O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos


Título original: O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos
Autor (a): Augusto Cury
Ano da edição: 2009
Editora: Academia de Inteligência
Gênero: Romance
Catalogação: Ficção Brasileira
Sinopse: O Mestre continua virando a sociedade de cabeça para baixo. Depois de sofrer perdas irreparáveis e ver seu mundo desmoronar, esse misterioso homem procura reconstruir sua vida vendendo sonhos. "O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos" mostra como a trajetória de cada ser humano é complexa, escrita com lágrimas e júbilo, tranquilidade e ansiedade, sanidade e loucura.
TRECHOS EXTRAÍDOS NA LEITURA DO LIVRO
“Felizes os que são transparentes, pois deles é o reino da saúde psíquica e da sabedoria. Infelizes os que escondem suas mazelas debaixo da cultura, dinheiro e prestígio social, pois deles é o reino da psiquiatria”.
“Uma existência sem sonhos é uma semente sem solo, uma planta sem nutrientes. Os sonhos não determinam que tipo de árvore você será, mas dão forças para você entender que há crescimento sem tempestades, períodos de dificuldades e incompreensão”.
“Uma sociedade que despreza a massa de humanos e promove celebridades é emocionalmente infantil e doente”.
“Um homem sem vírgulas é um homem sem história”.
“A existência é cíclica. Não há aplausos que durem para sempre nem vaias que sejam eternas”.
“O dinheiro compra um manual de regras para educar quem amamos, mas não compra um manual de vida”.
“Quando saímos do útero materno e penetramos no útero social, choramos! Quando saímos do útero social e penetramos no útero de um túmulo, outros choram por nós! Na saída e na entrada da vida, as lágrimas irrigam nossa história”.
“Cada ser humano tem seus motivos para desabar. A vida é cíclica. Não há gigantes nem heróis que durem para sempre. Cada ser humano tem seus motivos para chorar, uns com lágrimas úmidas, outros com lágrimas abrigadas dos olhares sociais”.
“As frustrações são um privilégio dos vivos e transcendê-las é privilégio dos sábios".
“Um grande líder, para não enfartar cedo, deve ter, entre muitas qualidades, duas em especial: bom humor e tolerância. Bom humor para não se estressar com sua própria estupidez e tolerância para não se estressar com a estupidez dos outros”.
“Uma sociedade que paga muitas vezes mais para quem julga do que para quem educa terá sempre dificuldade para formar grandes líderes”.
“As ideias são sementes, e o maior favor que se pode fazer a uma semente é enterrá-la”.
“Um homem sem amigos é uma terra sem umidade, uma manhã sem orvalho, um céu sem nuvens. Os amigos não são os que nos bajulam, mas os que desmistificam nosso heroísmo e revelam nossa fragilidade. Um intelectual sem amigos é um livro sem conteúdo”.
“Quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável com seu próprio ser”.
“Uma simples refeição com paz é melhor do que os mais finos pratos com angústia e raiva”.
“Cada anoitecer deve trazer seu próprio descanso e cada amanhecer, suas preocupações”.
“A humildade é o alicerce dos sábios, e o orgulho, a coluna dos débeis”.
“Onde só há conhecimento floresce a angústia. Pensamentos sem alegria são como uma existência sem flores”.
“Se o mundo estiver em guerra com você, a batalha poderá ser tolerável, mas, se você estiver em guerra consigo mesmo, será insuportável”.
“Um ser humano sem história é um livro sem letras”.
“Aprendi que em toda a nossa história devemos construir pontes de perdão, em especial para nos perdoar, caso contrário, não conseguimos sobreviver. Aprendi que nenhuma doença mental diminui a dignidade de um ser humano. Aprendi que excluir ou isolar alguém é assassiná-lo emocionalmente, é matá-lo sem interromper seus batimentos cardíacos, sem lhe extrair o sangue”.
“Eduquem as crianças que os presídios virarão museus”.
“Educar não é a arte de transmitir ideias, mas a arte de torná-las compreensíveis”.
“Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras”.
“Há momentos em que estamos sós, profundamente sós, no meio da multidão. Nesses momentos, não espere nem exija nada de ninguém. Só você não pode se abandonar”.
“Quem tem medo de reconhecer seus erros levará para o túmulo os fantasmas que assombram sua mente. Enfrentem seus fantasmas e terão alguma chance de domesticá-los”.
“Um crime é realizado em minutos, mas suas consequências podem durar uma história”.
“A aparência abre as portas, mas é a inteligência que define a jornada”.
“O homo sapiens que não é capaz de criticar sua sapiência não é digno de ser sapiens. Como poderia sobreviver sem rasgar minha mente diante de mim mesmo? Como poderia resgatar minha lucidez sem denunciar minhas insanidades? Como poderia dominar meus monstros psíquicos sem penetrar onde dormitam? Como poderia comprar vírgulas, sem reconhecer minha austeridade, rupturas e meus estúpidos pontos finais?”.
“Só os amigos traem, os inimigos frustram”.
“A vida é como uma peça teatral, é o show dos shows. Quando encerramos no teatro do tempo o último ato da existência no pequeno palco de um túmulo, o show não se interrompe, o espetáculo continua na platéia em lágrimas...”.
“Os grandes homens também choram, e quando desabam vertem lágrimas inconsoláveis...”.
Texto e Imagem: Google  
📚 Biblioteca Pessoal  

Nenhum comentário