Minha imagem


Título original: Minha imagem
Autor(a): Eliana Machado Coelho / Espírito: Schellida
Ano da edição: 2013
Editora: Lumen
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Espírita
Sinopse: Vanessa, jovem simples, criada em uma fazenda no interior de São Paulo, vem para a capital cursar Farmácia e Bioquímica na USP. Na faculdade, ela conhece Leda, aquela irmã do passado que sempre será sua melhor amiga. Também conhece Diogo, um rapaz mais experiente, rico, da cidade grande, e ambos começam a namorar. Com o tempo, Vanessa descobre que Diogo é noivo de Ceres e vai se casar. Decepcionada, ela volta para o interior e decide nunca mais vê-lo. E nem comunicar que estava grávida dele... Um romance repleto de ensinamentos atuais e valiosos, que aborda diversos temas que irão nos esclarecer e modificar nossa visão sobre eles, aprendizados sempre necessários para nossa evolução espiritual.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Todos nós, sem exceção, devemos muito a vários professores que nos ensinaram algo, que nos ensinaram tudo!... O professor, muitas vezes, ocupa o lugar de um pai, uma mãe. O professor tem a arte, tem o dom de traduzir o complicado para uma forma compreensível. Ele nos ajuda a entender coisas que, sozinhos, jamais conseguiríamos aprender. É a ele que devemos agradecer por saber ler, escrever, devemos a nossa profissão, e muitas vezes, orientações morais que nos ajudam a ter dignidade, autoestima, valor. Ninguém, na vida, tem uma profissão sem antes ter um professor”.
“A televisão deveria se restringir a mostrar o que dignifica e não ensinar o que é podre”.
“Quando é por obrigação, o serviço somente fica pronto. Quando é com prazer, o serviço fica pronto e bonito, com uma energia tranquila”.
“Evangelho no Lar é uma reunião simples onde fazemos uma prece, pegamos um trecho do Evangelho ou de um livro de leitura cujo texto podemos usar como reflexão e aprendizado para aplicarmos em nossas vidas. Lemos esse texto, refletimos, conversamos um pouco a respeito e depois vibramos, desejamos um mundo melhor e muita paz. Agradecemos a Deus pela oportunidade de vida, por tudo o que temos. Só. Leva uns...vinte minutos, no máximo. Não devemos demorar muito”.
“Todos nós temos obsessores. Até Jesus foi tentado. Por que nós, pobres espíritos ainda em crescimento, não os teríamos? Os obsessores usam exatamente o que temos. Eles conhecem nossas falhas, nossas fraquezas e se comprazem no mal. Alguns podem ser inimigos do passado, outros, estão simplesmente "de passagem" por nós e se atraem a nós pelos tipos de pensamentos e conflitos que temos”.
“A verdade é que todo pai e toda mãe se vê como cego guiando cego quando se trata da educação do próprio filho. Acho que é mais fácil dar palpite na educação do filho do outro. Já viu aquelas crianças birrentas, ranhetas e que a gente fala: Ah! Se fosse meu filho, eu dava umas palmadas! Nem sempre, na vida real é desse jeito. Quando o filho é nosso, a coisa muda”.
“Senhor Deus. Nosso Pai. Peço, neste momento, a Sua luz a se derramar sobre nós, iluminando nossa consciência para que possamos ver distintamente, avaliar e conhecer melhor tudo aquilo que estiver à nossa volta. Derrame sobre nós, Pai, o Seu bálsamo de amor e paz verdadeira. Que os nossos corações, envolvidos por Suas bênçãos, sejam fontes de caridade, compreensão e dos mais nobres sentimentos. Que estejamos receptivos às grandes inspirações a fim de que nossos atos sejam louváveis, indicando nossa evolução. Que assim seja”.
“Aprenda a orar o Pai Nosso, só que com sentimento. Pensando, desejando cada palavra. Faça também sua própria prece, que é como uma conversa com Deus. Agradeça o que tem na vida. Peça luz para sua consciência, amor para seu coração. Deseje o bem de outros além do seu próprio. Tenho certeza de que isso vai começar a te ajudar”.
“Isso de chama harmonia. Precisamos entender os outros, isso não quer dizer concordar com todo mundo. Quer dizer compreender que se alguém age de modo contrário é porque essa pessoa pensa diferente e ela tem esse direito. Não se irrite com os outros. Entenda que existe gente com problemas mais sérios do que o seu. Perdoe-se as falhas, você não é super-humano, embora deva aprender com o erro e procurar não falhar mais. Admire o dia, contemple o céu, observe um pássaro... Faça coisas simples, e faça isso pensando no bem, desejando o bem. Sorria mais. São detalhes como esses que fazem a gente se sentir melhor, mais leve, de bem com o mundo, de bem com a vida”.
“Deus é bom. Ele não deixa que as provas, as experiências difíceis sejam acima das nossas forças para que possamos cumpri-las”.
“Caridade não é só ajudar os outros com dinheiro e bens. Caridade consiste também em não querer humilhar alguém, não querer se mostrar superior ou melhor do que os outros. A pessoa que tem valores não precisa se exibir. O verdadeiro sentido da caridade, como nos ensina a Doutrina Espírita, é ter benevolência, misericórdia e pecado das ofensas para com todos, principalmente para com aqueles que estão mais próximos, com quem dividimos o mesmo teto, seja em casa, no trabalho ou com amigos. Caridade não é só dar esmolas. O mais necessitado nem sempre é aquele que precisa de dinheiro. Existem necessidades, carências, que nenhum bem material supre. Ás vezes, a atenção, o companheirismo, uma palavra amiga e moralmente correta são formas de caridade que não tem preço. A criatura caridosa procura elevar o inferior aos seus próprios olhos mostrando seu valor, sua capacidade. Muitas vezes não é possível amar aos inimigos. Quando Jesus nos ensina isso, Ele quer dizer para perdoarmos e pagarmos o mal com o bem. Quando somos dominados pelas idéias de vingança somos piores e bem mais inferiores do que os nossos inimigos”.
“Nunca sabemos qual vai ser o resultado de uma mentira. Além do que, a verdade sempre aparece ou, então, ela não se chamaria verdade”.
“Deus não dá prova superior às forças daquele que a pede, só permite as que podem ser cumpridas. Se alguém não consegue cumpri-las, não é que lhes falte possibilidades: falta vontade”.
“Ninguém emprega alguém mal-humorado, malcriado, respondão, que fala palavrões, intolerante e lhe dá um cargo ou função de destaque. Muitos pais fecham os olhos para os pequenos delitos diários dos filhos como mentir, furtar, ser respondão, falar palavrões e, mais tarde, esses pais vão sofrer muito ao verem o sofrimento de seus filhos que erraram porque não os corrigiram”.
“Deus não é cruel. Ele nos dá oportunidades e nós precisamos saber aproveitá-las. Só que, pra isso, precisamos ter garra, querer fazer”.
“Entendo que as pessoas que não pensam no amanhã, não pensam em ter um futuro melhor, não seguem filosofia alguma, pois só vivem aquele instante, só querem tirar vantagem do momento”.
“A TV não apresenta as dores da alma nem as doenças do corpo. Tudo é programado, planejado. Ninguém corre risco”.
Texto e Imagem: Google 
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário