Autor(a): Paulo Coelho
Ano da edição: 2006
Editora: Gold
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Brasileiro
Sinopse: Geração após geração, as feiticeiras desafiaram o ódio, resistiram às fogueiras, sobreviveram ao racionalismo e evitaram o esquecimento, mantendo vivos, ao longo dos séculos, os mistérios da Tradição da Lua. Uma dessas mulheres é Brida, uma jovem que descobriu, aos 21 anos, que seu destino estava intimamente ligado aos segredos da magia. Seus primeiros passos rumo à noite e seu destemor diante do desconhecido são revelados neste livro.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Cada pessoa, em sua existência, pode ter duas atitudes: Construir ou Plantar. Os construtores podem demorar anos em suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que estavam fazendo. Então param, e ficam limitados por suas próprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba. Mas existem os que plantam. Estes às vezes sofrem com tempestades, as estações, e raramente descansam. Mas, ao contrário de um edifício, o jardim jamais pára de crescer. E, ao mesmo tempo em que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura. Os jardineiros se reconhecerão entre si - porque sabem que na história de cada planta está o crescimento de toda a Terra”.
“Tem respostas que poucos seres humanos conseguem encontrar em sua vida inteira”.
“Era através do amor que todos procuravam entender o universo desde o começo dos tempos”.
“Magia é uma ponte. Uma ponte que permite a você andar do mundo visível para o invisível. E aprender as lições de ambos os mundos”.
“É preciso ter confiança na capacidade que cada pessoa tem de ensinar a si mesma”.
“Quando alguém encontrar seu caminho, não pode ter medo. Precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada”.
“A noite é apenas uma parte do dia”.
“Ninguém jamais poderia entender a Fé. (...) Existia apenas porque se acreditava nela. Assim como os milagres também não tinham qualquer explicação, mas aconteciam para quem acreditava em milagres”.
“Cada dia do homem é uma noite escura. Ninguém sabe o que vai acontecer no próximo minuto, e mesmo assim as pessoas andam para frente. Porque confiam. Porque têm Fé”.
“Cada momento na vida era um ato de fé. Que podia povoá-lo com cobras e escorpiões, ou com uma fonte protetora”.
“Somos eternos, porque somos manifestações de Deus. Por isso passamos por muitas vidas e por muitas mortes, saindo de um ponto que ninguém sabe, e nos dirigindo a outro ponto que tampouco sabemos”.
“Deus resolver fazer certas coisas de certa maneira, e por que Ele fez isto é um segredo que só Ele conhece”.
“Assim como nos dividimos, também nos reencontramos. E este reencontro chama-se Amor. Porque quando uma alma se divide, ela sempre se divide numa parte masculina e numa parte feminina”.
“A essência da Criação é uma só. E esta essência chama-se Amor. O Amor é a força que nos reúne de volta, para condensar a experiência espalhada em muitas vidas, em muitos lugares do mundo”.
“Às vezes entramos num caminho apenas porque não acreditamos nele. Então, é fácil: tudo o que temos de fazer é provar que ele não é o nosso caminho. Entretanto, quando as coisas começam a acontecer e o caminho se revela para nós, temos medo de seguir adiante. (...) Por que muitos preferem passar a vida inteira destruindo os caminhos que não desejam percorrer, ao invés de andar pelo único que as conduziria a algum lugar”.
“O caminho da vida - é e sempre será o caminho do Mistério. Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor idéia. É preciso ser humilde para aprender”.
“Tudo no Universo tem vida, procure estar sempre em contato com esta Vida. Ela entende sua linguagem. E o mundo começa a ganhar uma importância diferente para você”.
“Com exceção de algumas poucas criaturas que descendem dos anjos - e que precisam da solidão para o seu encontro com Deus - o resto da humanidade só conseguirá a União com Deus se, em algum momento, em algum instante de sua vida, conseguiu comungar com a sua Outra Parte”.
“O conhecimento sempre foi o poder que manteve o Universo no seu lugar, e as estrelas girando em suas órbitas. Esta foi a glória do homem: manter o conhecimento. E isto fez com que a raça inteira sobrevivesse”.
“O solo precisa da semente, e a semente precisa do solo. Um só tem sentido com o outro. O mesmo se passa com os seres humanos. Quando o conhecimento masculino se une com a transformação feminina, está criada a grande união mágica, que se chama Sabedoria. Sabedoria é conhecer e transformar”.
“É assim que a Tradição é mantida. Quando as pessoas são capazes de morrer por uma idéia”.
“Deus se manifesta em tudo, mas a palavra é um dos seus meios favoritos de agir. Porque a palavra é o pensamento transformado em vibração: você está colocando no ar à sua volta aquilo que antes era apenas energia. Muito cuidado com tudo que disser. A palavra tem um poder maior que muitos rituais”.
“A melhor maneira de destruir a ponte entre o visível e o invisível é tentando explicar as emoções”.
“Não são as explicações que nos levam para frente; é a nossa vontade de seguir adiante”.
“Quando você quiser saber alguma coisa, mergulhe nela”.
“Escolher um caminho significava abandonar outros. (...) Queria percorrer todos os caminhos possíveis, e ia acabar não percorrendo nenhum”.
“Para não sofrer, era preciso também não amar. Como se, para ao enxergar as coisas ruins da vida, terminasse precisando furar os olhos”.
“Era preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. (...) Mas isto não era o pior. O pior era escolher, e ficar o resto da vida pensando se escolheu certo. Nenhuma pessoa era capaz de escolher sem medo”.
“Não existe nada de completamente errado no mundo. Mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia”.
“A prece, quando feita com as palavras da alma, é muito mais poderosa que todos os rituais”.
“Você tem vergonha de escutar os pedidos da alma. E tem medo de levar esses pedidos até Deus, porque acha que ele não tem tempo para preocupar-se com isto”.
“Somos seres humanos e desconhecemos a nossa grandeza, Senhor. Dai-nos a humildade de pedir o que precisamos, Senhor, porque nenhum desejo é vão e nenhum pedido é fútil. Cada qual sabe com o que alimentar a sua alma; dai-nos coragem de olhar nossos desejos como vindos da fonte de Tua eterna Sabedoria. Só aceitando nossos desejos é que podemos ter uma idéia de quem somos, Senhor. Amém”.
“Senhor, faz com que eu entenda que tudo que me acontece de bom na vida é porque eu mereço. Faz com que eu entenda que o que me move a buscar Tua verdade é a mesma força que moveu os santos, e que as dúvidas que eu tenho são as mesmas dúvidas que os santos tiveram, e que as fraquezas que sinto são as mesmas fraquezas que os santos sentiram. Faz com que eu seja humilde o suficiente para aceitar que não sou diferente dos outros, Senhor. Amém”.
“E no meio de vós eu estive como um fraco e tímido, cheio de grande temor; a minha palavra e a minha pregação não consistiram em discursos cheios de sabedoria, mas na demonstração do Espírito e da força divina - para que vossa fé não se fundasse em sabedoria humana, mas na força de Deus”.
“Julgar-se pior que os outros era um dos mais violentos atos de orgulho que ele conhecia - porque era usar a maneira mais destrutiva de ser diferente”.
“Se este caminho não me ensinar nada de novo a partir de agora, ao menos aprendi alo importante: é preciso correr riscos”.
“A Força do Bem sempre se espalha, como a Luz. Quando você emana as vibrações do Bem, beneficia toda a humanidade. Mas quando você concentra as forças do Mensageiro, está beneficiando - ou prejudicando - apenas você mesma”.
“Tampouco existe risco no Amor, e você vai aprender isto por si mesma. Há milhares de anos que as pessoas se buscam e se encontram”.
“O Dom é sua maneira de servir ao mundo”.
“Em qualquer lugar que você esteja, pode escutar o ruído do mundo. É um ruído que não pára nunca, que está presente nas montanhas, na cidade, nos céus e no fundo do mar. Este ruído - parecido com uma vibração - é a Alma do Mundo se transformando, caminhando para a luz”.
“Jesus disse: ‘O Reino dos Céus é semelhante a um homem que lançou a semente na terra: ele dorme e acorda, de noite e de dia, mas a semente germina e cresce sem que ele saiba como”.
“Somos responsáveis pelo Universo, porque nós somos o Universo”.
“São os diversos dons que mantêm a energia do trabalho sempre em movimento. Um depende do outro”.
“Nada terá a lógica com a qual estamos acostumados. Vamos compreender coisas apenas com o nosso coração, e isto pode assustar um pouco. A viagem vai parecer, durante muito tempo, uma noite escura. Toda busca é um ato de fé”.
“Só consigo entender as coisas simples depois que me envolvo com as complicadas”.
“Que a Virgem Maria nos lembre sempre que fomos nós, as mulheres, que ficamos junto com Jesus no momento em que os homens fugiram e negaram sua fé. Que fomos nós que choramos enquanto ele carregava a cruz, que ficamos aos seus pés na hora da morte, que fomos nós que visitamos o sepulcro vazio. Que não devemos ter culpa”.
“Tudo que contém nossa energia deve estar sempre em movimento”.
“O que está fora é mais difícil de mudar do que aquilo que está dentro”.
“Tanto o homem como a mulher são absolutamente vulneráveis à força do sexo, porque ali o prazer e o medo têm a mesma importância”.
“Quem lida com o sexo sabe que está diante de algo que só acontece em toda a sua intensidade quando se perde o controle. Quando estamos na cama com alguém, estamos dando permissão para que esta pessoa comungue não apenas com o nosso corpo, mas com toda a nossa personalidade. São as forças puras da vida que se comunicam, independente de nós - e, então, não podemos esconder quem somos. Não importa a imagem que tenhamos de nós mesmo. Não importa os disfarces, as respostas prontas, as saídas honrosas. No sexo, fica difícil enganar o outro - porque ali cada um se mostra como realmente é”.
“Nada adianta compreender o Universo inteiro quando se está só”.
“As pessoas solitárias perdem o sentido do tempo, as horas são longas e dos dias intermináveis”.
“O verdadeiro Amor permitia que cada um seguisse seu próprio caminho - sabendo que isto jamais afastava as Partes”.
“Eu semeei meus sonhos onde você está pisando agora; pise suavemente, porque você está pisando nos meus sonhos”. - W. B. Yeats
“Quando as dúvidas param de existir, é porque você parou em sua caminhada. Então vem Deus e desmonta tudo, porque é assim que Ele controla os seus eleitos; fazendo com que percorram sempre, por inteiro, o caminho que precisam percorrer. Ele nos obriga a andar quando paramos por qualquer razão - comodismo, preguiça, ou a falsa sensação de que já sabemos o necessário”.
“Tome cuidado com uma coisa: jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter segurança ou certeza de que está decidindo corretamente. Ninguém erra quando está agindo, se, ao tomar suas decisões, mantiver sempre em mente um velho provérbio alemão. (...) Se você não esquecer este provérbio, sempre pode transformar uma decisão errada numa decisão certa. E o provérbio é este: o diabo mora nos detalhes”.
“Faça sua parte e não se preocupe com os outros. Acredite que Deus também fala com eles, e que eles estão tão empenhados quanto você em descobrir o sentido desta vida”.
“Somos navegantes num mar que não conhecemos; que Ele conserve sempre nossa coragem em aceitar este mistério”.
“O objetivo central do grande Arquiteto do Universo é apenas Dele, e de ninguém mais”.
“Ter coragem de dar os passos que sempre desejamos é a única maneira de mostrar que confiamos em Deus”.
“Cada passo nosso, em todos os minutos da vida, tem um significado maior do que nós mesmos. Entendemos que, em algum lugar do tempo e do espaço existe um motivo para estarmos aqui, e isto basta”.
“Toda pergunta que pode ser concebida tem uma resposta”.
“O amor entre eles passou a ter a intensidade das coisas que se tornam eternas porque sabem que vão morrer”.
“Os homens são mestres de seu próprio destino. Sempre podem cometer os mesmos erros. Sempre podem fugir de tudo que desejam, e que a vida generosamente coloca diante deles. Ou então, podem entregar-se à Providência Divina, segurar na mão de Deus, e lutar por seus sonhos, aceitando que eles sempre chegam na hora certa”.
“Nenhum sentimento - como o amor, por exemplo - envelhece junto com o corpo. Os sentimentos fazem parte de um mundo que eu não conheço, mas é um mundo onde não existe tempo, nem espaço, nem fronteiras”.
“Quando você encontrar uma coisa importante na vida, não quer dizer que precise renunciar a todas as outras”.
“O amor estava acima de tudo, e o amor não tinha ódios - apenas equívocos. Talvez, em certa época, os homens tivessem resolvido ser os representantes de Deus - e cometeram seus erros”.
“Ser homem é ter dúvidas, e, mesmo assim, continuar em seu caminho”.
“Tenho medo da morte, mas não quero perder a vida. Tenho medo do amor, porque ele envolve coisas que estão além de nossa compreensão; sua luz é imensa, mas sua sombra me assusta”.
“Quem conhece a felicidade não consegue mais conviver sem revolta com a tristeza”.
“O primeiro caminho direto até Deus é a oração. O segundo caminho direto é a alegria”.
“Quando dois homens estão apaixonados pela mesma mulher, é preferível que se odeiem do que se tornem amigos. Porque, neste caso, terminaria perdendo ambos”.
“Cada ser humano tem, dentro de si, algo muito mais importante que ele mesmo: o seu Dom. Pois nas mãos de cada pessoa Deus colocou um Dom - o instrumento que Ele usava para manifestar-se ao ser humano como o Seu braço na Terra”.
“Eram os sentimentos humanos que construíam o jardim de Deus, e para isto era necessário que vivessem muito, em muitas épocas, em muitos costumes diferentes. Assim, como todo o resto do Universo, também o homem seguia seu caminho de evolução, e cada dia estava melhor que no dia anterior; mesmo que esquecesse as lições da véspera, mesmo que não aproveitasse aquilo que aprendeu, mesmo que reclamasse, dizendo que a vida era injusta”.
“Cada passo, cada ato de fé, resgatava de novo toda a raça humana. Enquanto houvesse pessoas sabendo que toda a sabedoria do homem era loucura diante de Deus, o mundo continuaria seu caminho de luz”. - San Juan de La Cruz
“A Mão de Deus sempre guia aquele que segue seu caminho com fé”.
“Só conhece o vinho bom quem provou o vinho amargo”.
“O amor era a única ponte entre o invisível e o visível que todas as pessoas conheciam. Era a única linguagem eficiente para traduzir as lições que o Universo todo dia ensinava aos seres humanos”.
“Não somos donos do sol, nem da tarde, nem das ondas, nem sequer da visão de Deus - porque não podemos possuir a nós mesmos”.
“As pessoas dão flores de presente porque nas flores está o verdadeiro sentido do Amor. Quem tentar possuir uma flor, verá a sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Porque ela combina com a tarde, com o pôr-do-sol, com o cheiro de terra molhada e com nuvens no horizonte”.
“Você nunca será minha, e por isso terei você para sempre. Você foi a esperança dos meus dias de solidão, a angústia dos meus momentos de dúvida, a certeza de meus instantes de fé. (...) Apenas por ter certeza de sua existência, é que continuei existindo”.
“Vou me lembrar sempre que o amor é a liberdade. Esta foi a lição que demorei tantos anos para aprender. Esta foi a lição que me exilou, e que agora me liberta”.
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário