Título original: Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei
Autor(a): Paulo CoelhoAno da edição: 2006
Editora: Gold
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Brasileiro
Sinopse: História de amor, de sabedoria e de redenção, que revela a face feminina de Deus. Pilar é uma mulher forte, que aprendeu a não demonstrar seus sentimentos, até que reencontra, depois de 11 anos, um colega de infância e adolescência, agora um seminarista agraciado pela Deusa com o dom de operar milagres. O reencontro irrompe uma série de emoções na vida dos dois, que viajam até uma pequena aldeia nas montanhas, dispostos a enfrentar todos os obstáculos interiores para encontrar a própria verdade - em uma semana decisiva para seus sonhos e seu destino.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Pela alegria das batalhas que travamos juntos, e pela dignidade dos combates que travamos em nós”.
“A perseverança é favorável”. - I Ching
“Deus, Tu És três, nós somos três. Tende piedade de nós.” - Sabedoria Asteca
“Raramente nos damos conta de que estamos cercados pelo Extraordinário. Os milagres acontecem à nossa volta, os sinais de Deus nos mostram o caminho, os anjos pedem para serem ouvidos - mas, como aprendemos que existem fórmulas e regras para chegar até Deus, não damos atenção a nada disto. Não entendemos que Ele está onde O deixam entrar”.
“Nunca podemos esquecer que a experiência espiritual é sobretudo uma experiência prática de Amor. E no Amor não existem regras. Podemos tentar seguir manuais, controlar o coração, ter uma estratégia de comportamento - mas tudo isto é bobagem. O coração decide, e o que ele decidir é o que vale”.
“Todos nós, em algum momento, já dissemos entre lágrimas: ‘estou sofrendo por um amor que não vale a pena’. Sofremos porque achamos que damos mais do que recebemos. Sofremos porque nosso amor não é reconhecido. Sofremos porque não conseguimos impor nossas regras. Sofremos à toa: porque no amor está a semente de nosso crescimento. Quanto mais amamos, mais próximos estamos da experiência espiritual”.
“Quem ama venceu o mundo, não tem medo de perder nada. O verdadeiro amor é um ato de entrega total”.
“Cedo ou tarde, temos que vencer nossos medos - já que o caminho espiritual se faz através da experiência diária do amor”.
“A vida espiritual se resume em amar. Não se ama porque se quer fazer o bem, ou ajudar, ou proteger alguém. Se agimos assim, estamos vendo o próximo como simples objeto, e estamos vendo a nós mesmos como pessoas generosas e sábias. Isto nada tem a ver com amor. Amar é comungar com o outro, e descobrir nele a centelha de Deus”. - Thomas Merton
“Procure viver. Lembrar é para os mais velhos”.
“Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora, e nos torne jovens quando a juventude passa. Por isso escrevia, para transformar a tristeza em saudade, a solidão em lembranças”.
“As águas poderiam apagar o que o fogo escreveu”. - Desconhecido
“Todas as histórias de amor são iguais”.
“O caminho é feito ao andar”.
“É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça”.
“Todos os dias Deus nos dá - junto com o sol - um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual a amanhã. Mas, quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Este momento existe - um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres”.
“A felicidade às vezes é uma bênção - mas geralmente é uma conquista. O instante mágico do dia nos ajuda a mudar, nos faz ir em busca de nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões - mas tudo é passageiro, e não deixa marcas. E, no futuro, podemos olhar para trás com orgulho e fé”.
“Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque sempre olhamos para trás - vai escutar seu coração dizendo: ‘O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste tua vida’. Pobre de quem escuta estas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado”.
“Eu podia. Jamais chegaremos a compreender o significado desta frase. Porque em todos os momentos de nossa vida existem coisas que podiam ter acontecido, e terminaram não acontecendo. Existem instantes mágicos que vão passando despercebidos, e - de repente - a mão do destino muda o nosso universo”.
“Nós conhecemos a face feminina de Deus quando voltamos a caminhar”.
“A vida do interior, embora não deixe a mulher mais elegante ou preparada, ensina como escutar o coração - e entender seus instintos”.
“Ninguém consegue mentir, ninguém consegue esconder nada quando olha direto nos olhos”.
“A inocência deixa o coração aberto para o que há de melhor na vida”.
“Temos que escutar a criança que fomos um dia, e que ainda existe dentro de nós. Esta criança entende de instantes mágicos. Podemos sufocar seu pranto, mas não podemos calar sua voz. Esta criança que fomos um dia continua presente. Bem-aventurados os pequeninos, porque deles é o Reino dos Céus”.
“Se não nascermos de novo, se não tornarmos a olhar a vida com a inocência e o entusiasmo da infância, não existe mais sentido em viver”.
“Existem muitas maneiras de se cometer suicídio. Os que tentam matar o corpo ofendem a lei de Deus. Os que tentam matar a alma também ofendem a lei de Deus, embora seu crime seja menos visível aos olhos do homem”.
“Existem momentos em que ainda é preciso correr riscos, dar passos loucos”.
“Há anos a gaveta da minha memória guardava as mesmas histórias”.
“Na vida real, o amor precisa ser possível. Mesmo que não haja uma retribuição imediata, o amor só consegue sobreviver quando existe a esperança - por mais distante que seja - de que conquistaremos a pessoa amada. O resto é fantasia”.
“Aos sábios, capazes de entender que certos amores são tolices de infância”.
“Aquele que é sábio, só é sábio porque ama. E aquele que é tolo, só é tolo porque pensa que pode entender o amor”.
“Quem ama precisa saber se perder e se encontrar”.
“Quem é capaz de domar seu coração, é capaz de conquistar o mundo”.
“Não preciso de medos novos – basta os que já tenho”.
“O amor e as represas são iguais: se você deixa uma brecha por onde um fio de água possa se meter, aos poucos ele vai arrebentando as paredes - e chega um momento em que ninguém consegue mais controlar a força da correnteza. Se as paredes desmoronam, o amor toma conta de tudo; já não interessa o que é possível ou impossível, não interessa se podemos ou não manter a pessoa amada ao nosso lado - amar é perder o controle”.
“O amor é cheio de armadilhas. Quando quer se manifestar, mostra apenas a sua luz - e não nos permite ver as sombras que esta luz provoca”.
“Não existe nada mais profundo que o amor. Nos contos infantis, as princesas beijam os sapos e eles se transformam em príncipes. Na vida real, as princesas beijam os príncipes e eles se transformam em sapos”.
“Certas pessoas vivem brigadas com alguém, brigadas consigo mesmas, brigadas com a vida. Então, elas começam a criar uma espécie de peça de teatro na cabeça delas, e escrevem o roteiro de acordo com suas frustrações”.
“Existem coisas na vida pelas quais vale a pena lutar até o fim”.
“Sapato novo incomoda. A vida não é diferente: nos pega desprevenidos, e nos obriga a caminhar para o desconhecido - quando não queremos, quando não precisamos”
“Cuidado com a brecha na represa. Se ela surgir, nada neste mundo conseguirá fechá-la”.
“Existem derrotas. Mas ninguém escapa delas. Por isso, é melhor perder alguns combates na luta por seus sonhos que ser derrotado sem sequer saber por que você está lutando”.
“Os deuses jogam dados, e não perguntam se queremos participar do jogo. Não querem saber se você deixou um homem, uma casa, um trabalho, uma carreira, um sonho. Os deuses não ligam para o fato de você ter uma vida em que cada coisa está em seu canto, cada desejo pode ser conseguido com trabalho e persistência. Os deuses não levam em conta os nossos planos e nossas esperanças; em algum lugar do universo, eles jogam os dados - e você, por acaso, é escolhido. A partir daí, ganhar ou perder é uma questão de chance”.
“Os deuses jogam os dados, e libertam o Amor de sua jaula. Esta força que pode criar ou pode destruir - dependendo da direção em que o vento soprava no momento em que ela saiu da prisão”.
“O universo sempre nos ajuda a lutar por nossos sonhos, por mais tolos que possam parecer. Porque são nossos sonhos, e só nós sabemos o quanto nos custa sonhá-los”.
“Amar é como uma droga. No começo vem a sensação de euforia, de total entrega. Depois, no dia seguinte, você quer mais. Ainda não se viciou, mas gostou da sensação, e acha que pode mantê-la sob controle. Pensa na pessoa amada durante dois minutos e esquece por três horas. Mas aos poucos, você se acostuma com aquela pessoa, e passa a depender completamente dela. Então pensa por três horas, e esquece por dois minutos. Se ela não está perto, você experimenta as mesmas sensações que os viciados têm quando não conseguem a droga. Neste momento, assim como os viciados roubam e se humilham para conseguir o que precisam, você está disposto a fazer qualquer coisa pelo amor”.
“Só devemos amar quem podemos ter por perto”.
“Amor é um caminho complicado. Porque, neste caminho, ou as coisas nos levam ao céu, ou nos atiram no inferno”.
“É desnecessário conversar sobre amor, porque o amor tem sua própria voz, e fala por si próprio”.
“O amor é sempre novo. Não importa que amemos uma, duas, dez vezes na vida - sempre estamos diante de uma situação que não conhecemos. O amor pode nos levar ao inferno ou ao paraíso, mas sempre nos leva a algum lugar. É preciso aceitá-lo, porque ele é o alimento de nossa existência. Se nos recusamos, morreremos de fome vendo os galhos da árvore da vida carregados, sem coragem de estender a mão e colher os frutos. É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isto signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque, no momento em que partirmos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro. E nos salva”.
“A felicidade é algo que se multiplica quando se divide”.
“Certos lugares são assim - podem ser arrasados por guerras, perseguições e indiferença. Mas permanecem sagrados. Então alguém passa por ali, sente que falta algo, e o reconstrói”.
“A Verdade sempre está onde existe a Fé”.
“Sempre que o homem seguisse - com sinceridade - o caminho da fé, ele seria capaz de unir-se a Deus, e operar milagres”.
“Deus é o mesmo, embora tenha mil nomes; mas você precisa escolher um nome para chamá-lo”.
“Os apóstolos eram pescadores, analfabetos, ignorantes. Mas aceitaram a chama que descia do céu. Não tiveram vergonha da própria ignorância: tiveram fé no Espírito Santo. Este dom é de quem quiser aceitá-lo. Basta apenas acreditar, aceitar, e não ter medo de cometer alguns erros”.
“Todos nós vamos achar que chegamos perto da luz, e não conseguimos acender nossa própria chama”.
“Deus conhece a fundo a fraqueza de seus filhos”.
“Seja feita a vossa vontade, Senhor. Porque Tu conheces a fraqueza do coração dos Teus filhos, e só entregas a cada um o fardo que pode carregar. Que Tu entendas meu amor - porque ele é a única coisa que tenho de realmente meu, a única coisa que poderei carregar para a outra vida. Faz com que ele se conserve corajoso e puro, capaz de continuar vivo, apesar dos abismos e das armadilhas do mundo”.
“Só quem é feliz pode espalhar felicidade”.
“Um reino dividido não resiste às investidas do adversário. Um ser humano dividido não consegue enfrentar a vida com dignidade”.
“Esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos”.
“Eu lutara contra meu coração, porque tinha medo da tristeza, do sofrimento, do abandono. Sempre soubera que o verdadeiro amor estava acima de tudo isto, e que era melhor morrer do que deixar de amar”.
“Mesmo que significasse partida, solidão, tristeza, o amor valia cada centavo do seu preço”.
“O amor se descobre através da prática de amar”.
“O amor não faz muitas perguntas, porque, se começamos a pensar, começamos a ter medo. É um medo inexplicável, nem adianta tentar traduzi-lo em palavras. Pode ser o medo de ser desprezada, de não ser aceita, de quebrar o encanto. Parece ridículo, mas é assim. Por isso não se pergunta - se faz. Se correm os riscos”.
“Deus, em sua Infinita sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso. Para que estivéssemos sempre atentos. Para não nos deixar esquecer da coluna do Rigor enquanto vivemos a alegria da Misericórdia”.
“Se você aceita que sabe, termina realmente sabendo”.
“Um tombo do terceiro andar machuca tanto quanto um tombo do centésimo andar. Se eu tiver que cair, que caia de lugares bem altos”.
“Quem parte em busca de Deus, está perdendo seu tempo. Pode percorrer muitos caminhos, filiar-se a muitas religiões e seitas - mas, desta maneira, jamais irá encontrá-Lo. Deus está aqui, agora, ao nosso lado. (...) Seus anjos velam enquanto dormimos, e nos ajudam enquanto trabalhamos. Para encontrar Deus, basta olhar à nossa volta. Não é fácil este encontro. À medida que Deus nos faz participar de seu mistério, nos sentimos mais desorientados. Porque Ele constantemente nos pede para seguir nossos sonhos e nosso coração. É difícil fazer isto, porque estamos acostumados a viver de maneira diferente. E descobrimos, para nossa surpresa, que Deus nos quer ver felizes, porque Ele é pai”.
“Para você ter uma vida espiritual, não precisa entrar para um seminário, nem fazer jejum, abstinência e castidade. Basta ter fé e aceitar Deus. A partir daí, cada um se transforma no Seu caminho, passamos a ser o veículo de Seus milagres”.
“Deus vem à Terra para nos mostrar nosso poder. Fazemos parte do Seu sonho, e Ele quer um sonho feliz. Entretanto, se admitirmos para nós mesmos que Deus nos criou para a felicidade, teremos que assumir que tudo aquilo que nos leva para a tristeza e para a derrota é nossa culpa. Por isso, sempre matamos Deus. Seja na cruz, no fogo, no exílio, seja em nosso coração”.
“O mundo tem uma alma, e chega um momento em que esta alma age em tudo e em todos ao mesmo tempo”.
“Ser capaz de dominar o corpo é ser capaz de dominar o espírito”.
“Muitos pais erram com os filhos porque pensam que sabem o que é melhor para eles”.
“Existe um momento em que precisamos pensar se vale a pena tanto esforço. Por que não tentar ser como estas montanhas - sábias, antigas, o no seu lugar adequado? Por que arriscar tudo para transformar meia dúzia de pessoas, que logo esquecem o que foi ensinado e partem para uma nova aventura?”.
“– Deve ser terrível o destino das montanhas. Elas são obrigadas a contemplar sempre a mesma paisagem”.
“Nossa Senhora, me devolve a fé. Que eu possa também ser um instrumento do Teu trabalho. Dá-me a oportunidade de aprender através do meu amor. Porque o amor nunca afastou ninguém de seus sonhos”.
“Quanto mais nos aproximamos de Deus através da fé, mais simples Ele se torna. E quanto mais simples Ele se torna, mais forte é Sua presença”.
“Cristo aprendeu sua missão enquanto cortava a madeira, e fazia cadeiras, camas, armários. Veio como carpinteiro, para nos mostrar que - não importa o que façamos - tudo pode nos levar à experiência do amor de Deus”.
“Bem-aventurados os que podem dar os primeiros passos. Um dia as pessoas saberiam que o homem era capaz de falar a língua dos anjos, que todos nós tínhamos os dons do Espírito Santo, e que podíamos fazer milagres, curar, profetizar, entender”.
“Obrigada, Senhor. Porque eu era uma ovelha perdida, e Tu me trouxeste de volta. Porque minha vida estava morta, e Tu a ressuscitaste. Porque o amor não habitava mais o meu coração, e Tu me devolveste esta graça”.
“Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe de sua própria dor e renúncia. Uma coisa é você achar que está no caminho certo; outra é achar que seu caminho é o único”.
“Jesus disse: a casa de meu Pai tem muitas moradas. O dom é uma graça. Mas também é uma graça saber levar uma vida de dignidade, de amor ao próximo, e de trabalho”.
“Não é preciso tirar as montanhas dos lugares para provar a fé”.
“É fácil sofrer por amor ao próximo, por amor ao mundo ou por amor ao seu filho. Este sofrimento dá a sensação de que isto faz parte da vida, de que é uma dor nobre e grandiosa. É fácil sofrer por amor a uma causa, ou a uma missão: isto só engrandece o coração de quem sofre. Mas como explicar o sofrimento por um homem? É impossível. Então a gente se sente no inferno, porque não existe nobreza ou grandeza - apenas miséria”.
“Jesus disse: ‘Deixe que os mortos enterrem os mortos.’ Porque Ele sabe que a morte não existe. A vida já existia antes de nascermos, e continuará existindo depois que deixarmos este mundo. O mesmo se passa com o amor. Já existia antes, e continuará para sempre”.
“O amor permanece. Os homens é que mudam!”.
“Sonhos dão trabalho”.
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário