O diário de um mago


Título original: O diário de um mago
Autor(a): Paulo Coelho
Ano da edição: 2006
Editora: Gold
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Brasileiro
Sinopse: O relato dos encontros, aventuras e descobertas de um homem (o próprio autor) em busca do verdadeiro conhecimento, enquanto percorre a pé o Caminho de Santiago - cerca de 700 km entre o sul da França e a cidade de Santiago de Compostela, na Galícia (Espanha). Em três meses de peregrinação, ao lado de um guia italiano, ele vive experiências místicas conhecidas como as Práticas de RAM, descobre o extraordinário entre as coisas comuns e aprende lições fundamentais, como a simplicidade da vida e a importância de olhar à sua volta.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“A gente não precisa subir uma montanha para saber se ela é alta”.
“O barco está mais seguro quando está no porto; mas não foi para isso que foram construídos os barcos”.
“O caminho do conhecimento é um caminho aberto a todos os homens, às pessoas comuns”.
“Se alguém acredita em Deus, tem que acreditar também que Deus é justo”.
“A palavra pecado vem de pecus, que significa pé defeituoso, pé incapaz de percorrer um caminho. A maneira de se corrigir o pecado é andando sempre em frente, adaptando-se às situações novas e recebendo em troca todos os milhares de bênçãos que a vida dá com generosidade aos que lhe pedem”.
“E assim é quando se tem um objetivo na vida. Ele pode ser melhor ou pior, dependendo do caminho que escolhemos para atingi-lo, e da maneira como cruzamos este caminho”.
“Deus não é vingança. Deus é Amor. Sua única punição consiste em obrigar alguém que interrompeu uma obra de Amor a continuá-la”.
“O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo. Muitas vezes, em nossa existência, vemos nossos sonhos desfeitos e nossos desejos frustrados, mas é preciso continuar sonhando, senão nossa alma morre”.
“O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. (...) O segundo sintoma da morte de nossos sonhos são nossas certezas. Porque não queremos olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida, passamos a nos julgar sábios, justos e corretos no pouco que pedimos da existência. (...) Finalmente, o terceiro sintoma da morte de nossos sonhos é a paz. A vida passa a ser uma tarde de Domingo, sem nos pedir grandes coisas, e sem exigir mais do que queremos dar”.
“Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz, temos um pequeno período de tranqüilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós, e infestar todo o ambiente em que vivemos. Começamos a nos tornar cruéis com aqueles que nos cercam, e finalmente passamos a dirigir esta crueldade contra nós mesmos. Surgem as doenças e as psicoses. O que queríamos evitar no combate - e decepção, a derrota - passa a ser o único legado de nossa covardia. E, um belo dia, os sonhos mortos e apodrecidos tornam o ar difícil de respirar e passamos a desejar a morte, a morte que nos livrasse de nossas certezas, de nossas ocupações, e daquela terrível paz das tardes de domingo”.
“Olhamos para além das muralhas do nosso dia-a-dia e ouvidos ruído de lanças que se quebram, o cheiro de suor e de pólvora, as grandes quedas e os olhares sedentos de conquista dos guerreiros. Mas nunca percebemos a alegria, a imensa Alegria que estão no coração de quem está lutando, porque para estes não importa nem a vitória nem a derrota, importa apenas combater o Bom Combate”.
“A única maneira de salvarmos nossos sonhos, é sermos generosos conosco mesmos. Qualquer tentativa de autopunição - por mais sutil que seja, deve ser tratada com rigor. Para saber quando estamos sendo cruéis conosco mesmos, temos que transformar em dor física qualquer tentativa de dor espiritual: como culpa, remorso, indecisão, covardia. Transformando uma dor espiritual em dor física, saberemos o mal que ela pode nos causar”.
“Só conseguimos ser generosos conosco nas poucas horas que precisamos de severidade”.
“De todas as maneiras que o homem encontrou para fazer mal a si mesmo, a pior delas foi o Amor. Estamos sempre sofrendo por alguém que não nos ama, por alguém que nos deixou, por alguém que não quer nos deixar. Se estamos solteiros é porque ninguém nos quer, se estamos casados transformamos o casamento em escravidão”.
“Quando o Filho do Pai desceu à terra, ele trouxe o Amor. Mas como a humanidade só consegue entender o amor com sofrimento e sacrifício, terminaram por crucificá-lo. Se não fosse assim, ninguém acreditaria em seu amor, já que todos estavam acostumados a sofrer diariamente com suas próprias paixões”.
“Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para humilhar os fortes”.
“Quando não se conhece o demônio pessoal, ele costuma manifestar-se na pessoa mais próxima”.
“Precisamos de amigos, e quando os amigos não estão por perto, temos que transformar a solidão em nossa principal arma. Tudo que nos cerca precisa nos ajudar a dar os passos que precisamos em direção ao nosso objetivo. Tudo tem que ser uma manifestação pessoal da nossa vontade de vencer”.
“Sem perceber que precisamos de todos e de tudo, seremos guerreiros arrogantes. E nossa arrogância nos derrotará no final, porque vamos estar de tal modo seguros de nós mesmos que não vamos perceber as armadilhas do campo de batalha”.
“Além das forças físicas que nos cercam e nos ajudam, existem basicamente duas forças espirituais ao nosso lado: um anjo e um demônio. O anjo nos protege sempre, e isto é um do divino - não é necessário invocá-lo. A face do seu anjo está visível quando você vê o mundo com os olhos belos. (...) O demônio também é um anjo, mas é uma força livre, rebelde. (...) Quando o deixamos solto, sua tendência é dispersar-se. Quando o exorcizamos, perdemos tudo de bom que ele sempre tem para nos ensinar, pois conhece muito do mundo e dos homens. Quando nos fascinamos pelo seu poder, ele nos possui e nos afasta do Bom Combate”.
“Uma armadura protege em qualquer circunstância, mas uma espada pode cair no meio de um, combate, matar um amigo, ou voltar-se contra o próprio dono”.
“Era inútil tentar salvar o mundo: eu ainda não havia conseguido sequer salvar a mim mesmo”.
“Ninguém gosta de pedir muito da vida, porque tem medo da derrota. Mas quem deseja combater o Bom Combate, tem que olhar o mundo como se fosse um tesouro imenso, que está ali esperando para ser descoberto e conquistado”.
“Conversar é muito bom, quando a gente quer se convencer do que estamos dizendo”.
“Estamos sempre tentando conquistar adeptos para as nossas explicações do Universo. Achamos que a quantidade de pessoas que acredita na mesma coisa em que acreditamos é que irá transformar essa coisa em realidade. E não é nada disso”.
“Não existe religião que seja capaz de juntar todas as estrelas, porque se isto acontecesse, o Universo se tornaria um gigantesco espaço vazio e perderia sua razão de existir. Cada estrela - e cada homem - tem seu espaço e suas características especiais”.
“Uma torcida sem fé faz um time perder um jogo já ganho”.
“Todos nós corremos em busca de Eros, e quando Eros quer se transformar em Philos, achamos que o Amor é inútil. Sem perceber que Philos é que os conduzirá até a forma do amor maior, Ágape.
“Ágape é muito mais que gostar. É um sentimento que invade tudo, que preenche todas as frestas, e faz com que qualquer tentativa de agressão se torne pó”.
“Quando amamos e acreditamos do fundo de nossa alma em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e somos tomados de uma serenidade que vem da certeza de que nada poderá vencer nossa fé. Esta força estranha faz com que sempre tomemos as decisões certas, na hora exata, e quando atingimos nosso objetivo ficamos surpresos com nossa própria capacidade”.
“Culpamos o mundo por nosso tédio, por nossa derrota, e esquecemos que fomos nós que deixamos escapar esta força arrebatadora que justifica tudo, a manifestação de Ágape sob a forma de Entusiasmo”.
“Uma ameaça não pode provocar nada, se não é aceita”.
“Não podemos esquecer que atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte da luta é ficar paralisado de medo”.
“O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer. Por isto, e apenas por isto, tenho um profundo respeito pela raça humana, e acredito que seu futuro será muito melhor do que seu presente. Mesmo sabendo que seus dias estão contados e tudo irá se acabar quando menos espera, ele faz da vida uma luta digna de um ser eterno. O que as pessoas chamam de vaidade - deixar obras, filhos, fazer com que seu nome não seja esquecido - eu considero a máxima expressão da dignidade humana”.
“Acontece que, criatura frágil, ele sempre tenta ocultar de si mesmo a grande certeza da Morte. Não vê que ela é que o motiva a fazer as melhores coisas de sua vida. Tem medo do passo no escuro, do grande terror do desconhecido, e sua única maneira de vencer este medo é esquecer que seus dias estão contados. Não percebe que, com a consciência da Morte, seria capaz de ousar muito mais, de ir muito mais longe nas suas conquistas diárias - porque não tem nada a perder, já que a Morte é inevitável”.
“A Morte é nossa grande companheira, porque é ela que dá o verdadeiro sentido às nossas vidas. Mas para poder ver a verdadeira face de nossa Morte, temos que conhecer antes todos os anseios e terrores que a simples menção de seu nome é capaz de despertar em qualquer ser vivo”.
“O Absoluto mostra a todos os homens o que realmente eles são, uma imensa teia de causas e efeitos, com cada pequeno gesto de um, refletindo na vida do outro”.
“Não importa quantos anos a gente viva; quando a noite cai, ela traz consigo temores escondidos em nossa alma desde criança”.
“Tende piedade dos que têm piedade de sim mesmos, e se acham bons e injustiçados pela vida, porque não mereciam as coisas que lhe aconteceram - pois estes jamais vão conseguir combater o Bom Combate. E tende piedade dos que são cruéis consigo mesmos, e só vêem maldade nos próprios atos, e se consideram culpados pelas injustiças do mundo. Porque estes não conhecem a Tua lei que diz: ‘até os fios de tua cabeça estão contados’”.
“Tende piedade dos que temem a Morte e desconhecem os muitos reinos que caminharam e as muitas mortes que já morreram, e são infelizes porque pensam que tudo vai acabar um dia. Mas tende mais piedade dos que já conheceram suas muitas mortes, e hoje se julgam imortais, porque desconhecem Tua lei que diz: ‘quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus’”.
“Tende piedade dos que escravizam pelo laço de seda do Amor, e se julgam donos de alguém, e sentem ciúmes, e se matam com veneno, e se torturam porque não conseguem ver que o Amor muda como o vento e como todas as coisas. Mas tende piedade dos que morrem de medo de amar, e rejeitam o amor em nome de um Amor Maior que eles não conhecem, porque não conhecem Tua lei que diz: ‘quem beber desta água, nunca mais tornará a ter sede’”.
“Um discípulo nunca pode imitar os passos de seu guia. Porque cada um tem uma maneira de ver a vida, de conviver com as dificuldades e com as conquistas. Ensinar é mostrar que é possível. Aprender é tornar possível a si mesmo”.
“Um problema depois de resolvido fica de uma simplicidade aterradora”.
“Como os rios mudam seu curso, também o ideal dos homens está sujeito a mudanças”.
“A única maneira de tomar a decisão certa é sabendo qual é a decisão errada. É examinar o outro caminho, sem medo e sem morbidez, e depois disso, decidir”.
“Antes da mão manejar a espada, ela deve localizar o inimigo e saber como enfrentá-lo. A espada apenas dá o golpe. Mas a mão já está vitoriosa ou perdedora antes deste golpe”. 
“Um inimigo sempre representa o nosso lado fraco. Que pode ser o medo da dor física, mas também pode ser a sensação prematura da vitória, ou o desejo de abandonar o combate por achar que ele não vale a pena”.
“Nosso inimigo só entra na luta porque sabe que pode nos atingir. Exatamente naquele ponto onde nosso orgulho nos fez crer que éramos invencíveis. Durante a luta estamos sempre procurando defender nosso lado fraco, enquanto o Inimigo golpeia o lado desguarnecido - aquele em que nós temos mais confiança. E terminamos derrotados porque acontece aquilo que não podia nunca acontecer: deixar que o Inimigo escolha a maneira de lutar”.
“Guerrear não é um pecado. Guerrear é um ato de amor. O Inimigo nos desenvolve e nos aprimora”.
“Fugir da luta é o pior que pode nos acontecer. É pior do que perder a luta, porque na derrota sempre podemos aprender alguma coisa, mas na fuga, tudo que conseguimos é declarar a vitória de nosso Inimigo”.
“O Inimigo raramente representa o Mal. Ele estará sempre presente porque uma espada sem uso termina enferrujando na bainha”.
“Tudo está escrito nos ruídos. O passado, o presente e o futuro do homem. Um homem que não sabe ouvir, não pode escutar os conselhos que a vida nos dá a cada instante. Só quem escuta o ruído do presente, pode tomar a decisão certa”.
“Os homens que se julgam sábios são indecisos na hora de mandar e são rebeldes na hora de servir. Acham uma vergonha dar ordens, e uma desonra recebê-las”.
“Você só pode aprender quando ensinar. (...) Ao ensinar-lhe, eu aprendi de verdade. Ao assumir o papel de guia, eu consegui encontrar meu próprio caminho”.
“A vida ensina a cada momento, e o único segredo é aceitar que, apenas com o nosso cotidiano, podemos ser tão sábios como Salomão e tão poderoso como Alexandre Magno. Mas só tomamos conhecimento disto quando somos forçados a ensinar alguém”.
“Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor”.
“Quando alguém deseja algo, tem que ter uma finalidade muito clara para aquilo que quer. Este é o único motivo de se buscar uma recompensa”.
“Um dia chegará que o homem vai voltar a sentir orgulho de si mesmo, e toda a Natureza então louvará o despertar do deus que ali estava dormindo”.
“Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda; pois a seus Anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus Caminhos”. - Salmo 91
“As pessoas sempre chegam na hora exata nos lugares onde estão sendo esperadas”.
Texto e Imagem: Google 
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário