O demônio e a Srta. Prym


Título original: O demônio e Srta. Prym
Autor(a): Paulo Coelho
Ano da edição: 2006
Editora: Gold
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Brasileiro
Sinopse: A pequena e remota Vila de Viscos, onde a vida parece estacionada no tempo, é o cenário de uma batalha entre o Bem e o Mal. Ali vive Chantal Prym, uma jovem em busca de felicidade, dividida entre o anjo e o demônio que, como todos os seres humanos, traz dentro de si. Em uma semana, período em que se passa a história, ela e outros personagens serão postos frente a frente com os conflitos da alma e com questões relativas à vida, à morte e ao poder. E cada um terá que escolher seu caminho.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Quando menos esperamos, a vida coloca diante de nós um desafio para testar nossa coragem e nossa vontade de mudança; neste momento, não adianta fingir que nada acontece, ou desculpar-se dizendo que ainda não estamos prontos. O desafio não espera. A vida não olha para trás. Uma semana é tempo mais que suficiente para sabermos decidir se aceitamos ou não o nosso destino”.
“Os que prometem e não cumprem, terminam impotentes e frustrados; o mesmo se passa com os que se agarram às promessas feitas”.
“Os homens têm um estranho prazer em sentirem-se superiores, desconhecendo que na maior parte das vezes comportam-se de maneira absolutamente previsível”.
“Se tivermos oportunidade de cair em tentação, terminaremos por cair. Dependendo das condições, todos os seres humanos na Terra estão dispostos a fazer o mal.
“A história de um homem é a história de todos os homens. (...) Se somos bons, Deus é justo; e me perdoará por tudo que fiz, pelo mal que desejei aos que me tentaram destruir, pelas decisões erradas que tomei nas horas mais importantes. (...) Se somos maus - então tudo é permitido, nunca tomei nenhuma decisão errada, estamos já condenados, e pouco importa o que fazemos nesta vida - pois a redenção está além dos pensamentos ou atos do ser humano.”
“Existem duas coisas que impedem uma pessoa de realizar os seus sonhos: achar que eles são impossíveis, ou, através de uma súbita virada na roda do destino, vê-los transformar-se em algo possível quando menos se espera. Pois neste momento surge o medo de um caminho que não se sabe onde vai dar, de uma vida com desafios desconhecidos, da possibilidade que as coisas com que estamos acostumados desapareçam para sempre. As pessoas querem mudar tudo, e ao mesmo tempo desejam que tudo continue igual”.
“O Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano”.
“Ficar desempenhando o papel de alma caridosa era apenas para os que tinham medo de tomar atitudes na vida. Sempre é muito mais fácil acreditar na própria bondade, do que enfrentar os outros e lutar por seus direitos. Sempre é mais fácil ouvir uma ofensa e não revidar, do que ter coragem para meter-se num combate com alguém mais forte; sempre podemos dizer que não fomos atingidos pela pedra que nos atiraram, e só de noite - quando estamos sozinhos e nossa mulher, ou nosso marido, ou nosso amigo de escola está dormindo - só de noite que podemos chorar em silêncio a nossa covardia”.
“No início do mundo, a injustiça era pequena. Mas cada um que veio depois terminou acrescentando algo, sempre achando que não tinha muita importância, e vejam onde terminamos chegando hoje.”
“Ninguém pode acrescentar um til ou um ponto de ‘i’ ao que já está escrito. Mas gostamos de viver com esta ilusão, porque isso nos dá segurança. Enfim, é uma escolha como outra qualquer, embora seja uma estupidez tentar controlar o mundo, acreditando em uma segurança completamente falsa, que termina deixando todos despreparados para a vida; quando menos se espera, um terremoto cria montanhas, um raio mata uma árvore que se preparava para renascer no verão, um acidente de caça acaba com a vida de um homem honesto”.
“Sempre que você quiser conseguir alguma coisa, mantenha os olhos abertos, concentre-se, e saiba exatamente o que deseja. Ninguém atinge seu alvo com os olhos fechados.”
“Existem dois tipos de idiotas - os que deixam de fazer alguma coisa porque receberam uma ameaça, e os que acham que vão fazer alguma coisa porque estão ameaçando.”
“Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens”. - Provérbio alemão
“Vitórias e derrotas faziam parte da vida de todo mundo - exceto dos covardes, já que estes nunca perdem nem ganham”.
“O mundo já existiu sem agricultura, sem criação de gado, sem religião, sem música - mas nunca existiu sem armas”
“Se até Deus tem um inferno, que é seu amor pelos homens, qualquer homem tem um inferno ao alcance da mão, que é o amor por sua família”.
“A história de um homem é a história de toda a humanidade. Se existe compaixão, eu entenderei que o destino foi cruel comigo, mas às vezes ele pode ser doce com os outros”.
“Não é a vontade de seguir as leis que faz com que todos se comportem como manda a sociedade, e sim o medo do castigo. Cada um de nós carrega esta forca dentro de si”.
“Louvores não alimentam bocas famintas, e não recuperam cidades decadentes”.
“Não é a luz que você quer de volta: é a certeza de que não existe nada além das trevas”.
“O destino de cada um está traçado. A tragédia sempre aparece, e nada do que façamos pode mudar uma linha do mal que nos espera”.
“Não existe bem: a virtude é apenas uma das faces do terror. Quando o homem entende isso, percebe que este mundo não passa de uma brincadeira de Deus.”
“É inútil tentar descobrir por que eu existo. Se você quiser uma explicação, pode dizer a si mesmo que sou a maneira que Deus encontrou de castigar-se por ter decidido, num momento de distração, criar o Universo.”
“Melhor ser pobre e ser honrado do que rico na cadeia”.
“Se o Mal vence, nem que seja numa pequena e esquecida cidade de três ruas, uma praça e uma igreja, ele pode contagiar o vale, a região, o país, o continente, os mares, o mundo inteiro”
“O homem precisa daquilo que em si há de pior, para alcançar o que nele existe de melhor”. - Provérbio alemão
“Palavras não levam a lugar nenhum. Deixemos que falem, pois a vida se encarregará de fazê-los agir de maneira diferente.”
“Homens que não têm nada a perder, jamais pensam na vida eterna”.
“Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um só que é Deus”. - Jesus
“Só os covardes se escondem atrás do silêncio”.
“Senhor, Tu disseste que ninguém é bom; aceita-nos com as nossas imperfeições, e perdoa-nos em Tua infinita generosidade e em Teu infinito amor”.
“O mal precisava se manifestar, para que o bem pudesse finalmente comover o coração daquele povo. (...) O mal precisava se manifestar, para que entendam o valor do bem.”
“Para dominar um homem, faça com que ele tenha medo.”
“Com a idade, a gente termina compreendendo que a morte é inevitável. E precisamos aprender a encará-la com serenidade, sabedoria e resignação: muitas vezes ela nos alivia de certos sofrimentos inúteis”.
“Talvez o duelo entre o bem e o mal existisse a cada segundo no coração de cada homem, o campo de batalha de todos os anjos e demônios; eles lutariam palmo a palmo para ganhar terreno, por muitos milênios, até que uma das duas forças finalmente destruísse a outra por completo”.
“A maioria das pessoas neste mundo procuram o sofrimento nos lugares mais alegres, porque pensam que não merecem a felicidade”.
“Quem ama esperando qualquer retribuição está perdendo o seu tempo”.
“A vida pode ser curta ou longa, dependendo da maneira como a vivemos”.
Texto e Imagem: Google 
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário