Ninguém é de ninguém


Título original: Ninguém é de ninguém
Autor(a): Zibia Gasparetto / Espírito: Lucius
Ano da edição: 2009
Editora: Vida e Consciência
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Espírita
Sinopse: Há quem pense que sentir ciúme é provar que se ama ardentemente. Até descobrir que ele transforma a sua vida amorosa em dolorosa tragédia que termina em amarga separação. Se fizermos as contas, perceberemos que sofremos mais com as pessoas que amamos do que com aquelas que nos odeiam. O que você chama de amor não será apenas paixão? Você vive se inferiorizando por não conseguir atingir os seus vaidosos ideais e sempre escolhe alguém que terá a temível tarefa de fazê-lo sentir-se melhor. Tortura essa pessoa para que ela lhe dê uma exaustiva atenção, a mesma que você se nega. Luta para ser o dono absoluto do outro, como se o fato de gostar lhe desse esse direito. Esta história o fará refletir sobre o falso e o verdadeiro amor e perceber que a vida afetiva é um constante exercício de autodomínio. No final descobriremos que só possuímos a nós mesmos, pois ninguém é de ninguém.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“O orgulho é inimigo do bom senso”.
“Mais vale quem conhece o mercado do que quem aprende na escola da vida”.
“O segredo da felicidade é escolher a comédia e largar o drama”.
“A vida é boa mesmo, mas tem muitos lados para se ver. Depende de que lado você se põe”.
“Ninguém é fraco. Todo mundo tem força, só que amolece, quer tudo fácil, espera que os outros façam as coisas para eles e acabam esquecendo que têm. Mas a força continua lá. Quando a vida provoca, quando cria uma situação dura, uma doença, um acidente grave, a pessoa encontra ela rapidinho”.
“De tanto se fazer de fraca a pessoa acaba acreditando que é mesmo. Mas é só uma ilusão. A força está lá. É só puxar para fora que ela vem. É por essa razão que eu não gosto de gente que se faz de fraca. É tudo mentira, só para você fazer as coisas que elas querem. Quando você não entra na ilusão delas, ficam contra você. Aí, tome cuidado: mesmo com toda a fraqueza, elas mordem para valer”.
“O amor vem com a admiração. As mulheres só amam o homem que podem admirar”.
“Somos nós que, com nossas atitudes, atraímos todos os acontecimentos e situações que vivenciamos. Que, enquanto continuarmos agarrados a elas, os fatos irão se repetindo. Descobrindo qual atitude está causando uma situação que não nos agrada, poderemos substituí-la por outra melhor e obter outros resultados”.
“Não gosto de fazer caridade. Nunca dou nada de graça. Prefiro trocar. Não há ninguém que esteja impossibilitado de dar alguma coisa. (...) Não pode me dar dinheiro. Mas pode me contar o que vai dentro do seu coração para que possa aprender mais sobre a alma humana”.
“Preocupar-se com o juízo que você julga que os outros estejam fazendo de você é pura vaidade. Você acredita que os outros estejam percebendo um lado seu menos inteligente, menos bonito, e sente-se inferiorizado”.
“Se quer melhorar sua vida, precisa assumir sua força, acreditar em sua capacidade, colocar sua dignidade acima do que os outros possam pensar”.
“As emanações da nossa aura são percebidas pelas pessoas que reagem a elas. É a verdade de cada um. Você pode mentir, representar papéis, parecer o que não é, mas as pessoas sentem suas emanações e reagem de acordo com elas. Por tudo isso, algumas são sempre bem recebidas em qualquer lugar, enquanto outras são ignoradas, destratadas e até rejeitadas”.
“A desonestidade tem um preço muito caro que cedo ou tarde a pessoa terá que pagar para recuperar a própria dignidade”.
“As pessoas não são iguais. Se você estiver bem, vai atrair pessoas boas, nutritivas, que vão concorrer para tornar sua vida melhor”.
“Deus habita dentro de cada alma e, se você se habituar a buscar essa fonte espiritual, acreditar que ela está com você, agir de acordo com ela, nunca terá problemas com espíritos maldosos. A força deles é muito pequena diante da essência divina”.
“Enquanto ficar na queixa, não conseguirá nada. A depressão, a queixa, a falta de confiança na vida, isso afasta todas as oportunidades boas. Se quer vencer, tem que se esforçar para mudar essa postura”.
“Um diploma não é suficiente para garantir o comportamento ético de uma pessoa”.
“Ninguém consegue progredir sem errar. Os erros ensinam mais que os acertos”.
“O nosso espírito possui a essência divina que, quando ouvida, nos conduz à felicidade. Então, quando mergulhamos nas ilusões, estamos traindo nossa realidade. A vida tenta nos chamar a atenção, colocando pessoas à nossa volta que servem de espelho para que possamos acordar”.
“A vida não castiga. Apenas ensina. De acordo com suas atitudes, ela responde com desafios que abrem a consciência e fazem amadurecer. A vida é muito sábia e trabalha sempre para o melhor”.
“Para muitas pessoas, preocupar-se com o outro é demonstração de apoio, é amor”.
“As pessoas falam o que querem ou pensam, mas é você quem vai ou não dar crédito ao que elas dizem. Nesses casos, é prudente interessar-se somente por coisas que levantem seu moral e o coloquem para cima. As pessoas podem dar o melhor conselho, mas, se este o deixar deprimido, recuse-o, jogue-o fora, esqueça-o”.
“Para conquistar a admiração dos outros e sermos aceitos, entramos nas regras, sepultamos nossos sentimentos, enterramos nossos talentos e nos tornamos meros atores representando papéis de conveniência. Isso cria infelicidade, aquele vazio no peito, a depressão, o tédio”.
“Só os que trabalham na sua vocação, com prazer e capricho, obtém fama e sucesso profissional. Essa é a verdade”.
“Confie na vida. Sua alma é essência divina e, quando tem liberdade de se expressar, faz só o bem. Não reprima sua alegria, seja verdadeiro, seja apenas o que você é. Essa é a receita para ser aceito e respeitado pelos outros”.
“Nem sempre reagir brigando é ser forte. Às vezes é preciso mais força para ser paciente do que para brigar”.
“Às vezes desejamos dar um empurrãozinho nas pessoas que amamos, mas descobri que não adianta. Elas só andam quando querem”.
“Cada um é inteiramente responsável por tudo quanto lhe acontece”.
“A vida é muito mais do que parece ser. Vivemos rodeados de energias sutis que trocamos com as pessoas, e essa troca determina os fatos em nossa vida. Nossa atitude interior imprime nas energias que emitimos os sentimentos nos quais acreditamos”.
“Estamos rodeados por energias de todos os níveis. Atrair esta ou aquela é apenas questão de sintonia. Quando você está mal, quando nada dá certo, quando tem problemas financeiros ou de saúde, é porque teve atitudes, crenças que o sintonizaram com padrões negativos, ligando-o a essas faixas. Para sair delas, basta desconectar-se. Às vezes precisa fazer o oposto do que vinha fazendo”.
“Para conquistar a sabedoria, precisamos desenvolver nossa força interior, aprender a lidar com as leis da vida, nos harmonizar com elas”.
“A conquista da fé depende do esforço de cada um. Se você deseja desenvolver sua fé, comece a experimentar suas crenças e verificar quais são verdadeiras. Não aceite coisas só porque alguém famoso disse ou escreveu. Também não recuse. Procure descobrir até que ponto funcionam. Jogue fora os preconceitos. Teste, questione, busque. Peça a Deus que o ajude a descobrir a verdade”.
“O ciúme é um mau conselheiro. Cria um inferno para quem o sente e afasta as pessoas”.
“Ser pobre, sem instrução, levar uma vida modesta, não é prova de humildade”.
“O casamento é uma sociedade em que tudo deve ser compartilhado”.
“As pessoas só respeitam os fortes, quase sempre costumam passar por cima dos fracos, esmagando-os”.
“Ninguém conhece ninguém intimamente. As ilusões, os sonhos, são muito agradáveis. Mas as pessoas nunca são como as vemos. Com o tempo, a verdade aparece e é preciso esquecer os sonhos, juntas os pedaços de realidade e tentar pelo menos levar adiante”.
“Geralmente os que se deixam levar pelo desespero, que não têm paciência de esperar sua vez, são pessoas mimadas, cheias de ilusões”.
“O arrependimento dói e o remorso destrói a vontade de viver”.
“Sempre que tomamos alguma atitude, não sabemos até onde ela nos levará. Mas a vida é mestra e deseja nossa felicidade. Vamos confiar no futuro, pedir a Deus que nos abençoe”.
“O erro é a forma de a vida nos ensinar. Por esse motivo, quando algo nos acontece de mau, o jeito é tentar descobrir o que a vida pretende nos ensinar com isso. Nada nos acontece por acaso. Tudo é resultado das nossas atitudes. Mas, quando descobrimos quais atitudes não são boas e nos esforçamos para mudá-las, evitamos que o erro se repita. Aprendemos a lição e pronto. Tudo volta ao normal de forma melhor”.
“Ninguém é de ninguém. As pessoas são livres para escolherem o próprio caminho. O amor é espontâneo. Não se pode forçar os sentimentos”.
“A vida trabalha no bem de todos. Ninguém pode ser feliz escolhendo a infelicidade”.
“Pare de culpar os outros pelos erros que cometeu. Olhe para trás não para julgar os outros, mas para notar como você atraiu o sofrimento que a atormenta. A causa da sua dor está dentro de você, na fora. Busque a verdade. Pense, analise, sinta. Peça a Deus que a inspire. Faça alguma coisa por você, pela sua felicidade”.
“Há que plantar para colher. Confiar na vida, buscar o otimismo, esquecer o passado, já que não dá para mudá-lo, buscar motivação para recomeçar”.
“Tudo é justo, nós é que enxergamos como injustiça porque não compreendemos os motivos”.
“Cada um é um, e a comparação sempre será injusta”.
“Os pontos fracos que alimentamos, nossa falta de fé na vida, nossa insegurança, a idéia de que somos falíveis e fracos, criam energias negativas que atraem espíritos que pensam da mesma forma”.
“O verdadeiro amor deseja a felicidade do ser amado, nunca sua destruição para satisfazer uma vaidade”.
“A vida é sábia e tem seus próprios caminhos. Deixe o tempo correr. Aos poucos tudo vai se encaminhar para o lugar certo”.
“O mal se utiliza dos pontos fracos das pessoas para dominá-las”.
“Cada um é obrigado a provar o resultado de seu próprio veneno”.
“O ciumento é alguém que se julga menos do que os outros e tenta aparentar o que não é. Para isso se torna perfeccionista, não se permite errar, gosta de ser notado. É comum apaixonar-se por quem tem brilho próprio, representa tudo que ele gostaria de ser. Não se satisfaz com um relacionamento normal, quer mais, quer para si as qualidades que vê no outro. Como isso é impossível, sente-se inseguro, tem medo de perder, e isso se torna verdadeira obsessão”.
“A vida é a grande mestra que nos ensina sempre, torna-nos mais conscientes, faz-nos amadurecer”.
“Os desafios de cada um são determinados pelas suas necessidades de amadurecimento”.
“Nossos conceitos de bondade estão limitados pelas regras da sociedade e na maioria delas os verdadeiros valores da alma estão invertidos”.
“A verdade é que cada um erra por sua própria cabeça, ninguém é responsável pelo erro dos outros”.
“A verdade é luz, é imutável, é felicidade. Quando os homens entenderem isso, vão se poupar de muitos sofrimentos”.
“A felicidade é conquista que compete a cada um, e os desafios, quando enfrentados, acabam por demonstrar o quando somos fortes e capazes”.
“Geralmente a indignação esmorece quando aceitamos que as pessoas são o que são e não do jeito que gostaríamos que fossem. Embora tenhamos o direito de não querer mais conviver com uma pessoa que age dessa forma, conservar a mágoa, o ressentimento, é sempre cair em negatividade”.
“Somos nós que atraímos as energias de acordo com nossas atitudes e com o nível de evolução que possuímos”.
“Ninguém sofre nada além de sua necessidade de aprender. Se você aprende pela sua inteligência, certamente vai se poupar de muitos sofrimentos”.
“Deus só distribui o bem. O castigo é o homem quem faz”.
“Ninguém é mais que ninguém, embora existam diferenças de níveis e de conhecimentos”.
“A atração entre os seres obedece a critérios próprios cujo mistério nem sempre se pode explicar”.
Texto e Imagem: Google  
📚 Biblioteca Pessoal 

Nenhum comentário