Título original: O vendedor de sonhos: o chamado
Autor(a): Augusto Cury
Ano da edição: 2008
Editora: Academia de Inteligência
Gênero: Romance
Catalogação: Ficção Brasileira
Sinopse: Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Um desafio que nem a polícia nem um famoso psiquiatra tinham sido capazes de resolver. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história, sai proclamando aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram em um hospício global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos em uma sociedade que deixou de sonhar. Nada tão belo e tão estranho... Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou o mais louco dos seres? Um romance que nos fará chorar, rir e pensar muito.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Quando considero a brevidade da existência dentro do pequeno parêntese do tempo e reflito sobre tudo o que está além de mim e depois de mim, enxergo minha pequenez. Quando considero que um dia tombarei no silêncio de um túmulo, tragado pela vastidão da existência, compreendo minhas extensas limitações e, ao deparar com elas, deixo de ser deus e liberto-me para ser apenas ser humano. Saio da condição de centro do universo para ser apenas um andante nas trajetórias que desconheço...”
“O medo e a solidão são ladrões que furtam a emoção mais do que perigosos delinqüentes”.
“A dor nos cega e a frustração nos emburrece”.
“Felizes dos que dão risada das suas tolices, pois deles é a fonte do relaxamento”.
“O objetivo fundamental dos sonhos não é o sucesso, mas nos livrar do fantasma do conformismo”.
“Você poderá ter o melhor parceiro ao seu lado, mas será infeliz se não tiver um romance com a própria vida”.
“Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. Ninguém é digno dos sonhos se não usar suas derrotas para cultivá-los”.
“Só dorme bem quem aprende primeiramente a repousar dentro de si”.
“Os egoístas vivem no calabouço das suas angústias, mas os que atuam na dor dos outros aliviam a própria dor”.
“Não é a dor que nos muda, como há milhares de anos pensamos, mas a utilização inteligente dessa dor que fazemos ao longo da vida”.
“Não tema a difamação exterior. Tema seus próprios pensamentos, pois somente eles podem penetrar em sua essência e destruí-la”.
“Alguém pode rasgar-lhe a pele sem que você permita, mas jamais poderá invadir sua mente se você não permitir. Não se permita ser invadido. Somos o que somos”.
“Deus, você caminha nas reentrâncias do tempo, está infinitamente distante e infinitamente próximo, mas sei que seus olhos me espreitam. Permita-me captar seus sentimentos. Obrigado por mais um show nessa surpreendente existência”.
“O importante não é o mapa, mas a caminhada”.
“Os sonhos só poderiam ter durabilidade e penetrabilidade se fossem tecidos como linho fino nos lugares secretos do intelecto”.
“Não esperem contemplar flores onde as sementes não morreram”.
“A morte é perturbadora, mas a vida também o é. A primeira extingue o fôlego humano, a segunda pode asfixiá-lo”.
“A saudade nunca é resolvida, mas o desespero deve ser aquietado, pois não honra quem partiu”.
“Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar!”
“Sou um caminhante que outrora colocou Deus debaixo da planta dos pés, mas depois de atravessar um grande deserto descobriu que Ele é o artesão da existência”.
“Não há heróis. Todo gigante encontra obstáculos que o transformam em criança. Basta esperar”.
“Quando somos frágeis, aí é que nos tornamos fortes”.
“O risco do sucesso é a pessoa se tornar uma máquina de atividades, esquecer o sabor das diminutas coisas e abandonar aquilo que só os sonhos podem alcançar”.
“Deus democratizou o acesso aos melhores prazeres da existência. Ricos são os que procuram esse tesouro, miseráveis são os que pensavam possuí-lo”.
“O intervalo de tempo entre a juventude e a velhice é mais breve do que se imagina. Quem não tem prazer de penetrar no mundo dos idosos não é digno da sua juventude. Não se enganem, o ser humano morre não quando seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante”.
“A maior vingança contra um inimigo é perdoá-lo. Mate-o dentro de si”.
“Os fracos matam o corpo dos seus inimigos, os fortes matam o significado deles dentro de si. Os que matam o corpo são assassinos, os que matam o que eles representam são sábios”.
“Não dialogar com os outros é um ato tolerável, mas não dialogar consigo mesmo é um ato insuportável”.
“A vida se extingue rapidamente no parêntese do tempo. Vivê-la lenta e deslumbrantemente é o grande desafio dos mortais”.
“Para criar um deus, basta uma dose de carisma e de liderança num ambiente de estresse social. Cuidado, o sistema dá, mas tira, em especial, a nossa humanidade”.
“O poder nas mãos de um sábio o torna um aprendiz, nas mãos de um estulto o torna um ditador”.
“Os fracos usam as armas; os fortes, o diálogo”.
“O dinheiro em si não traz felicidade, mas a falta dele pode tirá-la drasticamente. O dinheiro não enlouquece, mas o amor por ele destrói a serenidade. A ausência do dinheiro nos torna pobres, mas o mau uso dele nos torna miseráveis”.
“Pacificar não ensinar é a matemática da soma, mas compreender a matemática da subtração. Quem não compreender essa matemática está apto a conviver com outros animais e com máquinas, mas não com seres humanos”.
“Viver bem se deve mais à arte de saber perder do que de saber ganhar. Esperar muito dos outros é um barco furado”.
“Dar a outra face não é sinônimo de fragilidade, mas de força. Não é sinônimo de estupidez, mas de lucidez. Dar a outra face é um símbolo da maturidade e força interior. Não se refere à face física, mas psíquica. Dar a outra face é procurar fazer o bem pra quem nos decepciona, é ter elegância para elogiar quem nos difama, altruísmo para ser gentil com quem nos aborrece. É sair silenciosamente e sem estardalhaço da linha de fogo dos que nos agridem. Dar a outra face previne homicídios, traumas, cicatrizes impagáveis. Os fracos se vingam, os fortes se protegem”.
“Se andarmos pelos caminhos que os outros já percorreram, chegaremos no máximo nos lugares que eles atingiram” - Alexander Graham Bell
“Os mais belos sonhos nascem no terreno da humildade e crescem no solo do inconformismo”.
“Quem não reconhece conflitos jamais será saudável, e quem não se deixa ensinar pelos conflitos dos outros jamais será um sábio”.
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal

Nenhum comentário