A inesquecível Coleção Vagalume


E quem nunca leu um livro da Coleção Vagalume? Tenho certeza que a série de livros infanto-juvenis lançados na década de 70 fizeram parte da vida de muitas gerações e, mais que isso, mesmo sendo histórias simples, incentivaram muitas pessoas a amar a literatura.

"A coleção ao longo do tempo teve algumas alterações no seu formato, mas, são inesquecíveis suas capas clássicas nas quais as imagens de objetos ou pessoas ficam para fora do quadro. A série Vaga-lume nasceu na virada do ano de 1972 para 1973, com um objetivo: oferecer literatura de qualidade para o público juvenil e, assim, promover o gosto pela leitura, principalmente para aquelas crianças e jovens que buscam aventuras literárias. Quando o projeto surgiu os autores foram convidados a participar, e até mesmo autores conhecidos por obras de outros gêneros ou voltados a outros públicos foram chamados. Todos os originais passam até hoje por uma avaliação de qualidade, pois há a necessidade da narrativa estar de acordo com a proposta da série. Até 2013, a coleção tinha um total de 91 obras, divididas na série Vaga-lume, com 69 livros, e a Vaga-lume Jr., com 22. Dentre as obras do primeiro grupo, as mais vendidas são A Ilha Perdida, O Escaravelho do Diabo, Açúcar Amargo, Deu a Louca no Tempo e A Turma da Rua Quinze. Mesmo que já tenham se passado quatro décadas da primeira edição, pouco mudou, mantendo as principais características. A coletânea segue sendo uma das principais usadas em escolas, embalando gerações". 

Dentre os livros que eu li, me lembro de alguns, mas tenho certeza que li muitos outros. Porém, como não tinha o hábito de anotar, seguem aqueles que consegui recuperar da memória, sendo que todos são realmente uma lembrança de boa leitura:

A ilha perdida - Maria José Dupré
Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza.

A turma da rua quinze - Marçal Aquino
O desaparecimento de um amigo leva a turma da rua a investigar um casarão suspeito, onde vive um homem com uma grande cicatriz no rosto.

Açúcar amargo - Luiz Puntel
As dolorosas descobertas de Marta, que é expulsa com a família da terra em que trabalhava e conhece a dura vida de bóia-fria.

Dinheiro do céu - Marcos Rey
Os conflitos de Dani, que vive a experiência do primeiro amor, a busca do primeiro emprego e a expectativa de receber uma grande herança.

Éramos Seis - Maria José Dupré
A força e a união de uma família para vencer os conflitos e a pobreza, numa mensagem de coragem sempre atual.

Menino de asas - Homero Homem
Cansado de ser discriminado, o Menino de asas muda de cidade, certo de que vencerá a rejeição. Nesse percurso, descobre a amizade dos meninos de rua.

Meninos sem pátria - Luiz Puntel
No final dos anos 60, Marcão e sua família são obrigados a deixar o Brasil, para viver em outros países a árdua experiência do exílio.

O escaravelho do diabo - Lúcia Machado de Almeida
Vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem mortas. É a única pista que Alberto tem para chegar àquele estranho criminoso.

O feijão e o sonho - Orígenes Lessa
As dificuldades de relacionamento de um casal em que o marido deixa de atender às necessidades da casa para dedicar-se a projetos artísticos.

O mistério do cinco estrelas - Marcos Rey
Léo se vê envolvido em um assassinato ocorrido no hotel onde trabalha e, com a ajuda de Gino e Ângela, investiga o perigoso caso.

O rapto do garoto de ouro - Marcos Rey
Nesta aventura um astro de rock é seqüestrado e a única pista é uma agenda com nomes e endereços. Ao investigá-los, dois jovens detetives se envolvem com os mais bizarros moradores do bairro do Bexiga, na cidade de São Paulo. A solução do caso é surpreendente!

Os barcos de papel - José Maviael Monteiro
Quatro garotos descobrem uma caverna misteriosa. Intrigados, eles penetram em lugares cada vez mais estranhos e acabam se perdendo.

Os pequenos jangadeiros - Aristides Fraga Lima
Três jovens embarcam em uma viagem de jangada pelo São Francisco. O velho Quinquim, um experiente pescador, resolve acompanhá-los.
Mas o passeio se transforma em uma aventura quando o rio mostra seus perigos e sua força.

Pega ladrão - Luiz Galdino
Os conflitos de Zeca no seu primeiro emprego, numa agência de publicidade, em meio ao mal-estar provocado por roubos e desconfianças. 

Perigos no mar - Aristides Fraga Lima
Vítimas de um naufrágio, três irmãos vagam num pequeno bote, perdidos no litoral da Bahia. Conseguirão vencer os perigos do mar?

Sozinha no mundo - Marcos Rey
A mãe morreu. O tio Leonel sumiu. A única conhecida perdeu a memória. Pimpa, de 14 anos, acabou de chegar a São Paulo e está completamente só. Mas uma mulher parece estar muito interessada na garota. Por quê? É o que Pimpa pretende descobrir. Até lá, só lhe resta fugir da estranha mulher que a persegue. Mas para onde ir, quando se está sozinha no mundo?

Tonico - José Rezende Filho
Pobre e órfão de pai, Tonico sonha com uma vida independente e começa a trabalhar como engraxate, percorrendo as ruas com o amigo Carniça.

Zezinho, o dono da porquinha preta - Jair Vitória
O amor de Zezinho por sua porquinha é tão grande que, quando seu pai quer vendê-la, o menino faz de tudo para evitar a separação. 
Texto: site "Wikipédia" (adaptado) / Imagem: Google 

Nenhum comentário