Título original: O monte cinco
Autor(a): Paulo Coelho
Ano da edição: 2006
Editora: Gold
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Brasileiro
Sinopse: Desenvolvido a partir de um pequeno trecho do primeiro "Livro dos Reis", no Antigo Testamento, "O monte cinco" narra a história do profeta Elias em seu exílio. Ele deixa Israel, no século IX a.C., refugiando-se na Fenícia (atual Líbano), para escapar da ira da rainha Jezabel, que introduziu o paganismo entre os israelitas e ordenou a morte daqueles que se opuseram a seus deuses. Fora de sua terra, num mundo novo de rígidas e diferentes tradições, muitas vezes o profeta questiona os desígnios de Deus, e sua trajetória nos revela até que ponto alguém pode guiar o próprio destino.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Há coisas que são colocadas em nossas vidas para nos reconduzir ao verdadeiro caminho de nossa Lenda Pessoal. Outras surgem para que possamos aplicar tudo aquilo que aprendemos. E, finalmente, algumas chegam para nos ensinar”.
“O inevitável já tocou a vida de todo ser humano na face da Terra. Alguns se recuperaram, outros cederam - mas todos nós já experimentamos o roçar de asas da tragédia”.
“Jamais vi o oceano, mas sei que é como o deserto: mata quem o desafia”.
“Os pobres existem sempre, não importa o quanto sejam ricas as cidades”.
“Todo homem tem direito de duvidar de sua tarefa, e de abandoná-la de vez em quando; a única coisa que não pode fazer é esquecê-la. Quem não duvida de si mesmo, é indigno - porque confia cegamente na sua capacidade, e peca por orgulho. Bendito seja todo aquele que passa por momentos de indecisão”.
“Todas as armas de destruição que o homem foi capaz de inventar, a mais terrível - e a mais poderosa - era a palavra. Punhais e lanças deixavam vestígios de sangue; flechas podiam ser vistas a distância. Venenos terminavam por ser detectados e evitados. Mas a palavra conseguia destruir sem pistas”.
“Há coisas inevitáveis na história do mundo, e precisamos aceita-las”.
“Aproveite todas as oportunidades da tua vida, porque - quando elas passam - demoram muito tempo para voltar”.
“O que faz um homem quando não o escutam? Ele não fica jogando suas palavras ao vento - mas começa dizendo algo que todos desejam ouvir”.
“O mesmo Deus que fez a tempestade, fez também o trigo, embora sejam coisas completamente diferentes”.
“Quando adiamos a colheita, os frutos apodrecem. Mas quando adiamos os problemas, eles não param de crescer”.
“O melhor guerreiro é aquele que consegue transformar o inimigo em amigo”.
“A tradição existe para manter o mundo em ordem. Se mexermos nisto, o mundo acaba”.
“Todo mundo pode escrever o que quer; mas ninguém consegue se lembrar de coisas que nunca existiram”.
“Ninguém pode desejar o amor de Deus, se antes não conheceu o amor humano”.
“O Senhor escuta as preces daqueles que pedem para esquecer o ódio. Mas está surdo aos que querem fugir do amor”.
“Todo homem percebe quando está em perigo; começa a reagir de maneira estranha, a ter pressentimentos, a sentir alguma coisa no ar. E tenta se enganar, porque pensa que não vai conseguir enfrentar a situação. Eles tentaram se enganar até agora; mas chega um momento em que é preciso enfrentar a verdade”.
“Os mercadores buscam a paz. Os sacerdotes desejam a paz. Os governadores administram a paz. Mas um exército só quer uma coisa: guerra!”.
“A vida não é feita de desejos, e sim dos atos de cada um”.
“A grandeza de Deus se manifesta em qualquer tipo de tarefa - mas principalmente naquelas que são feitas com amor”.
“Todos os homens passam por etapas, que precisam cumprir até o final. Mas não podem confundir esta etapa com a razão de sua existência”.
“O Senhor teu Deus te abençoará abundantemente na terra, que te dá por herança, para possuí-la”. - Bíblia
“Desfruta cada momento, para que depois não te arrependas, nem sintas que perdestes tua juventude. A cada idade de um homem, o Senhor lhe dá suas próprias inquietações”.
“Mas toda sabedoria é completamente ofuscada pelo brilho da vaidade”.
“Não é fácil escutar: em nossas preces, sempre procuramos dizer onde erramos, e o que gostaríamos que acontecesse conosco. Mas o Senhor já sabe de tudo isto, e às vezes nos pede apenas para ouvir o que o Universo nos diz. E ter paciência”.
“Todas as batalhas na vida servem para nos ensinar alguma coisa - inclusive aquelas que perdemos”.
“Nenhuma guerra era travada na escuridão, porque os guerreiros não podiam distinguir o inimigo”.
“O Senhor só exige das pessoas aquilo que está dentro das possibilidades de cada um”.
“Toda aflição que chega, termina por ir embora. Assim são com as glórias e as tragédias do mundo”.
“Quando partem, as tragédias deixem marcas eternas, e as glórias deixam lembranças inúteis”.
“Qual a importância do sol, que caminha no céu sem companhia? Qual a importância de uma montanha que surge no meio de um vale? Qual a importância de um poço isolado? São eles que indicam o caminho que a caravana deve seguir”.
“Um homem tem que escolher. Nisto reside sua força: o poder de suas decisões.”
“Mais difícil ainda é definir um caminho para si mesmo. Quem não faz uma escolha, morre aos olhos do Senhor, embora ainda continue respirando e caminhando pelas ruas.”
“Ninguém morre. A Eternidade está de braços abertos a todas as almas, e cada uma continuará sua tarefa. Há uma razão para tudo que se encontra debaixo do sol”.
“Não há tragédia, mas o inevitável. Tudo tem sua razão de ser: você só precisa saber distinguir o que é passageiro, do que é definitivo.”
“O que é passageiro? O inevitável. E o que é definitivo? As lições do inevitável”.
“A paz continua possível, mesmo depois de iniciado um combate”.
“O medo existe até o momento em que o inevitável acontece. Depois disto, não devemos perder nossa energia com ele”.
“O sentido de minha vida era o que eu quisesse dar a ela”.
“O medo vai até onde o inevitável começa; a partir daí, perde o sentido. E tudo que nos sobra é a esperança de que tomamos a decisão certa”.
“Seu amor será meu apoio, e – nos momentos em que estiver cansado das batalhas em nome Dele, poderei descansar no teu colo”.
“A coragem é o medo que faz suas preces”.
“Não prestavam atenção no exemplo da natureza: os animais ficam em silêncio, quando o perigo está próximo”.
“Ajuda-me, Senhor, porque preciso repousar tranquilo no meio das batalhas”.
“O homem que ama uma mulher e ainda não a recebeu, que vá e torne a sua casa, para que não morra na luta, e outro homem a receba”. - Bíblia
“Uma cidade não morre - apenas os seus habitantes, e as ideias que carregavam com eles”.
“Os anjos não voltarão mais, porque nós somos pessoas comuns, e todos são fracos diante do sofrimento. Quando as tragédias ocorrem, que as pessoas comuns se virem com seus próprios meios!”.
“Todas as batalhas serviam para alguma coisa, mesmo aquelas que somos derrotados”.
“As belas palavras não significam nada, quando se está diante do sofrimento”.
“Um homem depende do tempo e das estações e só assim um pastor consegue sobreviver às coisas inevitáveis”.
“O inevitável sempre acontece. É preciso disciplina e paciência para ultrapassá-lo. E esperança. Quando ela não existe mais, não se pode gastar as energias lutando com o impossível. Não se trata de esperança no futuro. Trata-se de recriar o próprio passado”.
“Não é difícil reconstruir uma vida. Basta ter consciência que continuamos com a mesma força que tínhamos antes . E usar isto a nosso favor”.
“Se você tem um passado que não o deixa satisfeito, esqueça-o agora. Imagine uma nova história para a sua vida, e acredite nela. Concentre-se apenas nos momentos em que conseguiu o que desejava - e esta força irá lhe ajudar a conseguir o que quer”.
“Lembre-se das coisas boas que você fez. Elas lhe darão coragem”.
“Tudo o que podia acontecer - mas não aconteceu - termina sendo levado pelo vento, e não deixa qualquer traço”.
“A vida é feita de nossas atitudes. E existem certas coisas que os deuses nos obrigam a viver. Não importa qual a razão que eles têm para isto, e não adianta fazer o possível para que passem longe de nós”.
“A dor que você e eu sentimos não irá passar nunca, mas o trabalho nos ajudará a suportá-la. O sofrimento não tem forças para ferir um corpo cansado”.
“Uma criança sempre pode ensinar três coisas a um adulto: a ficar contente sem motivo, a estar sempre ocupado com alguma coisa, e a saber exigir - com toda força - aquilo que deseja”.
“Os valentes sempre são teimosos”.
“Do céu, o Senhor sorri de contentamento - porque era isto que Ele queria, que cada um tivesse em suas mãos a responsabilidade de sua própria vida. Afinal, dera aos seus filhos o maior de todos os dons: a capacidade de escolher e decidir os seus atos. Só os homens e mulheres com a sagrada chama no coração tinham coragem de enfrentá-Lo. E só estes conheciam o caminho de volta até o Seu amor, pois entendiam finalmente que a tragédia não era uma punição, mas um desafio”.
“O Senhor era generoso, e lhe conduzira ao abismo do inevitável, para mostrar-lhe que o homem precisa escolher - e não aceitar - o seu destino”.
“Cada um tem um nome de berço, mas precisa aprender a batizar sua vida com a palavra que escolheu para dar um sentindo a ela”.
“Deus era infinito em sua misericórdia - e implacável em seu rigor com aqueles que não têm coragem de ousar”.
“O inimigo é apenas um pretexto para testar nossa força”.
“Um guerreiro é sempre consciente daquilo por que vale a pena lutar. Não entra em combates que não interessam, e nunca perde seu tempo com provocações. Um guerreiro aceita a derrota. Não a trata como algo indiferente, nem tenta transformá-la em vitória. Ele amarga a dor da perda, sofre com a indiferença, e fica desesperado com a solidão. Depois que passa por tudo isto, lambe suas feridas e recomeça tudo de novo. Um guerreiro sabe que a guerra é composta de muitas batalhas; ele segue adiante.”
“Tragédias acontecem. Podemos descobrir a razão, culpar os outros, imaginar como teria sido diferente nossas vidas sem elas. Mas nada disto tem importância: elas já aconteceram, e pronto. A partir daí precisamos esquecer o medo que elas nos provocam, e dar início à a reconstrução”.
“Deus sempre dá uma segunda chance aos seus filhos”.
“Senhor, hoje é o Dia do Perdão, e tenho uma longa lista de pecados para contigo. Fui fraco, porque me esqueci de minha própria força. Fui compassivo, quando precisava ser duro. Não escolhi, por medo de tomar decisões erradas. Desisti antes da hora, e blasfemei quando devia agradecer. Entretanto, Senhor, tenho também uma longa lista de Teus pecados para comigo. Me fizeste sofrer além da conta, levando deste mundo alguém que amava. Destruíste a cidade que me acolheu, confundiste minha busca, Tua dureza quase me fez esquecer o amor que tenho por Ti. Durante todo este tempo tenho lutado contigo, e não aceitas a dignidade de meu combate. Se compararmos a lista dos meus pecados, com a lista dos Teus pecados, verás que estás me devendo. Mas - como hoje é o dia do Perdão - Tu me perdoas e eu Te perdoo, para que possamos continuar caminhando juntos”.
“Quando um guerreiro luta com o seu instrutor, ele o está ofendendo? Não. É a única maneira de aprender a técnica que precisa. Então continua, até que o Senhor te chame de volta. Levanta-te, e continua provando que tua luta tem um sentido, porque soubeste cruzar a correnteza do Inevitável. Muitos navegam por ela, e naufragam; outros são arrastados até lugares que não lhes estavam destinados. Mas tu enfrentas a travessia com dignidade, soubeste controlar o rumo do teu barco, e tentas transformar a dor em ação”.
“Espero que te comportes como os homens que estão diante de uma segunda chance: não cometa o mesmo erro duas vezes. Nunca te esqueças da razão de tua vida.”
“Aproveitamos a oportunidade da tragédia, e cumprimos nosso dever para com Ele, provando que éramos capazes de obedecer a ordem de caminhar. Mesmo nas piores circunstâncias, seguimos adiante. Há momentos em que Deus exige obediência. Mas há momentos em que deseja testar nossa vontade, e nos desafia a entender Seu amor. Nós entendemos esta vontade quando as muralhas caíram por terra: elas abriram o nosso próprio horizonte, e deixaram que cada um de nós visse do que era capaz. Paramos de pensar sobre a vida, e resolvemos vivê-la”.
“Cada um tome a decisão que desejar, mas nunca se esqueçam de uma coisa: vocês são muito melhores do que pensavam. Aproveitaram a chance que a tragédia lhes deu; nem todo mundo é capaz de fazer isto”.
“Não existe poder num exército, se conseguimos saber quando ele vai atacar”.
“Recorda-te do caminho pelo qual o Senhor te guiou, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração. Para que não suceda que depois de teres comido, e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas, depois de se multiplicarem o seu gado e o seu rebanho, eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus”. - Bíblia
“Basta prestar atenção ao que acontece em sua vida, e irá descobrir onde - a cada momento do dia - onde ele esconde Suas palavras e Sua vontade. Procure cumprir o que Ele pede: esta é a única razão para você estar neste mundo“.
“É preciso seguir adiante, não importa o quão difícil isto possa parecer”.
“As tristezas não ficam para sempre, quando caminhamos em direção àquilo que sempre desejamos”.
“Sempre é preciso saber quando acaba uma etapa da vida. Se você insistir em permanecer nela além do tempo necessário, perde a alegria e o sentido do resto. E se arrisca a ser sacudido por Deus”.
“Deus às vezes podia ser muito duro, mas nunca além da capacidade de cada um”.
“Quando estamos no alto, somo capazes de ver tudo pequeno. Nossas glórias e nossas tristezas deixam de ser importantes. Aquilo que conquistamos ou que perdemos fica lá embaixo. Do alto da montanha, você vê como o mundo é grande, e os horizontes são largos”.
“O Senhor nunca escolhia por acaso os lugares que desejava ver habitados”.
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário