem ser encaradas como punição. Geralmente, o universo nos indica que estamos errados, quando nos tira o que temos de mais importante: nossos amigos”.
“Os verdadeiros amigos são aqueles que estão a nosso lado quando as coisas boas acontecem. Eles torcem pela gente, se alegram com nossas vitórias. Os falsos amigos são os que só aparecem nos momentos difíceis, com aquele cara triste, de ‘solidariedade’, quando na verdade o nosso sofrimento está servindo para consolá-los em suas vidas miseráveis”.
“A energia do ódio não irá levá-lo a lugar nenhum; mas a energia do perdão, que se manifesta através do amor, conseguirá transformar positivamente sua vida”.
“Bem aventurados os que não têm medo de esconder aquilo que não sabem”.
“A liberdade absoluta não existe: o que existe, é a liberdade de escolher qualquer coisa, e a partir daí tornar-se comprometido com sua decisão”.
“Quando eu não tive nada a perder, eu recebi tudo. Quando deixei de ser quem era, encontrei a mim mesmo. Quando conheci a humilhação e mesmo assim continuei caminhando, entendi que era livre para escolher meu destino”.
“No amor não há bem nem mal, não há construção nem destruição, há movimentos. E o amor muda as leis da natureza”.
“Das naturezas diferentes, nasce o amor. Na contradição, o amor ganha força. No confronto e na transformação, o amor se preserva”.
“No dia em que o homem permitir que o verdadeiro amor apareça, as coisas que estão bem estruturadas se transformarão em confusão, e irão balançar tudo aquilo que achamos que é certo, que é verdade”. - Dante
“O mundo será verdadeiro quando o homem souber amar - até lá, viveremos achando que conhecemos o amor, mas sem coragem de enfrentá-lo tal como é”.
“O amor é uma força selvagem. Quando tentamos controlá-lo, ele nos destrói. Quando tentamos aprisioná-lo, ele nos escraviza. Quando tentamos entendê-lo, ele nos deixa perdidos e confusos. Esta força está na terra para nos dar alegria, para nos aproximar de Deus e do nosso próximo: e mesmo assim, da maneira que amamos hoje, temos uma hora de angústia para cada minuto de paz”.
“Se não estamos sozinhos, temos mais força para saber onde nos desviamos, e mudar de rumo”.
“O Amor é a única coisa que ativa a inteligência e a criatividade, algo que nos purifica e nos liberta”.
“Já dominamos a energia do vento, dos mares, do sol. Mas no dia em que o homem souber dominar a energia do amor, será algo tão importante como foi a descoberta do fogo”.
“Na guerra, por mais paradoxal que seja, as pessoas estão felizes. O mundo, para elas, tem um sentido. O poder total, ou o sacrifício por uma causa, dá um significado às suas vidas. Elas são capazes de amar sem limite, porque já não têm nada a perder”.
“Estamos sempre em uma guerra. Estamos sempre em uma luta com a morte, e sabemos que a morte vai ganhar no final. Nos conflitos armados isso é mais visível, mas na vida diária acontece o mesmo. Não podemos nos dar o luxo de ser infelizes o tempo todo”.
“Se uma pessoa é capaz de amar seu parceiro sem restrições, sem condições, ele está manifestando o amor de Deus. Se manifesta o amor de Deus, ele amará seu próximo. Se amar o seu próximo, amará a si mesmo. Se amar a si mesmo, as coisas voltam para o seu lugar. A História muda”.
“A História jamais mudará por causa da política, ou das conquistas, ou das teorias, ou das guerras - tudo isso é apenas repetição, é algo que vemos desde o início dos tempos. A história mudará quando pudermos usar a energia do amor, assim como usamos a energia do vento, dos mares, do átomo”.
“Há dois tipos de mundo: aquele com que sonhamos, e aquele que é real”.
“Revelar significa: tirar e recolocar um véu. Tirar o véu de alguma coisa que já existe é diferente de tentar ensinar os segredos de se viver melhor”.
“No momento em que as pessoas resolvem encarar um problema, elas de dão conta que são muito mais capazes do que pensam”.
“Toda a energia, toda a sabedoria, vem da mesma fonte desconhecida, que normalmente chamamos de Deus”.
“Ninguém está só em suas atribulações - sempre existe alguém mais pensando, alegrando-se ou sofrendo da mesma maneira, e isso nos dá força para encarar melhor o desafio que temo diante de nós”.
“Se o sofrimento está ali, então é melhor aceitá-lo, porque não irá embora só porque você está fingindo que ele não existe. Se a alegria está ali, também é melhor aceitá-la, mesmo com medo de que ela acabe um dia. Tem gente que consegue relacionar-se com a vida apenas através do sacrifício e da renúncia. Tem gente que só consegue sentir-se parte da humanidade, quando está pensando que é ‘feliz’”.
“Ninguém deve se perguntar isso: por que estou infeliz? Esta pergunta traz em si o vírus da destruição de tudo. Se perguntarmos isso, vamos querer descobrir o que nos faz felizes. Se o que nos faz felizes é diferente daquilo que estamos vivendo, ou mudamos de uma vez, ou ficamos mais infelizes ainda”.
“Se eu reajo da maneira que as pessoas estão esperando que faça, eu me torno escravo delas. É preciso ter um controle gigantesco para evitar que isso aconteça, porque a tendência é sempre estar pronto para agradar alguém - principalmente a si mesmo”.
“Em toda relação humana, a coisa mais importante é a conversa; mas as pessoas já não fazem mais isso - sentar-se para falar e para escutar os outros”.
“Acredito que as pessoas tenham, todos os dias, uma possibilidade de saber qual a melhor decisão a tomar em tudo o que fazem”.
“O que precisamos aprender está sempre diante de nossos olhos, basta olhar ao redor com respeito e atenção, para descobrir onde Deus deseja nos levar, e qual o melhor passo a ser dado no próximo minuto”.
“Deus não joga dados com o Universo, tudo está interligado e tem um sentido. Embora este sentido permaneça oculto quase todo o tempo, sabemos quando estamos próximos de nossa verdadeira missão na Terra quando o que estamos fazendo está contagiado pela energia do entusiasmo”.
“Quando estamos no caminho certo, seguimos os sinais e se de vez em quando damos um passo em falso, a Divindade vem em nosso socorro, evitando que cometamos um erro”.
“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já acabaram”.
“Todo homem, toda mulher estão conectados com a energia que muitos chamam de amor, mas que na verdade é a matéria-prima com a qual o universo foi construído. Esta energia não pode ser manipulada - é ela que nos conduz suavemente, é nela que reside todo o nosso aprendizado nesta vida. Se tentarmos orientá-la para o que queremos, terminamos desesperados, frustrados, iludidos - porque ela é livre e selvagem. Passaremos o resto da vida falando que amamos tal pessoa ou tal coisa, quando na verdade estamos apenas sofrendo porque, ao invés de aceitar sua força, tentamos diminuí-la, para que coubesse no mundo que imaginamos viver”.
“Uma mentira repetida inúmeras vezes termina convencendo todo mundo”.
“Todo mundo acredita que o objetivo desta vida é seguir um plano. Ninguém se pergunta se este plano é seu, ou foi criado por outra pessoa. Acumulam experiências, memórias, coisas, idéias dos outros, que é mais do que podem carregar. E, portanto, esquecem seus sonhos”.
“As coisas importantes sempre ficam - o que vai embora são as coisas que julgávamos importantes, mas são inúteis - como o falso poder de controlar a energia do amor”.
“Soltar. Desprender-se. As pessoas precisam entender que ninguém está jogando com cartas marcadas, às vezes, ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Encerrar ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é”.
“Nos casamentos fracassados, quando um dos dois pára de caminhar, o outro é forçado a fazer o mesmo”.
“Existe sempre um evento em nossas vidas, que é responsável pelo fato de termos parado de progredir. Um trauma, uma derrota especialmente amarga, uma desilusão amorosa, até mesmo uma vitória que não entendemos direito, termina fazendo com que nos acomodamos, e não sigamos adiante”. - Provérbio mexicano
“Não existe nada pior do que sentir que ninguém se importa com o fato de existirmos ou não, que não estão interessadas em nossos comentários sobre a vida, que o mundo pode continuar andando perfeitamente, sem a nossa presença incômoda”.
“Pior do que caminhar só e miserável, é estarmos com alguém ao nosso lado e fazer com que esta pessoa sinta-se como se não tivesse a menor importância em nossa vida”.
“O amor é pequeno, dá apenas para uma pessoa e olhe lá - qualquer tentativa de dizer que o coração é maior que isso é considerada maldita”.
“Somos obrigados a enfrentar a solidão, as surpresas com as curvas desconhecidas, e depois de alguns tombos sem ninguém por perto para nos ajudar, terminamos por nos perguntar se vale a pena tanto esforço”.
“Sorte é saber olhar para os lados, e ver onde estão seus amigos: porque foi através do que eles diziam que os anjos conseguiram se fazer ouvir”.
“A idade só consegue diminuir o ritmo daqueles que jamais tiveram coragem de andar com seus próprios passos”.
“Deus sabe que somos artistas da vida. Um dia nos dá um martelo para esculturas, outro dia pincéis e tinta para pintar um quadro, ou papel e caneta para escrever. Mas jamais conseguirei usar martelos em telas, ou pincel em esculturas. Portanto, mesmo sendo difícil, preciso aceitar as pequenas bênçãos de hoje que me parecem maldições porque estou sofrendo e o dia está lindo, o sol está brilhando, as crianças cantam na rua. Só assim conseguirei sair de minha dor, e reconstruir minha vida”.
“O amor é uma doença da qual ninguém quer livrar-se. Quem foi atacado por ela não procura restabelecer-se, e quem sofre não deseja ser curado” - Sabedoria persa
“O sofrimento nasce quando esperamos que os outros nos amem da maneira que imaginamos, e não da maneira dom que o amor deve se manifestar - livre, sem controle, nos guiando com sua força, nos impedindo de parar”.
Texto e Imagem: Google 
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário