Título original: The art of racing in the rain
Autor (a): Garth Stein
Ano da edição: 2008
Editora: Ediouro
Gênero: Romance
Catalogação: Romance Norte-Americano
Sinopse: Enzo é um terrier que vive em Seattle com o dono, Denny Swift, um piloto de corridas. Amigos inseparáveis, Enzo acompanha toda a trajetória de vida de Denny, desde sua luta para se tornar um piloto profissional bem-sucedido até seu encontro com Eve, o enlace de ambos e o nascimento da filha do casal. Frustrado por não poder falar, uma vez que não é humano, Enzo costuma acompanhar todas as corridas de Fórmula 1 pela TV, bem como tudo o que se passa a sua volta, até o dia em que uma fatalidade muda definitivamente a vida de todos. Enzo é um cão com alma humana, que aprendeu tudo o que sabe assistindo aos programas de televisão e prestando atenção às palavras e ações de seu dono. É crítico, tem a postura típica de quem sabe o que quer e enxerga os problemas com muita clareza. E, além disso, tem uma missão essencial: ajudar Denny a superar as tragédias que assolaram sua vida. Como todo fiel escudeiro, Enzo é obstinado, mas não insensível ao mundo que o rodeia. Sofre com a dor dos humanos com os quais convive, e com a sua própria, decorrente de problemas de saúde que foram comprometendo sua integridade física. Apesar de tudo, guarda no íntimo um grande desejo: nascer humano em uma próxima encarnação. Se você sempre quis saber o que se passa na cabeça de seu cão, este romance comovente e inesquecível de Garth Stein oferece a resposta.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Seja intencionalmente seja pela ignorância, nossos sucessos ou fracassos eram trazidos por ninguém mais, ninguém menos que nós mesmos”.
“Viver cada dia como se tivesse sido roubado da morte, é assim que eu gostaria de viver”.
“Um cachorro é um observador elementar. Não tendo como pronunciar palavras, analisa tudo o que está à sua volta. Os sentidos de um cão são apuradíssimos. Seu foco é singular”.
“Com poder da sua mente, determinação, instinto e experiência, você pode voar muito alto”. - Ayrton Senna
“É tão difícil a gente se fazer entender porque são tantas as partes subjetivas. Existe a explicação e existe a interpretação, e elas dependem tanto uma da outra que as coisas ficam muito complicadas”.
“A lembrança é o tempo se dobrando sobre si mesmo. Lembrar é se desligar do presente”.
“Os corpos evoluem e as almas evoluem, e o Universo é um lugar fluido que junta os dois em um pacote maravilhoso chamado ser humano”.
“Admiro o sexo feminino. Artesãs de vidas. Deve ser incrível ter um corpo que pode carregar uma criatura inteira em seu interior”.
“Aquilo que você deseja já está à sua frente”.
“A eliminação do sintoma não faz outra coisa senão obrigar o verdadeiro problema a se expressar em um nível mais profundo, em algum outro momento”.
“O lado físico do nosso mundo só representa um limite se nossa determinação for fraca; um verdadeiro campeão pode realizar coisas que uma pessoa normal consideraria impossível”.
“No mundo automobilístico, eles dizem que seu carro vai para onde vão os seus olhos. O piloto que não consegue afastar seus olhos da parede quando roda sem controle acaba indo de encontro à parede; o piloto que continua olhando para a pista quando sente os pneus saírem do asfalto consegue recuperar o controle do carro. Seu carro vai para onde vão seus olhos. É apenas outra maneira de dizer que o que você deseja já está à sua frente”.
“As pessoas, se você prestar atenção nelas, mudam o rumo da conversa constantemente. É como ter um passageiro dentro do carro que de repente pela o volante e entra em um atalho”.
“O verdadeiro herói é imperfeito. O verdadeiro teste para um campeão não está na sua capacidade de triunfar, mas na de superar obstáculos – de preferência criados por ele mesmo – a fim de triunfar. Um herói sem defeitos não é interessante para o público ou para o universo, pois, afinal de contas, o conceito de herói se baseia no conflito e na oposição, no encontro e na força irresistível com o objeto irremovível”.
“Às vezes coisas ruins acontecem. Às vezes as coisas mudam, e nós também precisamos mudar”.
“Viver cada dia como se tivesse sido roubado da morte, é assim que eu gostaria de viver. Sentir a alegria de viver. Afastar as aflições, os temores, as angústias que enfrentamos todos os dias. Dizer ‘estou vivo’. ‘Sou maravilhoso”, ‘Eu sou’. Eu sou. Isso é algo que devemos aspirar”.
“Depois que todos ao redor aceitassem o diagnóstico, depois que o corroborassem e repetissem para ela de vez em quando, não haveria como detê-lo. O que é visível se torna inevitável”.
“Ela foi libertada de seu corpo, e, sendo libertada, continuou sua jornada em outro lugar, em algum canto do firmamento, onde as almas se reúnem e completam todos os sonhos e alegrias que os seres temporais mal podem conceber, todas as coisas que estão além da nossa compreensão, mas, mesmo assim, não estão além das nossas possibilidades se escolhermos obtê-las, e acreditarmos que realmente podemos”.
“Para correr é preciso disciplina e inteligência, não basta ter o pé mais pesado. Quem pilotar com inteligência vai sempre vencer no final”.
“As pessoas estão sempre preocupadas com o que vai acontecer em seguida. Têm dificuldade para ficar tranquilas, ocupar-se com o agora sem se preocupar com o futuro. As pessoas geralmente não estão satisfeitas com o que têm; estão sempre muito preocupadas com o que vão ter”.
“As mãos são as janelas para a alma do homem”.
“Nenhuma corrida jamais foi ganha na primeira curva. Mas muitas corridas foram perdidas aí”.
“É raro a pessoa que consegue suportar o peso de um diagnóstico terminal, recusar-se a aceitá-lo e escolher um caminho diferente”.
“Todos nós temos uma existência física que nos permite aprender a respeito de nós mesmos”.
“Uma criança tem conhecimento do seu passado espiritual, do próprio pedigree? Duvido. Entretanto, em algum lugar, uma criança se surpreende com a própria resistência, sua mente ágil, suas mãos habilidosas. Em algum lugar, uma criança realiza com facilidade o que normalmente exige grande esforço. E essa criança, inconsciente em relação ao seu passado, mas cujo coração ainda bate com a emoção das corridas, tem a alma esperta. E um novo campeão caminha entre nós”.
“Sucesso com o máximo de empenho em qualquer nível mais elitista requer egoísmo”.
“A maioria das pessoas se convence de que é necessário fazer concessões para alcançar determinados objetivos, que não é possível alcançar todos os objetivos e que, portanto, devemos eliminar os menos relevantes, priorizar nossos desejos e nos contentarmos com algo menos grandioso”.
“Novas possibilidades surgem para aqueles que estão preparados, para aqueles que estão prontos. Você precisa acreditar!”.
“Não há desonra em perder a corrida. Desonra é não correr por medo de perder”.
“Só porque a luz está verde, isso não quer dizer que você possa atravessar a rua sem olhar para os dois lados antes”.
“Um vencedor, um campeão, aceita o seu destino. Continua com as rodas na sujeira. Faz o melhor que pode para manter o traçado e voltar gradualmente para a pista em segurança. Sim, ele perde algumas posições na corrida. Sim, ele fica em desvantagem. Mas continua correndo. Continua vivo”.
“A verdade está dentro de cada um de nós; a verdade absoluta. Mas às vezes a verdade se esconde em uma sala de espelhos. Às vezes acreditamos que estamos vendo o que é verdadeiro, quando na verdade estamos vendo uma cópia, uma distorção. (...) Nós também precisamos quebrar os espelhos. Precisamos olhar para nós mesmos e arrancas as distorções até que essa coisa perfeita e verdadeira que sabemos existir em nossos corações fique diante de nós. Somente então haverá justiça”.
“A manhã surge lentamente no horizonte e espalha a sua luz pela terra. Minha vida parece tão longa e tão curta ao mesmo tempo. As pessoas falam de uma vontade de viver. Raramente falam de uma vontade de morrer. Porque as pessoas têm medo da morte. A morte é escura e desconhecida, e assustadora”.
“A velhice é uma coisa patética. É cheia de limitações e reduções. Ocorre com todos nós, eu sei; mas acho que isso não deveria ser necessário. Acho que acontece com aqueles que pedem. E, com nossa mentalidade atual, nosso tédio coletivo, é o que escolhemos fazer”.
“Minha alma aprendeu o que veio aprender, e todas as outras coisas são apenas coisas. Não podemos ter tudo o que queremos. Às vezes, nós simplesmente temos de acreditar”.
“Sei algumas coisas sobre correr na chuva. Sei que tem a ver com equilíbrio. Tem a ver com antevisão e paciência. Sei quais são as habilidades necessárias para que um piloto se dê bem na chuva. Mas correr na chuva também tem a ver com a mente! Tem a ver com o controle do próprio corpo. Acreditar que o carro é mera extensão do próprio corpo. Acreditar que a pista é uma extensão do carro, e a chuva é uma extensão da pista, e o céu é uma extensão da chuva. Acreditar que você não é você; você é tudo. E tudo é você”.
“Os pilotos são sempre chamados de egoístas e egocêntricos. Eu mesmo já chamei egoístas alguns pilotos de corrida. Para ser um campeão, você não deve ter ego algum. Você não deve existir como uma entidade à parte. Você deve se entregar para a corrida. Você não seria nada se não fossem a sua equipe, o seu carro, os seus sapatos, os seus pneus. Não confunda confiança e autoconsciência com egoísmo”.
“Depois que o cachorro morre, sua alma é libertada para o mundo que nos cerca. Sua alma é libertada para correr o mundo, correr pelos campos, aproveitar a terra, o vento, os rios, a chuva, o sol, o... Quando um cachorro morre, sua alma é libertada para correr até que esteja pronto
para renascer”.
Texto e Imagem: Google
📚 Biblioteca Pessoal
Nenhum comentário